Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Contas da Fundação Messi geram suspeitas em Espanha

Enquanto ONG, a Fundação estaria obrigada, por lei, a investir 70% das receitas em projetos sociais, algo que nunca aconteceu.

Contas da Fundação Messi geram suspeitas em Espanha

O jornal espanhol ABC levanta, esta quinta-feira, suspeitas a propósito das contas da Fundação Privada Leo Messi, que poderá também vir a ser investigada pelo fisco espanhol.

A fundação, criada com o intuito de ajudar crianças desfavorecidas, é liderada pelo avançado argentino, pelo seu pai – Jorge Messi – e pelo seu irmão – Rodrigo Messi – e, pese embora tenha sido constituída em 2007, apenas foi registada em 2013, quando surgirem as primeiras polémicas a propósito de uma alegada fuga ao fisco.

Enquanto Organização Não-Governamental (ONG) a Fundação estaria obrigada a investir, pelo menos, 70% das receitas em projetos sociais. No entanto, este pressuposto nunca foi cumprido.

Em 2014, a ONG registou receitas no valor de 1,4 milhões de euros em doações, mas apenas 352 mil euros – 23,2% - foram investidos em projetos sociais. Em contraponto, 439,4 mil euros – 31,4% - foram remetidos para gastos em serviços de assessoria.

Em 2015, semelhante cenário. Dos 1,5 milhões de euros recebidos, 891 mil – 59,4% - foram investidos na ajuda a crianças, ao passo que os “serviços exteriores” totalizaram 483 mil euros.

Destaque, ainda, para o facto do Barcelona ser a entidade que mais dinheiro doa à Fundação. Doou 2,15 milhões de euros em 2013, 1,4 milhões de euros em 2014 e 900 mil euros em 2015. Uma vez que o dinheiro se destina a fins sociais, não foi taxado de qualquer maneira.

A terminar, novo facto curioso: O escritório, sediado na Avenida Diagonal de Barcelona, soma 98 mil euros em gastos por ano. No entanto, dispõe de apenas uma funcionária, que custou, em ordenados, 18 627 euros por ano.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório