Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Bas Dost, o pilar que vai impedindo o desmoronamento do castelo de Jesus

Sporting já 'deve' dez pontos ao seu melhor marcador.

Bas Dost, o pilar que vai impedindo o desmoronamento do castelo de Jesus
Notícias ao Minuto

08:01 - 16/01/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Não podemos estar dependente do Bas Dost. Isso não é comum nas minhas equipas”, disse Jorge Jesus após a partida com o Feirense, em que o Sporting venceu por 2-1 graças, precisamente, a um ‘bis’ do holandês.

O técnico mostrou que o problema da sua equipa está identificado, mas, em Chaves, mostrou também que está longe de encontrar a solução, já que, se não fosse pelos dois golos do avançado, o negativo empate com a equipa flaviense ter-se-ia transformado numa horrível derrota.

Salvador na Liga e na Taça de Portugal

Esta tem sido, de resto, uma constante na equipa do Sporting. Os golos de Bas Dost ‘salvaram’ os leões de resultados piores, não só frente ao Chaves, como contra Feirense, Belenenses, Boavista e Estoril.

Feitas as contas, sem o holandês, o clube de Alvalade teria, por esta altura, menos dez pontos, o que significa que estaria em igualdade pontual com Chaves e Rio Ave na luta pelo sétimo lugar da I Liga. Aliás, todos os últimos seis golos leoninos na I Liga foram da autoria do ‘gigante’ de 1,96m.

Na Taça de Portugal, o cenário não é muito diferente. Na visita ao Bonfim, para os oitavos-de-final da prova rainha do futebol português, foi Bas Dost que marcou, aos 75 minutos, o golo da vitória.

No Bas Dost, no 'party'

Desde que se estreou de leão ao peito, a 10 de setembro, frente ao Moreirense, o artilheiro participou em 23 jogos. Marcou em 11 desses jogos, e, nos restantes 12, em que não fez o gosto ao pé, o Sporting venceu… dois, frente ao Vitória de Setúbal, para a 12.ª jornada da I Liga, e frente ao Vizela, para o segundo encontro do grupo A da Taça da Liga.

É justo dizer que os leões venceram os únicos três jogos em que Bas Dost não foi utilizado, mas também importa dizer que tal só sucedeu frente a Famalicão, Praiense (ambos para a Taça de Portugal) e Arouca (primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga).

A importância de Bas Dost traduz-se, aliás, pelos minutos que lhe são concedidos por Jorge Jesus: 1 805. Apesar de ter chegado mais tarde a Alvalade, só William Carvalho, Sebastián Coates, Gelson, Rui Patrício e Rúben Semedo têm mais minutos nas pernas.

A fartura de um é a crise dos outros

Se faltam provas para a preponderância do número 28 neste Sporting, basta compará-lo com a produtividade dos seus colegas. Bas Dost leva 15 golos na sua primeira temporada de leão ao peito.

Nas últimas quatro épocas, em que representou o Wolfsburgo, só por uma vez conseguiu fazer melhor: em 2014/15, quando somou 20 tentos em 36 jogos.

O holandês é o melhor marcador leonino em 2016/17. Aquele que mais se aproxima dele é Bruno César, com… quatro golos. André, contratado para lutar por uma vaga no ataque, soma três golos, ao passo que Luc Castaignos ainda nem se estreou a marcar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório