"Bola ao ar" com 41 "histórias mais polémicas do futebol português"

Em 288 páginas, 41 histórias que abalaram o futebol português.

Notícia

© Global Imagens 

Lusa
06/12/2016 09:45 ‧ 06/12/2016 por Lusa

Desporto

Livros

O 'resgate' de Paulo Futre, em 1984, para o FC Porto, o "golo invisível" de um apanha-bolas ou a "vitória da improbabilidade" de Portugal no Euro2016 são três histórias 'marginais' do futebol português contadas no "Bola ao ar".

Depois dos almanaques de Benfica, FC Porto, Sporting e seleção portuguesa, dos momentos figuras e glórias de A a Z, no "Dicionário Sentimental de Futebol", de "366 histórias do Futebol" ou do trajeto improvável do Belenenses até ao título de 1945/46, Rui Miguel Tovar partilha agora em livro as 41 "histórias mais improváveis do futebol português".

A partir de hoje, amantes e curiosos do 'desporto rei' podem entrar nos 'bastidores' de histórias, paralelas e intrínsecas, que deixaram 'marcas de água' no futebol nacional e que preencheram noticiários e páginas de jornais.

"Sim, é um cambalacho sair da zona de conforto das histórias bonitas com estatísticas e coincidências numéricas para isto. Sim, é um cambalacho escrever sobre isto. Sim, é um cambalacho esbarrar nisto. O isto são esquemas do arco-da-velha e o nisto é uma série de factos inenarráveis", conta Rui Miguel Tovar na introdução.

Ao mesmo ritmo, o jornalista destaca episódios como a agressão de Sá Pinto ao selecionador Artur Jorge, quando o ex-jogador do Sporting se deslocou ao Jamor para "trocar ideias" com o técnico, ou a "situação embaraçosa" de um golo marcado por um apanha-bolas "no meio do nevoeiro durante o FC Porto-Sporting em 1976".

"O picante é transversal a qualquer época, desde os anos 1930 até hoje, e está intimamente ligado ao futebol. Para dar um toque de magia a uma história feita de factos indesmentíveis e monocórdicos como árbitro, estádio, equipa da casa, equipa visitante, resultado e marcadores", explica.

Em 288 páginas, 41 histórias que abalaram o futebol português, como o "carimbo mais fraudulento da história": o polémico 'caso N'Dinga'.

Um jogador zairense que terá sido inscrito de forma irregular pelo Vitória de Guimarães na época 1987/88 e que se tornou público quase 10 anos depois, graças a uma conversa 'privada' com jornalistas com o então treinador do FC Porto, António Oliveira, que fez manchete num diário desportivo.

E como não quis preencher o livro só com polémicas, Rui Miguel Tovar acrescentou o epílogo com a "vitória sobre a improbabilidade" de Portugal no último Europeu, com um triunfo por 1-0 contra a anfitriã França, graças a um golo solitário, no prolongamento, do 'mal-amado' Éder.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Namorada de Rúben Dias, Maya Jama, mostra troféus do futebolista

Rúben Dias

Namorada de Rúben Dias, Maya Jama, mostra troféus do futebolista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting13
2AVS00
3Alverca00
4Arouca00
5Benfica00
6C.D. Nacional00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Tondela00
17Vitória SC00
18Casa Pia10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hamilton garante que "ainda adora correr" após dizer sentir-se "inútil"

Fórmula 1

Hamilton garante que "ainda adora correr" após dizer sentir-se "inútil"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas