Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

[3-3] Águia de duas caras deixa escapar vitória no inferno de Istambul

Benfica viajou esta quarta-feira até Istambul, onde enfrentou o Besiktas. Encarnados dominaram a primeira parte do encontro, tendo estado a vencer por 3-0, mas desceram ao inferno no segundo tempo.

Notícias ao Minuto

19:36 - 23/11/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto 5.ª Jornada

Crónica: Foi um Benfica de missão estudada, mas de duas caras o que se apresentou esta quarta-feira em Istambul. As águias tiveram uma primeira parte de luxo, chegando a estar a vencer por 3-0, mas no segundo tempo provaram do seu próprio veneno e sofreram igual número de tentos.

Com este resultado, os encarnados continuam a não ter carimbado o apuramento para os oitavos de final, tendo agora de esperar pela receção ao Nápoles para definir o seu futuro europeu.

Mas vamos ao filme do jogo.

Com um desenho tático que dava poucos espaços aos adversários e com uma frente de ataque muito móvel e que surpreendeu a equipa contrária, o Benfica teve uma grande primeira parte.

Eliseu ameaçou logo aos dois minutos, com os turcos, instantes depois, a verem um golo anulado a Aboubakar. Corridos alguns instantes, Gonçalo Guedes, num bela desmarcação, contornou o guardião adversário para o primeiro do encontro, redimindo-se da oportunidade falhada na Luz.

Depois, a partir daí, com os turcos a procurarem o prejuízo, foram as águias quem subiu de rendimento. Fejsa foi uma autêntica parede. Incontornável, inteligente, o sérvio, que regressou à competição após lesão, foi um dos pilares que sustentou o jogo encarnado no primeiro tempo.

O golo pareceu sempre próximo, mas a eficácia encarnada foi arma soberana no encontro. Nélson Semedo, porém, quis dar nas vistas… e deu.

O lateral, na frente de ataque, com um lance espetacular, envolveu-se no ataque e, à entrada da área, de pé esquerdo, disparou um míssil que só parou no fundo da baliza da equipa de Quaresma.

Depois, ainda nos primeiros 45 minutos, Fejsa, ele que se evidencia normalmente pelas suas ações defensivas, marcou. Com três bolas enviadas ao poste na mesma jogada, o médio teve a pontaria necessária (e que faltou aos colegas) para encontrar o caminho do golo.

O fim do primeiro tempo chegou e os turcos davam poucas mostras de conseguir inverter a marcha do marcador. Perdidos em campo, insistindo nos lançamentos longos para Aboubakar, quase sempre infrutíferos, a equipa de Istambul foi uma sombra de si mesma. Senol Gunes pareceu surpreendido pela tática de Vitória e no segundo tempo a toada parecia ser para manter… mas não foi bem assim.

A vencer por 3-0 praticamente até ao minuto 60, os pupilos de Vitória pareciam ter a partida controlada. O adversário tinha dificuldades em encontrar espaço atacantes, mas um golo, soberbo, diga-se, de Tosun, acabou por relançar a partida.

A partir daí, a águia retraiu-se. Mitroglou ainda teve oportunidade de fazer o 4-1, mas não marcando acabou por dar espaço à ‘remontada’.

Pressionando mais, encontrando caminhos diferentes, a equipa turca foi procurando a baliza como um predador que sobrevoa a sua presa. A equipa da Luz retraiu-se e foi penalizada.

Uma mão (proibida) de Lindelof deu espaço a Quaresma para marcar da marca de 11 metros. O luso não teve contemplações e rematou sem hipóteses. Quaresma que viria novamente a estar ligado ao terceiro tento dos turcos. Centrando de letra, o internacional português abriu caminho para Aboubakar, ex-FC Porto, tramar definitivamente as águias.

Com este resultado, os encarnados estão na liderança do grupo, com oito pontos, mais um que Besiktas e Nápoles (menos um jogo), sendo que o derradeiro se disputa na Luz, precisamente frente à formação italiana.

Por fim, de referir que este foi um jogo quase bipolar. Na primeira parte as águias deram um ‘show de bola’ e eficácia. No segundo tempo, os turcos fizeram o impossível, frente a um Benfica que foi sombra do primeiro tempo.

Agora, as contas fazem-se para semana.

Momento do jogo: 90 minutos. O golo de Aboubakar fez cair a formação da Luz numa espécie de abismo. Depois de estar a vencer por 3-0, no primeiro tempo, poucos seriam os que acreditariam numa igualdade no final dos 90 minutos. O camaronês, ex-FC Porto, sentenciou uma partida onde os lusos foram do céu ao inferno._________________________

Besiktas: Fabri; Gonul, Marcelo, Tosic e Beck; Hutchinson e Arslan; Quaresma, Ozyakup e Adriano; Aboubakar.

Benfica: Ederson; Nélson Semedo, Lindelöf, Luisão e Eliseu; Salvio, Fejsa, Pizzi e Cervi; Gonçalo Guedes e Mitroglou.

Antevisão: Depois de ontem Sporting e FC Porto terem entrado em ação na Champions, respetivamente, frente a Real Madrid e Copenhaga, com os dois clubes a terem sortes diferentes, é esta quarta-feira a vez de o Benfica entrar em ação.

A precisar de vencer para carimbar no imediato o apuramento para os oitavos de final, Rui Vitória recebeu dois reforços de peso. Ederson está de regresso, bem como Fejsa, que deverá voltar a ter espaço na equipa.

O técnico dos encarnados, no lançamento do encontro, lembrou que a sua equipa tem a lição bem estudada, dando a entender que nem o ambiente em redor do relvado será capaz de assustar a sua formação.

“Estamos na máxima força a que escolhemos a equipa que mais garantias nos dá para este jogo. Temos a noção do que está em causa”, afirmou o técnico.

No encontro em Lisboa, Talisca foi carrasco das águias ao apontar, já nos descontos, o golo que valeu um ponto aos turcos.

Na partida não será apenas o brasileiro a fazer diferença. Ricardo Quaresma, como já referiu anteriormente, tem gosto particular por jogar contra as águias e será certamente um dos homens a que Vitória vai dedicar especial atenção.

Do outro lado, destaque para o facto de Salvio, Gonçalo Guedes e Mitroglou estarem todos a viver um bom momento de forma, sendo possível que Senol Gunes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório