Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Académica autorizada a contrair empréstimo de um milhão de euros

Os sócios da Académica autorizaram hoje a direção do clube a contrair um empréstimo de um milhão de euros para capitalizar a Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ), que se encontra em falência técnica.

Académica autorizada a contrair empréstimo de um milhão de euros
Notícias ao Minuto

23:58 - 23/09/16 por Lusa

Desporto Decisão

A proposta da direção liderada por Paulo Almeida, que em junho sucedeu a José Eduardo Simões, foi aprovada com 78 votos a favor, 32 abstenções e cinco votos contra, na assembleia-geral realizada hoje à noite.

O dinheiro destina-se a "pagar um empréstimo anterior de 260 mil euros, impostos e a capitalizar a SDUQ, que está em falência técnica e apresenta uma autonomia financeira 78% negativa", explicou o dirigente.

A proposta aprovada pelos sócios prevê a contratação de um crédito de um milhão de euros a pagar em 12 anos, mediante a passagem da propriedade da Academia Briosa XXI para a entidade bancária e o pagamento de uma renda mensal de 8.000 euros.

"Era mais oneroso recorrer a outras formas de crédito face à falência técnica da SDUQ", salientou o presidente academista depois de confrontado pelos sócios, referindo que o clube "não tem outras formas de financiamento".

Na assembleia-geral de hoje à noite, Paulo Almeida revelou que o clube apresenta um passivo de 10 milhões de euros, metade do qual resultante da gestão dos últimos três anos.

O líder da 'briosa' explicou ainda que a atual direção conseguiu reduzir os encargos financeiros do plantel de 2,038 para 1,570 milhões de euros, através de rescisões e negociações.

"Os contratos com os oito jogadores mais caros do plantel, que foram inseridos no despedimento coletivo, apresentavam encargos de 1,6 milhões de euros e com as negociações conseguimos reduzir o valor para 440 mil euros", sublinhou o presidente da Académica, frisando que apenas um atleta (Ivanildo) não aceitou negociar e foi despedido.

O advogado Paulo Almeida revelou ainda que a atual direção se viu confrontada no início do mandato com a necessidade de liquidar 845 mil euros de despesas, entre elas os salários dos jogadores, para poder inscrever a equipa na II Liga de futebol profissional.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório