Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"O Sporting tem uma grande equipa, mas no futebol são onze contra onze"

Guilherme, avançado do Légia, anteviu, em entrevista ao Desporto ao Minuto, o encontro com o Sporting.

"O Sporting tem uma grande equipa, mas no futebol são onze contra onze"
Notícias ao Minuto

08:30 - 27/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Guilherme

O Sporting disputa, esta terça-feira, a segunda jornada do grupo F da Liga dos Campeões, recebendo em casa o Légia de Varsóvia, considerado por muitos como a equipa mais acessível do conjunto.

No emblema polaco joga Guilherme, avançado brasileiro de 25 anos formado nas escolas do Sporting de Braga, que, em conversa com o Desporto ao Minuto, destacou aquelas que considera ser as principais armas de ambos os clubes.

“O Légia vive um momento de grande euforia”

Foi um sorteio complicado para o Légia?

Sem dúvida. É um grupo muito forte, mas quando se joga esta prova sabemos que não há facilidades. Além disso, depois de 21 anos de fora da Liga dos Campeões, defrontar estas equipas servirá para chamar atenção para a nossa equipa. Vai ser interessante.

Qual é o objetivo do clube para esta fase?

Vamos pensar jogo a jogo, mas, se conseguíssemos uma passagem à Liga Europa, seria muito bom. Sabemos da qualidade de Real Madrid, Borussia Dortmund e Sporting, mas vamos trabalhar para lhes dificultar a vida.

Real Madrid e Borussia Dortmund são os favoritos a passar aos oitavos-de-final. Sporting e Légia podem intrometer-se na luta?

O Sporting e o Légia têm qualidade para dar resposta. Tivemos muitos exemplos disso no Campeonato Europeu. A Islândia ou a Hungria, que são equipas que, teoricamente, ninguém dava nada por elas, acabaram por surpreender. Temos de pegar nesses bons exemplos e dar o nosso melhor. Claro que sabemos da qualidade dos adversários, mas temos temos de mostrar o nosso valor. Acredito que todas as equipas que estão na Champions têm qualidade para estar lá.

O facto de se olhar para o Légia como a equipa mais fraca do grupo pode ser usado a vosso favor?

Claro, temos de pegar nisso como uma forma de motivação e encarar esse desafio como o desafio das nossas vidas. Não é todos os anos que apanhamos adversários como estes, por isso temos de entrar fortes e focados para dar o nosso melhor.

Como é que o clube está a viver este momento depois de tanto tempo longe da fase de grupos?

Está a viver um momento de euforia, de muita felicidade. São muitos anos fora da Champions e poder entrar e jogar contra Real Madrid, Sporting e Dortmund deixa-nos a todos muito felizes e ansiosos para a competição.

O ponto alto vai ser a deslocação ao Santiago Bernabéu?

Sem dúvida. Todas as equipas sonham jogar contra o Real Madrid. É um clube 11 vezes campeão da Champions, é o atual campeão, tem toda uma história. O próprio Santiago Bernabéu tem aquela magia por aquilo que representa para o cenário mundial. Vai ser um marco para nós, enquanto jogadores, e para o Légia, enquanto clube. Todos vão sentir bastante esse jogo.

“Com todo o respeito pelo Sporting...”

O Guilherme já jogou contra o Sporting três vezes, pelo Gil Vicente, e venceu uma. É possível repetir o feito?

Com todo o respeito pelo Sporting, que tem um grande treinador e excelentes jogadores, no futebol são 11 contra 11. Dentro do campo temos de procurar fazer o nosso melhor e mostrar a nossa qualidade.

Apesar de estar fora, continua a seguir o futebol português?

Sim, claro. Passei muitos anos em Portugal. É um país que faz parte da minha vida. Sigo as equipas portuguesas e deixei aí muitos amigos.

Como tem visto o início de época do Sporting?

Já desde a época passada que são uma surpresa. Jorge Jesus chegou à equipa e mudou logo a forma de pensar dos jogadores. A própria equipa evoluiu bastante, brigou até à última jornada com o Benfica pelo título. Este ano o Sporting cresceu e, com certeza, vai continuar a lutar pelo título. Já tinha uma base forte do ano passado, mas contratou bons jogadores. Juntam jogadores formados no clube com jogadores de muita qualidade e começaram bem a época, ganharam o clássico contra o FC Porto. Têm qualidade para fazer uma excelente época.

“Jogando bem, vamos conseguir surpreender”

A principal arma do Sporting é o treinador?

Não, as principais armas são os jogadores, que são eles que jogam. Mas temos de destacar a qualidade do mister Jesus, que foi vitorioso por onde passou.

O Légia já sabe quais os jogadores do Sporting com que terá de ter mais cuidado?

Sim, contrataram Markovic, Bas Dost, que são jogadores que têm um certo nome. Além disso, têm excelentes jogadores como o Adrien, o William Carvalho, o Gelson, que fez um belo clássico contra o FC Porto e é um excelente jovem… Também têm uma defesa sólida, com jogadores de seleção que podem fazer a diferença num lance. Temos de ter atenção a todos eles.

E quais os pontos fortes que destaca no Légia?

No ano passado a nossa equipa foi campeã e ganhou a Taça. É uma equipa com muito valor, com muitos jogadores de seleção polaca, que fez um excelente Euro. Temos um grande ponta-de-lança [Nemanja Nikolic], que marcou mais de 30 golos a época passada. Temos uma equipa unida, aguerrida sem bola, com muita qualidade e transições fortes. Acredito que, jogando bem, vamos conseguir surpreender.

Os adeptos também serão importantes?

Sim, sem dúvida. Podem ter a certeza que, seja em Lisboa, seja cá, vão estar sempre presentes. São fanáticos e fazem uma festa linda. Não tenho dúvidas que vão ser um importante incentivo para desempenharmos um bom futebol.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório