Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Benfica: Conseguirá Vitória conduzir o 'Ferrari' ao histórico 36?

O Benfica entrou com o pé direito no campeonato, tal como os seus rivais diretos. Conseguirão os ‘encarnados’ fazer história este ano? Fique com a análise do Desporto ao Minuto.

Notícias ao Minuto

10:33 - 20/08/16 por Ruben Valente

Desporto Análise

A fervorosa luta por um lugar na história

Foi com um legado bastante pesado que Rui Vitória chegou ao comando técnico do Benfica. Na temporada passada o início de época esteve longe de ser fácil e os ‘encarnados’ chegaram a estar a oito pontos da liderança.

O antigo treinador do Benfica, que agora está ao serviço do rival da Segunda Circular, Jorge Jesus, espicaçou Vitória e disse que nem todos tinham 'mãozinhas' para conduzir um Ferrari, numa clara alusão às capacidades do técnico que chegou do Vitória de Guimarães.

Contudo, o novo técnico do emblema da Luz fez o que achou mais correto: Pegou nos alicerces montados pelo seu antecessor e resolveu dar-lhe o seu toque. Resultado? O 'Ferrari meteu uma abaixo, conquistou 88 pontos e o tricampeonato para o Benfica.

Mas esta temporada o contexto é bem diferente. A história pode ser alcançada com o triunfo da Liga, que tornará o Sport Lisboa e Benfica no tetracampeão, um feito que nunca foi conseguido na Luz. Rui Vitória está ciente desse mesmo facto, mas as suas ideias, apesar de já ter conquistado o campeonato, continuam idênticas. Ganhar jogo a jogo e dar o máximo até ao último minuto da derradeira jornada.

Os dados já foram lançados e o Benfica começou da melhor maneira com uma vitória na Supertaça diante do Sp. Braga (3-0). No campeonato, os ‘encarnados’ também entraram com o pé direito, depois de um triunfo sobre o Tondela (2-0).

Relativamente à época transata, as ‘águias’ apresentam algumas diferenças no seu onze ideal.

O que mudou neste Benfica versão 2016/17

Nico Gaitán e Renato Sanches são dois importantes nomes que já não estão à disposição de Rui Vitória, que refere, no entanto, que não pretende arranjar substitutos para estes dois futebolistas.

O que o técnico ‘encarnado’ pede é que os jogadores que assumam as posições deixadas vagas pelas estrelas da companhia, assimilem as suas ideias e joguem como sabem.

Para já, na linha da frente para estes lugares estão dois jovens: Franco Cervi e André Horta. Dois atletas que prometem dar que falar durante este ano…à semelhança do jovem 'bulo', agora no Bayern Munique.

No entanto, estes dois 'miúdos' não foram os únicos reforços pedidos por Rui Vitória. Danilo, ex-Sp. Braga (atuou no Valência no ano passado), André Carrillo, antigo jogador do Sporting, e Zivkovic, proveniente do Partizan de Belgrado, serão, com certeza, 'armas' que o técnico do Benfica irá aproveitar ao longo da época.

Por fim, é ainda necessário falar de Rafa Silva. Ainda sem oficialização, mas dado como certo no clube, o jovem internacional português, contratado ao Sp. Braga, chega à Luz com ótimas referências e lutará certamente por um lugar no onze inicial das 'águias'.

Quanto às saídas, além de Gaitán e Sanches, como já foi acima mencionado, até dia 1 de setembro, Vitória vai ter de lidar com a especulação. Talisca deverá ser a maior certeza, no que diz respeito ao seu abandono da Luz. O brasileiro, ao que tudo indica, vai representar o Besiktas esta temporada. Contudo, jogadores preponderantes como Luisão, Salvio ou até mesmo Lindelof podem dizer adeus ao plantel 'encarnado'.

Em termos táticos, não existem grandes novidades em relação à temporada passada. Mesmo com algumas saídas, o 4x4x2 mantém-se e será com as mesmas dinâmicas que o Benfica irá atacar o seu 36º título da sua história.

Confira, através de imagens, o plantel 'encarnado' que vai tentar a conquista do 36.º campeonato da história do Benfica.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório