Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Guerra entre Benfica e Sporting? "Haja sal e pimenta quanto baste"

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o antigo treinador do Benfica, Toni, fez um balanço da época 2015/16.

Guerra entre Benfica e Sporting? "Haja sal e pimenta quanto baste"
Notícias ao Minuto

09:30 - 26/06/16 por Ruben Valente

Desporto Toni

Começou mal mas acabou bem. O Benfica acabou por se sagrar tricampeão mas, no início da época, muitos foram os que duvidaram deste cenário. Toni, ex-treinador dos ‘encarnados’ admitiu estar dentro desse lote.

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o técnico também comentou as picardias com o Sporting e pronunciou-se sobre os responsáveis pela conquista do título.

Depois de uma pré-época para esquecer e de um início de época bastante tremido, alguma vez pensou que o Benfica conquistar o tricampeonato fosse o desfecho desta época?

A pré-época não foi preparada da melhor maneira e isso teve reflexos logo no início da temporada. Isso colocou o Benfica numa fase delicada, mas a equipa teve a capacidade de reagir. A partir daí foi um percurso quase imaculado. Como já disse publicamente, eu pertencia ao grupo dos céticos… Mas quem está lá dentro, tem outra perspetiva. No entanto, a equipa aos poucos fez os adeptos acreditar que seria possível.

Como treinador, acha que Rui Vitória foi o principal obreiro na conquista do título?

Os treinadores sabem sempre o que lhes toca no final de uma época, quer ganhem, quer percam. O Rui Vitória sabe a importância que teve, mas também não há vitórias individuais. Na hora da derrota, nós sabemos quem é o pai [o treinador], e na hora da vitória, o treinador tem sempre mais gente para distribuir os louros. Neste caso, o Rui Vitória tem o presidente, tem os jogadores e tem a organização do clube, que também tiveram muito mérito nesta conquista.

Jorge Jesus referiu que o Sporting era a melhor equipa do campeonato. Concorda com esta afirmação?

O Sporting era uma equipa que vinha a consolidar princípios de jogo desde o tempo do Leonardo Jardim e do Marco Silva e, Jorge jesus, com o seu trabalho e contratações cirúrgicas que trouxe, tornou o Sporting numa equipa mais constante em termos exibicionais. Mas o facto de ter sido mais constante ao longo da época, não tira mérito ao Benfica. O campeonato é muito longo neste tipo de competição não se contabilizam as exibições, contabilizam-se os pontos.

Esta temporada foi muito jogada também fora das quatro linhas. Muitas picardias, muitas acusações… acha que na próxima temporada, este tipo de situações vão abrandar?

Se vai abrandar, não sei… mas isto também faz parte do fenómeno que é o futebol. Em jeito de analogia, espero apenas que tenha o sal e a pimenta quanto baste, porque tudo o que passa esse ‘quanto baste’, acaba por estragar a comida. Mas hoje, o futebol não tem nada a ver com o futebol de outras décadas. Mas espero que não ajudem a matar o futebol com guerrilhas que são travadas entre todos.

Ainda sobre picardias, o que achou da postura de Rui Vitória ao longo da época?

O Rui Vitória entrou em cena quando tinha de entrar. A postura que teve reuniu muito mais o consenso das pessoas e soube estar mais dentro desta ‘guerrilha’. Deu as respostas, quando teve de dar, porque claro, ’quem não sente também não é filho de boa gente’.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório