Powered bySolverde
Disclaimer

[3-3] Portugal cumpre sina, empata e ainda tem estatuto por provar

Com três empates, este último a três bolas, Portugal segue em frente para os oitavos de final do Euro, mas o estatuto de candidato ao título final está ainda por provar. Equipa das quinas esteve sempre a perder e foram dois golos de Ronaldo e um de Nani a fazerem o resultado final.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Sérgio Abrantes e Carlos Pereira Fernandes
22/06/2016 18:33 ‧ 22/06/2016 por Sérgio Abrantes e Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Direto

Crónica: Depois de uma fase de grupos em que conseguiu apurar-se sem recorrer à calculadora, Portugal voltou esta quarta-feira a passar por momentos difíceis. A precisar de empatar ou de vencer, para seguir em frente para os oitavos, a formação lusa teve de correr três vezes atrás do resultado. Agora, segue-se a Croácia nos oitavos, mas, antes, vamos ao filme do jogo desta tarde, que é em grande medida um retrato fidedigno do que se passou durante todos os jogos do Grupo F.

A precisar de vencer para ficar em primeiro ou de empatar para passar. Foi assim que esta quarta-feira Portugal entrou em campo, em Lyon, frente à Hungria. Porém, se o domínio português nos minutos iniciais, foi notório, foram os húngaros os primeiros a inaugurar o marcador, a assustar e a fazer lembrar o Mundial de 2014. Gera, aos 20 minutos, com um pontapé de fora da área, gelou os corações português.

A partir daí, foi preciso esperar outros 22 minutos para voltar a ver um golo. Nani a fazer de Ronaldo, Ronaldo a fazer de Nani, e estava igualado o marcador pelo jogador do Fenerbahçe que com um pontapé bomba bateu Kiraly. O golo do português chegou no tempo certo, pois aso a equipa das quinas tivesse ido para o balneário a perder, o nervoso poder-se-ia ter instalado nos jogadores. Mas isso não aconteceu.

Porém, o segundo tempo - com 45 minutos de loucos que poucos seriam capazes de prever - começou da pior maneira. De livre, aos 47 minutos, Dzsudzsák, com alguma sorte, diga-se, porque a bola bateu no braço de André Gomes e traiu Rui Patrício, bateu o guardião luso. 2-1 no marcador e novamente o engenheiro a ter de fazer contas no banco.

Com a entrada no segundo tempo a ser aziaga, Cristiano Ronaldo deu os primeiros ares de glória no Euro. Após cruzamento na direita, o português, de calcanhar, depois de tantos lances desperdiçados, em dia repleto de polémica, voltou a mostrar em campo os motivos que fazem dele um dos melhores do mundo.

Contudo, bastaram cinco minutos para que os corações lusos voltam-se a comprimir-se perante o atrevimento magiar. Dzsudzsák, novamente após livre, com uma verdadeira bomba, voltou a bater Rui Patrício.

Sem nunca baixar as armas, a formação portuguesa voltou a correr atrás do prejuízo. Cristiano Ronaldo, desta feita de cabeça, voltou a devolver a igualdade ao marcador, dando o melhor seguimento a um cruzamento do recém-entrado Quaresma. Essa igualdade foi a que se manteve até ao apito final.

Porém, se o resultado se voltou a repetir, desta feita com mais golos do que antes, a verdade é que o estatuto português continua por cumprir. A formação das quinas, em desenho de Fernando Santos, apontou as armas ao título final, mas a ausência de um ponta-de-lança parece estar a prejudicar mais do que a ajudar.

Com um jogo previsível em alguns momentos, com falta de soluções em outros, e com Ronaldo distante da baliza e a ter de assumir ainda mais responsabilidades, Fernando Santos parece ainda não ter conseguido encontrar a fórmula para o sucesso.

Num grupo que era apelidado como ‘o mais fácil do Euro’, Portugal não conseguiu qualquer triunfo. Áustria, Hungria e Islândia, para lá da diferença de sílabas, parecem ser nomes difíceis de comparar a Inglaterra, Alemanha, França ou Espanha, pelo que fica latente a necessidade de mudar algo, se se quiser (também) algo mais.

Homem do jogo: Cristiano Ronaldo, com dois golos e uma assistência tem de ser considerado o melhor em campo. Porém, se o avançado conseguiu voltar aos golos e as boas exibições, a falta de um espírito coletivo em alguns momentos do jogo continua a ser tónica. Se estivesse em campo, mais vezes, o Ronaldo que assiste, ao invés do Ronaldo que quer ser protagonista, talvez a sina lusa passasse a sorte. Agora, resta espera para ver o que serão capazes de fazer os pupilos de Santos perante a Croácia. 

Acompanhamento da partida: 

90’ - Final do encontro. Hungria e Portugal terminam o jogo 3-3. Com este resultado a formação das quinas segue para os oitavos de final do Europeu, mas continua a ter muito que trabalhar. Ronaldo parece ter dado um pontapé na má-forma, apontou dois golos, um deles de calcanhar.  

90+2' - As duas equipas vão gerindo a posse de bola longe da baliza adversária. 

90' - Vão jogar-se mais três minutos, o tempo dado pelo árbitro do encontro.

89' - Em zona frontal, Cristiano Ronaldo volta a atirar por cima da baliza adversária. Continua a malapata de livre direto.

85' - A formação portuguesa vai comandando as operações em Lyon e está a cinco minutos dos oitavos

78' - Está perto o 4-3. Cruzamento na direita com a bola a passar praticamente toda a área e a ser afastada pelos húngaros.

77 - Ricardo Quaresma a causar perigo. O extremo pegou na bola na direita e atirou muito forte e cruzado à entrada da área. Grande perigo para a baliza de Kiraly.

76' - Cristiano Ronaldo outra vez. O avançado português conseguiu aproveitar uma boa jogada da lateral direita e concluiu com um remate à meia-volta que, porém, não levou o melhor destino.

Nota: Com dois golos, Ronaldo já é o segundo melhor marcador de sempre em Euros, estando a apenas um tento de Platini, o melhor marcador da história com nove tentos.

75' - Jogo mais morto nesta fase. Com este resultado, a formação das quinas segue para os oitavos de final. 

72' - Cristiano Ronaldo novamente com perigo. Na esquerda, Nani cruza para a área com CR7 a tentar desviar para a baliza. 

70' - Segundo tempo já teve quatro golos: dois lusos, dois de Cristiano Ronaldo, e dois de Dzsudzsák. 

69' - Jogada de contra-ataque português com João Mário e Cristiano Ronaldo. O avançado do Real Madrid permitiu o corte do adversário quando entrava na área.

66' - Portugal voltou a pegar no jogo. Os húngaros estão agora mais distantes da baliza portuguesa. 

64' - Bola no ferro da baliza portuguesa. Foi Szalai a atirar ao poste depois de cruzamento na esquerda. Jogo louco em Lyon.

61' - Golo para Portugal. Volta a marcar Cristiano Ronaldo. O internacional luso respondeu da melhor forma a um cruzamento da esquerda, após canto curto. Foi Quaresma a fazer o centro para o terceiro tento português.

61' - Quaresma vai a jogo por troca com André Gomes.

57' - Ronaldo, de longe, volta a visar a baliza adversária... sem sucesso. 

55' - Que perigo para a baliza de Király. Renato Sanches pega na bola no meio-campo, transporta o esférico até à área, deixa para Ronaldo, que passa para João Mário que atira lado. Perigo para a Hungria.

53' - Golo para a Hungria. Marca Dzsudzsák. Novamente no seguimento de um livre, que embateu na barreira, a Hungria volta a adiantar-se no marcador. Uma verdadeira bomba de Dzsudzsák que não deu qualquer chance a Patrício. 

49' - GOLO!!!! Cristiano Ronaldo a mostrar todas as razões para ser considerado um dos melhores do mundo. O avançado português desvia de calcanhar um bom cruzamento da direita feito por João Mário. Que golaço de CR7.

47' - Golo para a Hungria. Livre marcado em zona central, com a bola a ser desviada na barreira defensiva e trair Rui Patrício. Azar para Portugal que vê Dzsudzsák dar vantagem à sua equipa. 

46' - Recomeça a partida. Saiu a jogar a Hungria. 

45' - Fernando Santos vai mexer no 'onze'. Renato Sanches entra para o lugar de João Moutinho.

45' - Intervalo. Tudo empatado entre Portugal e Hungria em Lyon.

46' - Árbitro do encontro deu um minuto de compensação. 

45' - Foi a vez de André Gomes, com um poderoso remate de fora da área, testar a atenção de Király.

45' -  Szalai com remate de longe testa a atenção de Rui Patrício que não se deixou surpreender. 

42' - Golooooooooooooo. Nani marca para Portugal. O avançado luso recebe de Cristiano Ronaldo dentro da área e fuzila completamente o guardião adversário. Boa manobra ofensiva dos portugueses. 

39' - Que perigo. A seleção lusa ainda chegou a marcar, mas Pepe, que amortece para o avançado português, estava fora-de-jogo. Lance anulado pelo árbitro do encontro.

35' - A 10 minutos do apito para intervalo, Portugal vai comandando o jogo, mas são os húngaros que estão a vencer. Depois de um bom início, Nani 'apagou-se' um pouco. André Gomes está a falhar alguns passes o que dificulta a manobra dos portugueses. 

34' - Portugal está pressionante mas demora a marcar. Era importante igualar antes do intervalo. 

Nota: A última vez que Portugal esteve a perder num Europeu foi frente à Holanda. Depois do 1-0, a equipa das quinas deu a volta ao resultado e acabou por vencer por 2-1.

32' - Os húngaros estão novamente a apostar no contra-ataque. Há pouco, após cruzamento na direita, Pepe amorteceu para Rui Patrício quando estava por perto um avançado da equipa adversária.

28' - Que perigo. Ronaldo, a grande distância da baliza, bate muito forte com a bola a ser afastada por Király. O esférico ainda bateu à frente do guardião húngaro, dificultanto a tarefa do mesmo.

24' - Incrível. Enquanto os jogadores portugueses reclamavam por fora de jogo, um jogador húngaro remata para defesa complicada de Rui Patrício. Valeu o guardião luso. 

19' - Golo para a Hungria. No seguimento de um canto, os húngaros adiantam-se no marcador com um golo de fora da área. Zoltán Gera aproveitou da melhor forma um mau alívio de Nani e bateu Rui Patrício.

18 - Após perda de bola de Eliseu, no meio-campo atacante, os húngaros respondem com contra-ataque rápido que termina em canto. Bom corte de Pepe que ficou bastante.

16 - Cristiano Ronaldo cabeceia para fora após lançamento da direita, mas a bola ainda foi desviada por um adversário. Canto para Portugal e na marcação do mesmo a formação húngara afasta o perigo. 

13' - Nani está 'louco'. Nova arrancada na direita, novo livre e cartão amarelo para o adversário. Do livre não resultou qualquer jogada de perigo. Cristiano Ronaldo estava em fora-de-jogo.

11' - Eliseu cruza na esquerda e Nani atira, de cabeça, para fora. Grande perdida do extremo luso. 

10' - Portugal entrou nitidamente melhora na partida, mas, como tem sido hábito nos últimos encontros, está a demorar para encontrar os caminhos da baliza. 

6' - Nani está endiabrado. O extremo cavalgou metade do campo e conquistou um canto para Portugal. Na sequência da marcação do mesmo, a equipa lusa não conseguiu criar perigo.

5' - A formação portuguesa entrou mais forte na partida e os húngaros tentam agora responder. 

4' - Cristiano Ronaldo, na lateral esquerda, escapa a um adversário e acaba por ser derrubado. Livre para Portugal.

3' - Cristiano Ronaldo já é o jogador com mais jogos em Europeus.

2' - Nani lançado por Pepe em Portugal não consegue controlar quando saía isolado frente a Király.

2' - Primeiros minutos com a seleção portuguesa a atacar e a conquistar um canto. 

1' - Já se joga em Lyon. É Portugal a dar o pontapé de partida no encontro.

0' - Hino português já se ouve em Lyon.

0' - Os jogadores já estão na entrada para o relvado esperando sinal para subir ao terreno de jogo.

0' - Festa no relvado com a coreografia que habitualmente marca o início de todos os encontros. De seguida vão ouvir-se os hinos húngaro e português.

0' - Está prestes a dar-se início ao jogo e já se sente o 'nervoso' entre os adeptos. Os jogadores das duas equipas estão no balneário a ouvir as últimas instruções dos respetivos técnicos. 

0' - As bancadas começam a ficar bem compostas. Estamos, praticamente, a 15 minutos do apito inicial. 

0' - A formação orientada por Fernando Santos terá de jogar sob calor intenso. Em Lyon estão cerca de 30 graus. 

0' - Jogadores portugueses já aquecem no relvado. 

0' - Grande ambiente em torno desta partida com muita expectativa portuguesa quanto ao resultado. 

0' - Os guarda-redes portugueses já estão no relvado para fazer o aquecimento. 

0' - Ricardo Quaresma e Pepe, caso vejam cartão amarelo durante esta partida, falharão o próximo jogo da formação orientada por Fernando Santos. 

0' - Relembre-se que a Hungria já está apurada (quatro pontos), servindo este resultado apenas para definir qual a posição final que ocuparão no Grupo F. 

0' - Raphael Guerreiro não recuperou de lesão e é o grande ausente da partida. 

0' - Eis os escalados pelo técnico Bernd Storck: Kiraly; Lang, Juhasz, Guzmics e Korhut; Pinter e Elek; Lovrencsics, Gera e Dzsudzsak; Szalai.

0' - Aqui está o 'onze' de Portugal: Rui Patrício; Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho e Eliseu. William Carvalho, João Mário, André Gomes e João Moutinho; Nani e Cristiano Ronaldo. 

0' - Os primeiros espectadores já começam a entrar para as bancadas do estádio de Lyon. É esperada uma 'moldura humana' impressionante num estádio que tem capacidade para receber mais de 59 mil pessoas. 

0' - O jogo terá a arbitragrem do britãnico Martin Atkinson, que será assistido por  Michael Mullarkey e Stephen Child.

0' - Jogadores portugueses já chegaram ao seu destino, deixando o autocarro rumo aos balneários. Depois deverão fazer uma sessão de aquecimento com os habituais exercícios antes da partida, já no relvado.

0' - O dia da seleção ficou marcado por um incidente com Cristiano Ronaldo. O avançado português, num momento em que todos os jogadores faziam um curto passeio pelos arredores do hotel, ao ser interpelado por um jornalista, atirou um microfone a um lago. No seguimento da imagens televisivas exibidas, o craque luso foi muito criticado. 

0' - Caso se confirmem estas duas ausências, Eliseu deverá ocupar a lateral-esquerda e Renato Sanches ou Adrien poderão saltar para o 'onze' inicial. João Mário, que tem sido aposta para o ataque, poderá também entrar nestas contas, caso Nani, Cristiano Ronaldo e Quaresma confirmem lugar na equipa titular. 

0' - Ainda sem serem conhecidos os titulares para a partida, Raphael Guerreiro e André Gomes estão em dúvida para o jogo. O lateral-esquerdo será ausência praticamente garantida. Os dois jogadores treinaram de forma condicionado durante os últimos dias.

0' - Autocarro da seleção já partiu rumo ao estádio do Lyon. Alguns adeptos acompanham a equipa, correndo ao lado do autocarro. 

Antevisão: Portugal não seria Portugal se, a determinada altura, não deixasse para o fim a necessidade de vencer para seguir em frente numa prova em que entrou como candidato. Não foi na fase de qualificação, onde a ‘equipa das quinas’ carimbou o passaporte com um jogo por disputar, mas sim na fase de grupos.

Dois empates, frente a Islândia e Áustria, seriam, num Campeonato Europeu ‘normal’, motivo para levantar sérias preocupações na última jornada. Acontece que, face à decisão da UEFA em permitir a passagem de mais clubes ao ‘mata-mata’, um empate chega e sobra para permitir a passagem de Portugal aos oitavos-de-final.

Aliás, de um ponto de vista pragmático, até se pode dizer que seria preferível... ‘só’ empatar com a Hungria e ficar no lote dos terceiros melhores classificados, permitirá evitar Alemanha, Itália, Espanha, França e Inglaterra até à final.

Mas, a uma seleção que se diz candidata à conquista da prova, exige-se mais do que ultrapassar aquele que é (quase) unanimemente considerado como o grupo mais acessível de todo o Campeonato Europeu apenas com empates.

A não ser que a Islândia vença a Áustria por mais golos do que Portugal vença a Hungria, a ‘equipa das quinas’ irá conseguir o primeiro lugar no Grupo F, um cenário que Portugal não só pode como deve ambicionar.

Ficando em primeiro lugar, a seleção nacional terá pela frente um de três adversários: Bélgica, Suécia ou República da Irlanda. Já se ficar em segundo, a tarefa adivinha-se mais complicada, uma vez que irá encontrar Inglaterra, segunda classificada do Grupo B.

O Hungria-Portugal terá início às 17h e poderá seguir aqui, em direto, as principais incidências do encontro.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robbie Williams esteve em Espanha e homenageou Diogo Jota em concerto

Diogo Jota

Robbie Williams esteve em Espanha e homenageou Diogo Jota em concerto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas