Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Perdemos três jogos em 50, agora em 14 perderam 5"

O antigo treinador do FC Porto abordou a sua saída do Dragão lembrando, inclusivamente, em entrevista à RTP, que não lhe foi permitido despedir-se dos seus jogadores. Fique com os pontos essenciais. Perdemos três jogos em 50, agora em 14 perderam 5"

"Perdemos três jogos em 50, agora em 14 perderam 5"
Notícias ao Minuto

23:38 - 21/04/16 por Sérgio Abrantes

Desporto Julen Lopetegui

Na primeira vez que falou a um órgão de comunicação social português, no programa Grande Área, da RTP3, o ex-treinador do FC Porto lembrou que Pinto da Costa se despediu dele em lágrimas e lembrou que quando deixou a equipa ela ainda estava a lutar pelo título.

Sobre a rescisão e o porquê de não haver acordo, Lopetegui lembra que tem um contrato assinado, algo que não precisa de ratificação.

Rescisão de contrato: O acordo com o FC Porto era o contrato. Os contratos negociam-se até ao limite e é esse o acordo, nada mais. (…) Falar com o presidente pude falar sempre que foi necessário. Nas últimas três vezes que falámos foram chamadas minhas. Pinto da Costa despediu-se de mim com lágrimas e abraços. No dia a seguir, telefonei-lhe três vezes seguidas porque não me deixaram despedir-me dos jogadores. Senti que tinha esse direito. De qualquer forma, aprendi muito com o presidente.

Durante o verão, houve equipas que vieram perguntar pela minha situação e eu tinha uma cláusula que o FC Porto tinha para eu puder sair. Eu tinha assinado e por isso não havia qualquer questão. (…) Dá pena que queira desviar as atenções ao falar de mim, mas direi sempre o melhor do FC Porto.

Depois das minhas chamadas, no dia a seguir ao Rio Ave, nunca mais falámos. Despediu-se de mim com lágrimas, creio que sinceras. Espero que Pinto da Costa esteja melhor assessorado. Os acordos são para um lado e para outro. Se um clube quer um treinador tem de pagar a cláusula, se um treinador sai há um contrato e não há nada mais a falar. Há que cumprir o contrato. Ponto.

Toalha ao chão: Depois de um jogo em que não conseguimos ganhar, há que ponderar as coisas. Estávamos a tempo de conseguir todos os objetivos que tínhamos traçado na pré-época. (…) Somos profissionais e tínhamos grande ilusão. Quando fomos demitidos, cinco dias antes, éramos líderes. Dá-me pena que a situação desportiva tenha piorado uma barbaridade. Perdemos três jogos em 50, agora em 14 perderam 5. (….) Perdemos uma vez e tivemos contestação até às 5 da manhã. Agora perdem 5 jogos e não há nada. (…) Se coloquei o lugar à disposição? Claro que não. Nem vale a pena perguntar.

O FC Porto tem um plantel para conseguir competir e lutar com Benfica e Sporting. Quando perdemos um jogo, tivemos uma contestação enorme. Isso não é bom para os jogadores, para o clube. Alegro-me que o ambiente agora seja melhor para os jogadores. Porque mudou? Penso que o presidente pode estar melhor assessorado. Acho que Pinto da Costa é o que percebe mais de futebol no clube.

Relação com Pinto da Costa: O presidente já mais se meteu em alguma decisão minha e jamais o teria permitido. A grande maioria dos adeptos sempre me mostrou um grande respeito. Sempre tentei fazer o meu melhor.

Contratações: O presidente falou disso e eu sempre dei a minha opinião. Adrián Lopez? Tinha sido finalista da Champions e vencedor da Liga espanhola. Não quero acreditar que não o conheciam. (…) Já não estou no FC Porto, para o bem e para o mal. Espero que ganhem a Taça de Portugal. Desejo-lhes o melhor, ao clube, ao presidente e aos adeptos.

Futuro: Não tenho um interesse concreto. Queremos estar numa equipa que seja competitiva e que possa competir ao máximo nível. É isso que desejamos e que queremos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório