Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Eles querem representar Portugal nos Mundiais... mas não têm apoio

Esta é uma realidade da qual possivelmente já ouviu falar e, mais provável ainda, continuará a ouvir. Falamos-lhe dos muitos atletas que correm, literalmente, por gosto e que tiram do seu próprio bolso os tostões para poderem fazer aquilo que mais gostam e representar um país que pouco se lembra das modalidades.

Eles querem representar Portugal nos Mundiais... mas não têm apoio
Notícias ao Minuto

09:30 - 12/03/16 por Andrea Pinto

Desporto China

Marta Nunes e Filipe Santana, de 13 e 18 anos respetivamente, são atletas de Ginástica Acrobática no Ginásio Clube Português (GCP), em Lisboa. O par, que trabalha junto há dois anos, conquistou o 5.º lugar no Campeonato da Europa, na Alemanha, no ano passado, e, consequentemente, um ‘bilhete de acesso’ para participar nos Campeonatos do Mundo da China em 2016, na categoria de juniores.

O sonho do par tornou-se uma realidade que enfrenta, porém, um problema: os dois não têm o dinheiro necessário para conseguir suportar todos os custos que o campeonato exige, incluindo uma viagem para o outro canto do mundo.

Campanha online para ajudar ginastas

Embora fosse "lógico" que a Federação de Ginástica de Portugal apoiasse os seus atletas, a verdade é que apenas os atletas "seniores são apoiados" pela instituição, conta ao Notícias ao Minuto a mãe de Marta, Ana Rita Barata. Assim, e porque os "custos de uma ida à China são elevadíssimos", esta mãe teve a ideia de criar uma campanha de angariação de fundos

A ideia "é uma maneira de sensibilizar para uma modalidade que não é apoiada", explica Ana Rita Barata.

"Estes atletas são de alta competição mas não são tratados como tal nem têm regalias. Os resultados são muito positivos, atletas medalhados nos mundiais e europeus, e em primeiro lugar", diz esta mãe, que se sente revoltada com a falta de investimento das entidades que deveriam apoiar os atletas. 

Confrontada com esta situação, a Federação de Ginástica de Portugal (FGP) explicou ao Notícias Ao Minuto que os únicos custos que suporta são os dos atletas da Seleção Nacional que participam no Campeonato do Mundo e não na Competição Mundial Por Grupos de Idades como é o caso de Marta e Filipe.

“Esta diferenciação acontece porque, naturalmente, os recursos não chegam para tudo. A FGP abarca oito disciplinas e, portanto, é impossível assumir responsabilidade financeira com estes escalões etários nas disciplinas não olímpicas, como é o caso”, refere.

Treinos continuam na máxima força

Apesar do contratempo, Marta e Filipe continuam a treinar duas vezes por dia, todos os dias, num total de seis horas. Embora estejam cientes dos esforços dos pais, os dois ginastas, garante um dos seus treinadores, continuam motivados.

"Todos treinam com a certeza de que vão porque as famílias deram garantias de que conseguiam pagar a ida dos ginastas. Penso que os ginastas estão mais preocupados na sua prestação nos treinos assumindo sempre que vão e deixando as preocupações logísticas e financeiras para as respetivas famílias", refere o técnico Ricardo Afonso.

Abril: o prazo final rumo aos Mundiais

A campanha 'Marta & Filipe do GCP querem chegar ao campeonato do Mundo na China' está a funcionar até ao dia 5 de abril na tentativa de angariar os 3.090 euros que os dois atletas necessitam e que incluem a viagem, estadia, refeições e visto. Até ao momento, os dois ginastas ainda só conseguiram juntar 50 euros.

“Caso não consigamos o valor necessário vamos solicitar ao GCP e à direção que nos permita pagar por fases. Mas nesta fase vamos fazer sacrifícios e arranjar forma de que a Marta chegue à China”, garante a mãe da ginasta. Todos os que queiram contribuir poderão deixar o seu donativo na página da campanha.

Os Campeonatos do Mundo realizam-se na cidade de Putain, na China, entre 21 de março e 5 de abril de 2016.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório