Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"FC Porto é um dos grandes do mundo mas o Sporting está forte"

Costinha, guarda-redes que passou pelos dois lados da 'barricada', admite que irá puxar pela equipa da casa no clássico de Alvalade.

"FC Porto é um dos grandes do mundo mas o Sporting está forte"
Notícias ao Minuto

06:25 - 02/01/16 por Lusa

Desporto Costinha

O antigo guarda-redes de Sporting e FC Porto, Paulo Costinha, acredita que quem demonstrar mais atitude vencerá o jogo da 15.ª jornada entre os dois primeiros da I Liga de futebol, hoje, no Estádio de Alvalade.

Costinha, de 42 anos, representou o Sporting entre 1993 e 1997 e o FC Porto entre 1997 e 1999. Na baliza dos 'leões' foi titular em oito jogos entre as duas equipas e sabe o que pode fazer a diferença: "A atitude. O Sporting tem um excelente plantel, o FC Porto também. São 11 contra 11 e lá dentro é que se vai ver", diz o guarda-redes, que assume ser adepto dos 'leões'.

"Gostava que o Sporting ganhasse. O Sporting merece há muito tempo fazer uma grande época. Não é tirar valor ao FC Porto, que é um dos grandes de Portugal, da Europa e até do mundo. Mas o Sporting está forte e tem uma mentalidade que não se via há muitos anos: lutar até ao último minuto", sublinha o guarda-redes, já retirado da competição.

Costinha não acredita num mau momento do FC Porto, apesar da derrota para a Taça da Liga, em casa, frente ao Marítimo (3-1), e da contestação dos adeptos ao treinador Julen Lopetegui.

"Não acredito que o Porto esteja fragilizado. É impossível. É um clube e uma instituição que, seja no que for, consegue dar a volta por cima. É uma estrutura muito forte", frisou.

Nesta época, contudo, o antigo guarda-redes de Sporting e Porto vê a equipa verde e branca com outros argumentos, mesmo após a derrota na Madeira, com o União (1-0), que permitiu a subida dos 'dragões' à liderança.

"O Sporting está com uma estrutura completamente diferente. Tem uma equipa técnica que nunca dá o braço a torcer. Jorge Jesus foi meu treinador em três anos e é uma pessoa exigente. A ida dele para o Sporting modificou muita coisa. O Sporting está com uma mentalidade ganhadora e isso faltava muito ao clube. Mesmo o presidente deu uma reviravolta grande na estrutura. O Sporting está muito melhor. Perdeu com o União da Madeira, mas isso não quer dizer nada, o futebol é mesmo assim", defendeu.

Costinha seguirá com atenção um duelo particular no jogo deste sábado: nas balizas estarão aqueles que considera os dois melhores guarda-redes a jogar em Portugal. "Não tenho um preferido entre eles", garante.

"São dois grandes guarda-redes. Espero que estejam os dois bem. Ocupei aquela posição muito tempo e estes jogos às vezes são ingratos. O importante é fazerem um excelente trabalho, que têm feito. Que ninguém se aleije e que façam o jogo que têm de fazer", afirmou.

Já o reencontro entre Lopetegui e Jorge Jesus, agora no Sporting, é relativizado por Costinha, mesmo depois de os dois treinadores terem discutido no final do Benfica-FC Porto em abril de 2015.

"Acho que não se vão chatear no começo do jogo. As coisas vão correr bem entre eles. As pessoas têm de se respeitar. Há momentos do jogo em que uma pessoa está mais quente, mas isso é tudo ultrapassado", disse.

Este sábado, Costinha espera ambiente quente em Alvalade, porque "estes jogos envolvem muita gente e muita coisa" e "são sempre apetecíveis".

"Por fora, muita coisa pode acontecer. Lá dentro só acontece uma coisa: o resultado - e o resultado é que conta. Os jogadores têm de estar abstraídos dessas situações. Sentimos, mas lá dentro temos de esquecer tudo", conclui.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório