Albuquerque termina em quarto no Estoril e falha título europeu

Na corrida de todas as decisões para a European Le Mans Series, a equipa de Filipe Albuquerque não foi além da quarta posição, e falhou o título de campeão europeu de resistência.

Notícia

© Rui Damião

Notícias Ao Minuto
18/10/2015 17:00 ‧ 18/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Desporto

ELMS

Na última prova do ELMS, no Estoril, a JOTA Sport, de Filipe Albuquerque, não foi além da quarta posição. A equipa que até liderava o campeonato à entrada desta prova e que durante a primeira hora da corrida esteve sempre a liderar, não conseguiu recuperar depois de uma saída de pista de Simon Dolan.

Com a 'pole position' assegurada, coube ao piloto português fazer a primeira hora da corrida para a JOTA Sport. Filipe Albuquerque esteve sempre na frente durante o seu turno e a JOTA Sport só perdeu a liderança aquando da troca de pilotos, quando entrou o britânico Simon Dolan. O carro número 38 recuperou o primeiro posto poucas voltas depois.

Na volta 49, numa altura em que começava a chover numa parte do circuito, Simon Dolan saiu de pista e não conseguiu sair da gravilha sozinho, tendo sido preciso a ajuda dos comissários de pista e de um reboque.

Quando conseguiu voltar ao circuito, Dolan desceu para o sétimo lugar e encontrava-se a uma volta de Gary Hirsch, piloto da Greaves Motorsport que estava, à entrada para esta prova, na segunda posição do campeonato. No entanto, com mais de duas horas e meia para o final da corrida, tudo podia acontecer.

À chegada das duas horas, e já depois de a chuva ter chegado, Simon Dolan detinha a quinta posição, continuando uma volta atrás do líder, agora Victor Shaytar do carro 21 da AF Racing. A Greaves Motorsport e a Thiriet by TDS Racing, com possibilidades de se tornarem campeãs da ELMS, tinham a segunda e a terceira posição, respetivamente, na mesma volta do líder.

Quando faltava uma hora e meia para o final da corrida no circuito português, foi a vez de Harry Tincknell pilotar o carro da JOTA Sport. O piloto britânico retomou a corrida na quinta posição, a uma volta do líder. Os principais adversários da equipa de Filipe Albuquerque estavam em segundo e em terceiro.

A uma hora de terminar a prova, o carro da JOTA Sport encontrava-se na quinta posição a uma volta do líder Thiriet by TDS Racing, um dos que ainda podiam ser campeões. A Greaves Motorsport encontrava-se na segunda posição.

Harry Tincknel voltou a estar numa melhor posição pela liderança do campeonato quando, ao faltar 40 minutos para o final, passou para o terceiro lugar, depois de ultrapassar o carro 20 da AF Racing. Ainda assim, a equipa mantinha-se a mais de 30 segundos para o segundo classificado e a uma volta para o líder. Ainda assim, ao faltar 30 minutos, a ida às boxes viu a JOTA Sport descer para o quinto lugar.

Ao faltar 23 minutos, os comissários de pista informam que o carro 41, da Greaves Motorsport e que se encontra virtualmente na liderança do campeonato, teria de cumprir um 'Stop & Go' nas boxes por não ter saído em segurança aquando da troca de pneus anterior. O tempo perdido não foi suficiente para Harry Tincknell fazer a ultrapassagem, e ficou ainda a 13 segundos do piloto da Greaves.

Em primeiro lugar ficou o carro 46 da Thiriet by TDS Racing, em segundo lugar a Greaves Motorsport e em terceiro lugar o carro 21 da AF Racing. A Greaves Motorsport tornou-se no campeão europeu de resistência.

A equipa portuguesa Algarve Pro Racing ficou no sétimo lugar da geral. O carro pilotado por Filipe Barreiros e Francisco Guedes ficam com a 20ª posição da geral, terceiro na categoria GTC.

No campeonato, a Greaves Motorsport foi a grande campeã do ELMS (93 pontos), com a Thiriet by TDS Racing em segundo (91 pontos) e a JOTA Sport de Filipe Albuquerque em terceiro (89 pontos).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas