Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Albuquerque termina em quarto no Estoril e falha título europeu

Na corrida de todas as decisões para a European Le Mans Series, a equipa de Filipe Albuquerque não foi além da quarta posição, e falhou o título de campeão europeu de resistência.

Albuquerque termina em quarto no Estoril e falha título europeu
Notícias ao Minuto

17:00 - 18/10/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto ELMS

Na última prova do ELMS, no Estoril, a JOTA Sport, de Filipe Albuquerque, não foi além da quarta posição. A equipa que até liderava o campeonato à entrada desta prova e que durante a primeira hora da corrida esteve sempre a liderar, não conseguiu recuperar depois de uma saída de pista de Simon Dolan.

Com a 'pole position' assegurada, coube ao piloto português fazer a primeira hora da corrida para a JOTA Sport. Filipe Albuquerque esteve sempre na frente durante o seu turno e a JOTA Sport só perdeu a liderança aquando da troca de pilotos, quando entrou o britânico Simon Dolan. O carro número 38 recuperou o primeiro posto poucas voltas depois.

Na volta 49, numa altura em que começava a chover numa parte do circuito, Simon Dolan saiu de pista e não conseguiu sair da gravilha sozinho, tendo sido preciso a ajuda dos comissários de pista e de um reboque.

Quando conseguiu voltar ao circuito, Dolan desceu para o sétimo lugar e encontrava-se a uma volta de Gary Hirsch, piloto da Greaves Motorsport que estava, à entrada para esta prova, na segunda posição do campeonato. No entanto, com mais de duas horas e meia para o final da corrida, tudo podia acontecer.

À chegada das duas horas, e já depois de a chuva ter chegado, Simon Dolan detinha a quinta posição, continuando uma volta atrás do líder, agora Victor Shaytar do carro 21 da AF Racing. A Greaves Motorsport e a Thiriet by TDS Racing, com possibilidades de se tornarem campeãs da ELMS, tinham a segunda e a terceira posição, respetivamente, na mesma volta do líder.

Quando faltava uma hora e meia para o final da corrida no circuito português, foi a vez de Harry Tincknell pilotar o carro da JOTA Sport. O piloto britânico retomou a corrida na quinta posição, a uma volta do líder. Os principais adversários da equipa de Filipe Albuquerque estavam em segundo e em terceiro.

A uma hora de terminar a prova, o carro da JOTA Sport encontrava-se na quinta posição a uma volta do líder Thiriet by TDS Racing, um dos que ainda podiam ser campeões. A Greaves Motorsport encontrava-se na segunda posição.

Harry Tincknel voltou a estar numa melhor posição pela liderança do campeonato quando, ao faltar 40 minutos para o final, passou para o terceiro lugar, depois de ultrapassar o carro 20 da AF Racing. Ainda assim, a equipa mantinha-se a mais de 30 segundos para o segundo classificado e a uma volta para o líder. Ainda assim, ao faltar 30 minutos, a ida às boxes viu a JOTA Sport descer para o quinto lugar.

Ao faltar 23 minutos, os comissários de pista informam que o carro 41, da Greaves Motorsport e que se encontra virtualmente na liderança do campeonato, teria de cumprir um 'Stop & Go' nas boxes por não ter saído em segurança aquando da troca de pneus anterior. O tempo perdido não foi suficiente para Harry Tincknell fazer a ultrapassagem, e ficou ainda a 13 segundos do piloto da Greaves.

Em primeiro lugar ficou o carro 46 da Thiriet by TDS Racing, em segundo lugar a Greaves Motorsport e em terceiro lugar o carro 21 da AF Racing. A Greaves Motorsport tornou-se no campeão europeu de resistência.

A equipa portuguesa Algarve Pro Racing ficou no sétimo lugar da geral. O carro pilotado por Filipe Barreiros e Francisco Guedes ficam com a 20ª posição da geral, terceiro na categoria GTC.

No campeonato, a Greaves Motorsport foi a grande campeã do ELMS (93 pontos), com a Thiriet by TDS Racing em segundo (91 pontos) e a JOTA Sport de Filipe Albuquerque em terceiro (89 pontos).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório