Jorge Jesus regressou finalmente a 'casa'

Jorge Jesus assinou hoje pelo Sporting e trocou a estabilidade proporcionada pelo Benfica nas últimas seis temporadas pela paixão sentida pelo clube de futebol que marcou a sua vida e a sua família.

Nem o apanha-bolas escapou à 'fúria' de Jesus

© Global Imagens

Lusa
05/06/2015 21:08 ‧ 05/06/2015 por Lusa

Desporto

Perfil

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus nasceu a 24 de julho de 1954, na Amadora. O futebol e o sportinguismo correram-lhe sempre no sangue, uma caraterística 'genética' herdada do pai, Virgolino António de Jesus, avançado do Sporting entre 1943 e 1945.

Homem simples, orgulhoso das suas raízes, despertou para o mundo do futebol, aos 16 anos, como júnior do Estrela da Amadora, mas foi no ano seguinte que cumpriu o seu sonho, o de representar o Sporting, de onde saiu em 1975/76, depois de sucessivos empréstimos.

A carreira como jogador não foi brilhante -- passou por Belenenses, Vitória de Setúbal, Farense, União de Leiria ou Estrela da Amadora, entre outros -- e terminou aos 35 anos, no modesto Almancilense.

O futebol continuava a ser o seu alimento, por isso, no mesmo ano em que abdicou do seu papel na linha de frente do ataque, sentou-se no banco do Amora e sagrou-se campeão nacional da 3ª divisão (1989/90). Do clube da margem Sul saiu rumo a Felgueiras, onde esteve entre 1993 e 1998, e se tornou herói local, ao conduzir a equipa pela primeira vez à primeira divisão do futebol português.

Depois de uma curta passagem no União da Madeira (1997/98), passou, sucessivamente, por Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense e União de Leiria, antes de abraçar o desafio do Belenenses (2006/2007).

Seria nos 'azuis do Restelo' que Jesus conseguiria os seus primeiros resultados com impacto nacional: na primeira época no Restelo alcançou o quinto lugar no campeonato e apurou-se para a Taça UEFA, tendo ainda chegado à final da Taça de Portugal que acabou por perder frente ao 'seu' Sporting.

Mas o ambicioso técnico da Amadora sempre quis mais, tendo ficado um passo mais perto dos 'grandes' quando assinou com o Sporting de Braga. A época de 2008/2009 foi quase perfeita -- os 'bracarenses' foram quintos no campeonato, conquistaram a Taça Intertoto e chegaram aos oitavos de final da Taça UEFA -- e despertou o olhar do Benfica.

O contrato de dois anos, mais um de opção, representava o realizar de um sonho, o de treinar um dos três 'grandes'. A chegada de Jesus foi messiânica, cheia de promessas e ilusões, muitas delas concretizadas.

Acompanhado pelos sempre fiéis Raul José e Miguel Quaresma e bem ao seu estilo, sem papas na língua nem falsas modéstias, que muitas vezes é confundido com arrogância, o técnico gerou uma relação de verdadeiro amor com os benfiquistas, ou não fosse ele o treinador que mais títulos deu ao Benfica.

Desde 2009/10, Jesus, que se chegou a comparar à Paula Rego do futebol, conquistou dez títulos, o último dos quais na final da edição 2014/15 da Taça da Liga. Poucos sabiam que aquela vitória de 29 de maio, em Coimbra, frente ao Marítimo seria a última do técnico sexagenário no comando dos 'encarnados', um título que lhe permitiu deixar para trás o brasileiro Otto Glória, que somou nove títulos em oito épocas (1954/59 e 67/70).

Depois do título de campeão nacional no seu primeiro ano de 'reinado', festejou mais dois campeonatos, uma vitória na Taça de Portugal, cinco na Taça da Liga e uma na Supertaça, além dos marcos internacionais de ter levado as 'águias' a duas finais da Liga Europa.

Apesar dos títulos, Jorge Jesus também teve os momentos menos felizes, como as desavenças com Manuel Machado e Tim Sherwood ou a 'agressão' a um polícia em Guimarães, ficando marcado também do momento em que se ajoelhou no golo do Kelvin.

Hoje, com o anúncio da sua contratação pelo Sporting, cumpre-se um ciclo. Jorge Jesus, o filho da Amadora, que só come peixe, alimenta-se de polémicas e se ri de si próprio, chega finalmente a 'casa'.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas