Desde que chegou ao clube, em 2007, Tacuara, como também é conhecido, não tem sido unânime entre os adeptos, mas, a todos, o futebolista responde quase sempre com golos.
Os dados são inquestionáveis: a partir do momento em que chegou à Luz, assumiu-se, sucessivamente, como o melhor marcador da equipa e foi duas vezes o rei do campeonato (2009/10 e 2011/12).
Esta época, o número 7 dos encarnados atingiu a marca centenária na I Liga e encabeça a lista de marcadores, com 12 golos em 11 jogos - apenas falhou o Paços de Ferreira e o Beira-Mar, por lesão.
Nos 929 minutos disputados, ao lado de Rodrigo ou Lima, Cardozo precisou, em termos médios, de menos de um jogo (77,3 minutos) para marcar, mesmo ficando em branco quatro vezes.
O melhor registo do avançado aconteceu na parte final do ano, com seis golos, incluindo um bis em Alvalade, face ao Sporting (3-1), e um hat-trick na recepção ao Marítimo (4-1).
Cardozo marcou metade dos golos de grande penalidade e quatro de cabeça, sendo que, entre Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Champions, soma 20 golos.
Frente ao FC Porto, Cardozo disputou 13 jogos e marcou sete golos, fazendo o pleno a época passada (um golo no 2-2 no Dragão e dois no 2-3 na Luz, para o campeonato, e o tento da vitória no 3-2 caseiro para a Taça da Liga).