O antigo futebolista Derlei destacou hoje o legado que Jorge Costa deixou no FC Porto, considerando o malogrado dirigente uma referência histórica do clube, pelo qual conquistaram juntos a Liga dos Campeões e Liga Europa.
"Cabe-nos continuar a lembrar e mostrar o que ele fez ao longo da vida. Deixou um legado para todos, sobretudo nesta casa. A questão daquela mística que tanto se falava do FC Porto. Sou um privilegiado por ter vivido tantos momentos ao lado do Jorge Costa", elogiou.
O avançado brasileiro falava no Estádio do Dragão, onde decorre o velório do diretor de futebol do FC Porto, que faleceu na terça-feira vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
Derlei recorda um "amigo totalmente diferente dentro e fora de campo", sendo que em competição era um "líder" que atuava com "virilidade e imponência", enquanto extra relvados era "totalmente tranquilo", focado em estar com a família, amigos e colegas de equipa.
Derlei chegou ao emblema azul e branco no momento em que Jorge Costa regressava ao Dragão após empréstimo aos ingleses do Charlton, na sequência de desentendimentos do 'capitão' com o treinador Octávio Machado, em novembro de 2001.
"Quando cheguei, ele estava a regressar de Inglaterra. Lembro que quando se falou sobre a questão do capitão, o Vitor (Baía), que entretanto tinha assumido o posto, teve um gesto de carisma e amizade que tinha pelo Jorge, devolvendo-lhe a braçadeira, como era merecido. Desde o primeiro dia ele sempre se mostrou disponível para ajudar todos", recordou.
Atualmente, Derlei ia mantendo contacto com o seu amigo que, garante, "estava a viver um momento extremamente feliz" com a nova época do FC Porto, depois do período "difícil" do clube nos últimos anos, sem conquistar o título de campeão desde 2021/22.
"Ele estava completamente feliz por ter voltado a casa, por estar naquele lugar de onde ele sempre gostaria de não ter saído. Partiu num momento feliz, apesar da preocupação, natural, de um início de época. Estava mais alegre e empolgado com a nova temporada", concluiu.
Jorge Costa, de 53 anos, entrou na terça-feira em "paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" do Hospital São João, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
O antigo jogador representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
O FC Porto solicitou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional o adiamento do jogo de estreia no campeonato, tendo o mesmo passado de sábado às 20:30 para segunda-feira às 20:45, no Estádio do Dragão.
Leia Também: Homenagem a Jorge Costa. António Nobre nomeado para o FC Porto-Vitória SC