O Benfica deu, esta quarta-feira, um passo gigante rumo à próxima fase da Liga dos Campeões, com uma vitória frente aos franceses do Nice, por 2-0, em plena Allianz Riviera, no sul de França.
Os golos encarnados foram marcados pelo reforço Franjo Ivanovic e Florentino Luís, que deram mais conforto para a partida da segunda mão, marcada para a próxima terça-feira, dia 12 de agosto, pelas 20h00, no Estádio da Luz.
Filme do jogo:
Este jogo marcou o início da campanha europeia para ambas as equipas presentes na Allianz Riviera que 'acordou' com uma casa esgotada pelos adeptos do Nice e sem adeptos benfiquistas devido ao castigo aplicado pela UEFA devido a incidentes da temporada passada. Ainda assim, isto não impediu que o Benfica fosse a equipa mais perigosa no primeiro tempo, com várias oportunidades desde o início do encontro.
Com a surpresa de apostar em dois avançados desde início, com a estreia de Ivanovic com a camisola encarnada, Enzo Barrenechea foi dos mais interventivos a nível ofensivo, com o avançado croata a também conseguir mexer com a defensiva dos franceses e a ser dos melhores antes do intervalo.
Numa primeira parte com perigo em ambas as balizas, os encarnados acabaram por ver a sua melhor oportunidade 'esbarrar' no guarda-redes Yehvann Diouf, que esteve atento sempre que foi chamado, com destaque para uma defesa quase impossível a um desvio de Vangelis Pavlidis, que levava 'selo' de golo.
O conjunto do sul de França não foi para os balneários sem causar 'calafrios' à equipa de Bruno Lage, aproveitando a mudança tática das águias para 'cavalgar' pelo meio-campo encarnado através do miolo, dado que o jogo se tornou algo 'partido' em algumas ocasiões onde o Benfica acabou por avançar com mais unidades do que o costume, com foco na oportunidade de Terem Moffi a ficar na 'cara' do golo, mas a atirar à malha lateral da baliza de Trubin.
Ivanovic 'embalou' e deu triunfo ao Benfica
A vinda dos balneários trouxe mais uma mudança nas unidades de Franck Haise, que mudou os defesas centrais devido a problemas físicos, depois de já ter sido forçado a trocar Morgan Sanson no meio-campo por lesão, aos 28 minutos. Já Bruno Lage manteve tudo igual, no que aos jogadores em campo diz respeito.
A conversa ao intervalo parece ter mudado o panorama da partida, com o Benfica a entrar com tudo e com maior eficácia, chegando ao golo através do reforço recém-chegado Franjo Ivanovic, com uma finalização à 'matador', por volta dos 53 minutos, após um cruzamento de Fredrik Aursnes, ao qual o croata se esticou para chegar... e marcar.
O golo de estreia do nosso camisola 9️⃣!#OGCNSLB • #UCL pic.twitter.com/JhNiezSWGW
— SL Benfica (@SLBenfica) August 6, 2025
Nos minutos seguintes, parecia mais fácil para o conjunto da Luz dobrar a vantagem do que o Nice chegar ao empate, com o clube da Côte d'Azur a consentir muito o golo sofrido, mas as substituições perto do final da partida a surtirem efeito para os franceses, que conseguiram ficar 'por cima' do jogo depois da tripla substituição que fez entrar Florentino, Barreiro e Henrique Araújo para colocar três unidades no meio-campo do Benfica.
O sufoco acabou mesmo por acontecer a partir do minuto 80 com a introdução de Sofiane Diop e Jeremie Boga, com baliza de Trubin a ser cercada durante vários minutos e dando alguns calafrios para a equipa da Luz.
Ainda assim, o Benfica fez o que já parecia difícil e chegou ao segundo golo da noite com uma verdadeira 'bomba' de Florentino Luís a entrada da área francesa, com um gesto técnico que não é muito costume por parte do médio português.
A de Florentino do meio da rua! #OGCNSLB • #UCL pic.twitter.com/SFJD11aAGj
— SL Benfica (@SLBenfica) August 6, 2025
Este resultado dá mais conforto aos encarnados para o jogo da segunda mão desta eliminatória, no Estádio da Luz, com apito inicial marcado para as 20h00 da próxima terça-feira, dia 12 de agosto e poderá carimbar a passagem para o playoff da Liga dos Campeões, onde irá encontrar o vencedor da eliminatória do Feyenoord-Fenerbahçe, com os neerlandeses a estarem em vantagem, por 2-1, com o golo da vitória a ser marcado por Anis Hadj Moussa, em cima do minuto 90.
Momento do jogo: O avançado do Benfica Ivanovic aproveitou um cruzamento à direita para fazer o primeiro e único golo do encontro. O croata acabou por marcar na estreia com a camisola das águias.
Equipas iniciais
Onze do Nice: Yehvann Diouf, Jonathan Clauss, Antoine Mendy, Dante, Juma Bah, Melvin Bard, Morgan Sanson, Hicham Boudaoui, Badredine Bouanani, Isak Jansson e Terem Moffi.
Suplentes do Nice: Dupé, Boulhendi, Boga, Rosario, Diop, Brahimi, Louchet, Bernardeau, Koutoune, Oppong, Coulibaly e Nguene.
Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis e Franjo Ivanovic.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Diogo Ferreira, Rafael Obrador, Leandro Barreiro, Gianluca Prestianni, Henrique Araújo, Tiago Gouveia, Florentino, Gonçalo Oliveira, João Veloso, Leandro Santos e Diogo Prioste.
Antevisão
Nice e Benfica disputam, esta quarta-feira, o jogo referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, numa fase em que os encarnados se encontram motivados depois da vitória na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting.
Em jogo está algo muito maior do que apenas um lugar no playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões. Isto porque acresce uma oportunidade de encher os cofres dos clubes, com um valor a rondar os 18 milhões de euros por chegar a esta fase da competição, caso o montante seja semelhante ao da temporada passada.
Com uma pré-temporada bem conseguida, o Nice chega a esta partida com apenas uma derrota e um empate em seis partidas de caráter particular realizadas, com a mais recente a ser um triunfo, por 3-2, diante dos ingleses do Sheffield United.
No entanto, o Benfica não terá uma tarefa facilitada perante uma equipa do Nice que foi quarta classificada na Ligue 1 de 2024/25 e tem a 'fome' de alcançar a fase final da Liga dos Campeões pela primeira vez na sua história. O facto de Bruno Lage não poder contar com Kerem Akturkoglu, por lesão, acresce as dificuldades do treinador das águias, que deverá colocar Andreas Schjelderup no seu lugar.
O ambiente na Allianz Riviera promete ser muito fervoroso, com os adeptos franceses a puxarem pela equipa da Côte d'Azur com entusiasmo e esperança de fazer história, já que nunca venceram o conjunto encarnado, que não vai poder contar com o apoio dos benfiquistas, devido a castigo da UEFA relativo a incidentes da temporada passada.
Ainda assim, nem tudo são más notícias para o timoneiro setubalense, já que o conjunto francês também tem uma baixa importante nas escolhas, com Evann Guessand a estar fora das opções de Franck Haise depois de uma alegada lesão, ainda que o atleta esteja muito perto de rumar ao Aston Villa por 35 milhões de euros.
No que ao histórico de confrontos entre os dois clubes não é muito extenso, com apenas um jogo amigável na sua história, em 2022/23, com os encarnados a vencerem confortavelmente por 3-0, com golos a serem marcados por Rafa Silva, Nicolás Otamendi e Gilberto.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada pelo árbitro inglês Michael Oliver, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Nice-Benfica: Águias querem voar em França para confirmar milhões na Luz
Leia Também: Equipa que ganha não mexe (muito). O onze provável de Lage frente ao Nice