Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Clássico entre FC Porto e Benfica decide liderança da I Liga

FC Porto e Benfica defrontam-se no domingo, em um "clássico" da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol que vai definir o líder da competição.

Clássico entre FC Porto e Benfica decide liderança da I Liga
Notícias ao Minuto

10:16 - 11/12/14 por Lusa

Desporto 13.ª jornada

Os "dragões", invictos na competição, recebem as "águias", líderes da prova com três pontos de vantagem para os "azuis e brancos", em jogo a ser disputado a partir das 20:00 de domingo, no Estádio do Dragão, no Porto.

Após o desaire na visita ao Sporting de Braga, na oitava ronda, o Benfica, campeão nacional, somou quatro vitórias consecutivas na I Liga, mostrando-se imperturbável internamente, enquanto, nas competições europeias, se quedou pela fase de grupos da Liga dos Campeões e nem sequer foi repescado para a Liga Europa.

Já o FC Porto, apesar de já ter sido eliminado da Taça de Portugal, esteve bem melhor na "Champions", ao vencer o seu grupo, e, depois dos três empates consecutivos registados para a Liga entre as quarta e sexta jornadas, venceu três vezes seguidas, voltando a deslizar na visita ao Estoril-Praia, na 10.ª, antes de triunfos folgados nas duas últimas rondas.

Antes do "clássico", o Vitória de Guimarães pode intrometer-se provisoriamente entre os "rivais", caso vença na receção ao Rio Ave, também no domingo, no mesmo dia em que o Sporting procura aproximação aos lugares do pódio e somar o terceiro triunfo consecutivo, diante do Moreirense, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Para sábado está marcado um duelo entre pretendentes aos lugares europeus, com o embate entre Belenenses, sexto classificado com 21 pontos, e Sporting de Braga, quinto com 22.

O Paços de Ferreira, que protagoniza um campeonato tranquilo, recebe o Arouca, numa ronda que se inicia na sexta-feira, com a visita do Boavista, à procura da primeira vitória forasteira, ao Vitória de Setúbal, que perdeu nas últimas duas jornadas.

Entre os "aflitos", o Penafiel tenta a sua segunda vitória consecutiva na receção ao Nacional, moralizado pelo triunfo no dérbi madeirense, e o "lanterna vermelha" Gil Vicente procura o primeiro triunfo na competição na receção à Académica, primeira equipa acima da zona de despromoção.

A penúltima jornada do ano da I Liga termina no domingo, com o duelo entre Marítimo e Estoril-Praia, que ocupam lugares do meio da tabela classificativa, que vai partilhar as atenções, além do horário, com o "clássico".

Programa da 13.ª jornada da I Liga:

- Sexta-feira, 12 dez:

Vitória de Setúbal -- Boavista, 20:30 (SportTV).

- Sábado, 13 dez:

Penafiel -- Nacional, 16:00.

Gil Vicente -- Académica, 16:00.

Paços de Ferreira -- Arouca, 16:00.

Belenenses -- Sporting de Braga, 20:15 (SportTV).

- Domingo, 14 dez:

Vitória de Guimarães -- Rio Ave, 16:00 (SportTV).

Sporting -- Moreirense, 18:00 (SportTV).

FC Porto -- Benfica, 20:00 (SportTV).

Marítimo -- Estoril, 20:00.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório