A imprensa nacional, nomeadamente o jornal A Bola, avançou, esta quarta-feira, a despromoção de St. Juste à equipa B, inserida nas dinâmicas da II Liga.
A radical decisão partiu da estrutura leonina, com o aval do técnico Rui Borges, que já fez saber que não conta com o defesa-central neerlandês na presente temporada.
Em cima disto, pesa que o jogador recusou abandonar Alvalade neste mercado de transferências, tendo recusado duas ofertas do estrangeiro, do Osasuna, de Espanha, e do Union Berlim, da Alemanha.
Com contrato até junho de 2026, St. Juste poderá assinar por qualquer clube a custo zero a partir de 1 de janeiro, data que marca a reabertura do mercado de transferências. Até lá, o defesa vai estar às ordens do técnico João Gião, podendo ser um elemento válido para a jovem equipa leonina, que está de regresso ao segundo escalão do futebol nacional, após sete anos de ausência.
Amorim sempre foi fã
St. Juste chegou a Alvalade em junho de 2022, proveniente dos alemães do Mainz, tendo sido considerado com uma das peças-chave do sistema defensivo de Ruben Amorim. No entanto, as sucessivas lesões impediram o contributo do jogador em campo. No total, esteve mais de 500 dias com o nome inscrito no boletim clínico dos verde e brancos.
Ruben Amorim sempre foi um fã das característica do seu pupilo, que tinha na velocidade e na capacidade de sair com bola as suas grandes armas. "Enquanto eu for treinador do Sporting, ele não vai desistir. As vezes que forem precisas nós levantarmos o St. Juste... nem que eu vá fazer tratamento com ele, metemos lá alguém, ele voltará", disse o técnico agora no Manchester United.
Rui Borges criticou St. Juste publicamente
Com a chegada de Rui Borges, a relação entre ambos ficou marcada por um episódio ocorrido diante do Arouca, em Alvalade, na parte final do campeonato da época passada. O treinador dos leões criticou publicamente a falta de comunicação com o defesa neerlandês.
"Parecia que estava desconfortável, mas tem de mudar o pensamento. Tem que passar a informação de que não está bem e não passou. Tem que ser mais inteligente nesse sentido", afirmou Rui Borges na conferência de imprensa.
Desde então, o jogador foi alternando entre o banco de suplentes e a titularidade, como é o caso na final da Taça de Portugal. Em 2025/26, a recente alteração de sistema tático do 3x4x3 para o vigente 4x2x3x1 tirou espaço de intervenção a St. Juste, de 28 anos, na equipa.
O neerlandês caiu na hierarquia, atrás de Diomande, Gonçalo Inácio, Debast e Eduardo Quaresma e, por isso, ainda não somou um único minuto de utilização.
Refira-se que St. Juste conta com dois campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal de leão ao peito. Na carreira, representou ainda o Heerenveen e o Feyenoord, ambos nos Países Baixos.
Leia Também: Benfica inclui lesionados e Sporting 'risca' alas da lista da Champions
Leia Também: Rui Borges chama seis jovens para treino do Sporting com 19 (!) ausências