O impensável aconteceu. Christantus Uche decidiu 'plagiar' Fábio Silva, esta terça-feira, no momento de publicar um texto despedida dirigido ao Getafe, já depois de ter sido anunciado como reforço do Crystal Palace, tratando-se de algo que está a dar que falar (e muito) nas redes sociais.
O internacional nigeriano, de 22 anos, limitou-se apenas a alterar o nome do clube, trocando a referência do avançado português ao Wolverhampton - ele que rumou ao Borussia Dortmund - para colocar o clube espanhol no seu texto. De resto, tudo igual.
"Quando cheguei ao Wolverhampton pela primeira vez, vim cheio de ambição, sonhos e vontade de causar um impacto real. Eu sei que não cheguei perto de atender às expectativas. Mas o futebol e a vida são mais do que apenas números ou momentos em campo. Durante o meu tempo aqui, cresci, aprendi e, acima de tudo, descobri o verdadeiro significado de família. Foi o que o Wolves me deu. Desde o primeiro dia, as pessoas dentro deste clube garantiram que nunca me faltasse apoio. Eles criaram as condições para que eu tivesse sucesso, para me sentir seguro, para me sentir em casa e, por isso, vou sempre agradecer", começou por escrever o internacional português, na publicação divulgada no passado sábado.
"A todos os treinadores que me guiaram, aos colegas de equipa que estiveram ao meu lado e a todos os membros da equipa que trabalharam incansavelmente nos bastidores: obrigado. A vossa bondade, o vosso profissionalismo e a vossa crença em mim nunca serão esquecidos. Construí amizades aqui que levarei para o resto da minha vida. A vida ensinou-me a nunca desistir, a lutar duas vezes mais quando as coisas não saem como planeado. Sempre tentei manter-me fiel a isso, continuar a perseguir a minha felicidade e bem-estar, mesmo quando o caminho ficou difícil. Saio com um sentimento agridoce, mas também com orgulho, sabendo que dei tudo de mim e nunca parei de tentar", vincou de seguida.
"Agora é hora de um novo capítulo, mas não vou esquecer onde estive. Serei sempre mais um apoiante deste clube. Obrigado, Wolverhampton. Do fundo do meu coração", completou o ex-FC Porto, que acabaria por ser imitado, três dias depois, pela 'cara nova' da Premier League.
© Reprodução Instagram Fábio Silva
© Reprodução Instagram Christantus Uche
Fábio Silva estreia-se na Alemanha
Tal como o Desporto ao Minuto havia anunciado atempadamente, Fábio Silva trocou o Wolverhampton pelo Borussia Dortmund, na passada sexta-feira, num acordo válido até 2030 que poderá custar um 'bolo' total de 26,5 milhões de euros aos cofres dos germânicos.
O avançado de 23 anos teve, desde cedo, o estatuto de jovem promissor em Portugal, tendo passado pelas formações de FC Porto e Benfica. O avançado luso deu os primeiros passos no Nogueirense e no Gondomar, até que despertou a atenção do clube da cidade Invicta, que o contratou em 2009/10. Ao fim de cinco anos de dragão ao peito, Fábio Silva mudou-se para o Benfica, onde esteve duas temporadas nos iniciados, regressando depois ao FC Porto. Bastaram duas épocas de afirmação nos juvenis e nos juniores para, em 2019/20, dar o salto para os escalões profissionais.
Chamado por Sérgio Conceição, Fábio Silva estreou-se na equipa principal e disputou um total de 21 partidas, com o registo de três golos e duas assistências, para além de três encontros na formação B. Seria o suficiente para que, no verão de 2020, o Wolverhampton investisse 40 milhões de euros na sua contratação.
A verdade é que o internacional português integrou o plantel principal dos Wolves nas primeiras duas épocas, mas não escapou a uma 'onda' de empréstimos. Em 2022/23, 'dividiu-se' entre Anderlecht e PSV, antes de uma época em que ainda esteve no Molineux durante a primeira metade, com 10 jogos disputados, seguindo-se uma cedência temporária ao Rangers. Já na época passada, Fábio Silva esteve cedido ao Las Palmas, não evitando a queda da La Liga para a segunda divisão espanhola. Os Wolves recebem, assim, pouco mais de metade do que pagaram pelo ex-FC Porto.
Leia Também: Oficial: Fábio Silva confirmado no Borussia Dortmund
Leia Também: Acordo fechado. Fábio Silva deixa Wolves para rumar ao Borussia Dortmund