Fábio Silva já decidiu o seu futuro e prepara-se para deixar o Wolverhampton rumo ao Borussia Dortmund , com a viagem a acontecer já esta quinta-feira. Os exames médicos estão marcados para as próximas horas, segundo apurou o Desporto ao Minuto., pelo que o negócio deverá ser oficializado esta sexta-feira.
Tal como já havido sido noticiado pelo nosso jornal esta quarta-feira, o avançado português será transferido por uma verba fixa de 22,5 milhões de euros, aos quais se poderão somar ainda quatro milhões em variáveis estabelecidas entre os dois clubes. Contas feitas, o negócio poderá ficar selado na ordem dos 26,5 milhões de euros.
Já depois do acordo alcançado entre as equipas da Premier League e da Bundesliga, Fábio Silva deu o 'sim' que faltava para a concretização da transferência, mediante a definição dos termos pessoais do acordo, uma vez que essa era precisamente a parte que faltava para decidir o futuro do ex-FC Porto.
De referir ainda que, na passada terça-feira, Fábio Silva já se tinha despedido do plantel do Wolverhampton, orientado pelo treinador português Vítor Pereira, na sequência do triunfo diante do West Ham (3-2) na Taça da Liga inglesa, em encontro disputado no Molineux. Será a sua primeira aventura na Bundesliga.
Sucessivos empréstimos fora da Premier League
Fábio Silva teve, desde cedo, o estatuto de jovem promissor em Portugal, tendo passado pelas formações de FC Porto e Benfica. O avançado luso deu os primeiros passos no Nogueirense e no Gondomar, até que despertou a atenção do clube da cidade Invicta, que o contratou em 2009/10. Ao fim de cinco anos de dragão ao peito, Fábio Silva mudou-se para o Benfica, onde esteve duas temporadas nos iniciados, regressando depois ao FC Porto. Bastaram duas épocas de afirmação nos juvenis e nos juniores para, em 2019/20, dar o salto para os escalões profissionais.
Chamado por Sérgio Conceição, Fábio Silva estreou-se na equipa principal e disputou um total de 21 partidas, com o registo de três golos e duas assistências, para além de três encontros na formação B. Seria o suficiente para que, no verão de 2020, o Wolverhampton investisse 40 milhões de euros na sua contratação.
A verdade é que o internacional português integrou o plantel principal dos Wolves nas primeiras duas épocas, mas não escapou a uma 'onda' de empréstimos. Em 2022/23, 'dividiu-se' entre Anderlecht e PSV, antes de uma época em que ainda esteve no Molineux durante a primeira metade, com 10 jogos disputados, seguindo-se uma cedência temporária ao Rangers. Já na época passada, Fábio Silva esteve cedido ao Las Palmas, não evitando a queda da La Liga para a segunda divisão espanhola. Os Wolves recebem, assim, pouco mais de metade do que pagaram pelo ex-FC Porto.
Leia Também: Wolves e Dortmund já têm acordo. Fábio Silva tem a última palavra