A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou um vídeo, esta sexta-feira, a dar conta da homenagem feita a Diogo Jota, logo no início da conferência de imprensa de Roberto Martínez, na cidade do Futebol, onde foi anunciada a lista de convocados para o arranque da fase de qualificação para o Mundial'2026, com duelos diante de Arménia e Hungria.
A imagem do antigo internacional português - que morreu na sequência de um acidente de viação em Espanha, no passado dia 3 de julho, juntamente com o irmão André Silva, ex-Penafiel - apareceu em destaque no ecrã que surgia atrás do selecionador nacional, ele que começou por destacar precisamente a ausência de peso do ex-Liverpool.
"É o primeiro estágio sem Diogo Jota. Queremos honrar a sua memória. Estará connosco e será mais uma força para os nossos objetivos. É uma luz para nós. Vamos carregar o seu espírito no nosso coração. Ganharemos por ele e pelo seu irmão. O número de jogadores será de 23 e mais um, Diogo Jota", começou por dizer.
"Um aspeto humano, mas acho que a essência do Diogo era união. O Diogo queria ganhar o Mundial. Estamos aqui para lutar e atingir o sonho. A camisola 21 de Diogo Jota passa para Ruben Neves. Continua no relvado e com todos nós", vincou de seguida o selecionador nacional.
Roberto Martínez foi ainda desafiado a explicar o motivo pelo qual Rúben Neves, grande amigo de Diogo Jota, assumiu a 'herança' da camisola 21, acabando por falar de uma decisão... da família do antigo futebolista.
"Acho que seria importante o Ruben Neves falar disso. Acho que o Ruben teve uma relação muito próxima com o nosso Diogo. É a pessoa ideal para representar Diogo Jota. Não é uma decisão minha, nem da Federação. É uma decisão da família de Diogo Jota", esclareceu o técnico espanhol.
O melhor é ver o vídeo.
Leia Também: De honrar Diogo Jota ao 'ataque' ao Mundial. Tudo o que disse Martínez
Leia Também: Camisola de Diogo Jota passa para Rúben Neves a "pedido da família"