O Benfica recorreu às redes sociais, esta terça-feira, para assinalar um ano desde a morte de Sven-Goran Eriksson, que abalou o mundo do futebol no dia 26 de agosto de 2025.
"1 ano de saudade. Para sempre na nossa memória, Sven-Goran Eriksson", fez questão de recordar o clube da Luz, na sua conta oficial da rede social X (antigo Twitter).
Recorde-se que o antigo treinador sueco perdeu a vida aos 76 anos, na sequência de uma longa batalha contra um cancro no pâncreas, em fase terminal, já depois de ter orientado os destinos do Benfica em dois períodos distintos: o primeiro entre 1982 e 1984, seguindo-se uma aventura entre 1989 e 1992.
🤍 1 ano de saudade. Para sempre na nossa memória, Sven-Göran Eriksson! pic.twitter.com/aKm7tTRwYh
— SL Benfica (@SLBenfica) August 26, 2025
Natural de Sunne, na Suécia, Sven-Goran Eriksson deu os primeiros passos no país natal, ao serviço de Degerfors IF e IFK Goteborg, antes de se projetar para o mais elevado panorama europeu, com o 'salto' para o Benfica, que orientaria em duas períodos distintos da carreira.
No currículo, contou, ainda, com passagens por Itália (AS Roma, Fiorentina, Sampdoria e Lazio), Inglaterra (seleção, Manchester City, Notts County e Leicester City), México (seleção), Costa do Marfim (seleção), Tailândia (BEC Tero Sasana), Emirados Árabes Unidos (Al-Nasr) e China (Guangzhou City, Shanghai SIPG e Shenzeh FC). A última experiência da extensa carreira teve lugar entre 2018 e 2019, ao leme da seleção das Filipinas.
Ao longo da carreira, conquistou um total de 19 títulos, com destaque para uma Supertaça Europeia, uma Taça das Taças, uma Taça UEFA, três campeonatos portugueses, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça de Portugal.
Lembra-se da homenagem na Luz?
Muito acarinhado pelos adeptos em geral, Sven-Goran Eriksson já tinha revelado, em 2024, que não iria ter mais do que um ano de vida, pelo que, ainda antes da sua partida, foi recebendo várias homenagens, com destaque para o gesto do Benfica, durante um duelo frente ao Olympique Marseille (2-1), a contar para a Liga Europa, em abril de 2024.
Durante o intervalo da partida referente à primeira mão dos 'quartos' da prova europeia, Sven-Goran Eriksson recebeu uma enorme ovação por parte dos mais de 60 mil adeptos presentes no Estádio da Luz, enquanto era abraçado e aplaudido por antigos jogadores ligados ao Benfica. Também o presidente Rui Costa juntou-se, na altura, à homenagem ao ex-treinador sueco.
Leia Também: Benfica sabe 'despachar' turcos na Luz. Contra Mourinho, o 'fado' é outro