O Chelsea vai utilizar parte do prémio pago aos jogadores pela conquista do Mundial de Clubes para fazer uma doação à família de Diogo Jota e André Silva, irmãos que morreram no passado dia 3 de julho, num acidente de viação em Zamora, Espanha, revela o The Athletic.
O clube de Londres foi o grande vencedor da renovada competição que decorreu, entre junho e julho deste ano, nos Estados Unidos da América e encaixou cerca de 98 milhões de euros em prémios atribuídos pela FIFA.
Ora, a direção do Chelsea decidiu tirar 13,2 milhões de euros deste bolo para distribuir, em partes iguais, pelos jogadores e, em consonância com o plantel, também definiu que o mesmo montante individual vai ser destinado aos familiares de Diogo Jota.
Feitas as contas, trata-se de um pagamento de cerca de 427 mil euros que cada jogador do Chelsea - que esteve na competição - vai receber, tal como a família do eterno camisola 20 do Liverpool.
Inglaterra prepara-se, assim, para assistir a um gesto nobre por parte do Chelsea, que não olhou a rivalidades na hora de homenagear Diogo Jota e o irmão, depois da trágica morte de ambos.
De resto, em terras de Sua Majestade o avançado português tem sido alvo das mais diversas homenagens, apesar do momento menos feliz que se viveu em Wembley, em plena Supertaça, no passado domingo, aquando os adeptos do Crystal Palace não respeitaram o minuto de silêncio de tributo a Diogo Jota.
O caso gerou a revolta dos adeptos do Liverpool e não só. Houve também quem pedisse aos eagles que identificasse publicamente os autores do ato condenável que 'manchou' o arranque da nova temporada inglesa 2025/26.
Anfield prepara homenagem
O Liverpool vai iniciar a defesa do título inglês já amanhã, sexta-feira, com um duelo caseiro frente ao Bournemouth, na ronda inaugural da nova edição da Premier League. Anfield fará uma homenagem sentida a Diogo Jota ainda antes do pontapé de saída, com direito a um mosaico nas bancadas e a um minuto de silêncio - esse sim, que será respeitado na sua íntegra.
Recorde-se ainda que os jogadores do Liverpool vão entrar em campo, ao longo desta nova temporada, com a inscrição 'Forever 20' nas camisolas e casacos de jogo. O número 20 foi, de resto, eternizado pelo clube inglês e retirado de todos os escalões e equipas. Ou seja, mais ninguém poderá usar o dorsal 20 na história do Liverpool.
Os reds também já anunciaram que vão construir uma estátua memorial em Anfield para Diogo Jota, que marcou 65 golos num total de 182 jogos com a camisola do Liverpool, clube ao qual chegou no verão de 2020, oriundo do Wolverhampton. Ao mesmo tempo, também será criado um programa de formação com o nome de Diogo Jota.
Recorde-se que Diogo Jota e André Silva morreram na sequência de um acidente de viação em Zamora, Espanha, depois da viatura onde seguiam ter-se despistado após o rebentamento de um pneu. O embate acabaria por resultar num incêndio e ambos os jogadores acabaram por perder a vida.
[Notícia atualizada às 09h43]
Leia Também: Chelsea conta milhões do Mundial. Parte vai para a família de Diogo Jota
Leia Também: Jota será homenageado com minuto de silêncio na 1.ª jornada da Premier