A UEFA atualizou, esta quarta-feira, os coeficientes dos clubes e os rankings que afetam as próximas cinco temporadas no futebol europeu. No que diz respeito às equipas portuguesas, Benfica, Sporting e Vitória SC subiram no ranking, enquanto FC Porto e SC Braga desceram.
As águias são a equipa portuguesa melhor posicionada no ranking da UEFA, ocupando atualmente o 11.º lugar. Apesar de estar em queda (dez lugares), o FC Porto é ainda a segunda melhor equipa portuguesa, situada no 28.º posto, à frente do Sporting, bicampeão nacional.
O Vitória SC foi recompensado pelo bom desempenho- oitavos de final- na Liga Conferência 2024/25, o que valeu uma subida no ranking, estando agora no 82.º lugar. À semelhança do FC Porto, o Sp. Braga também sofreu uma queda (quatro lugares) no ranking, estando agora no 52.º posto..
Quanto ao topo do ranking, o Real Madrid continua na liderança, à frente de Bayern Munique e Inter de Milão, vice-campeão europeu. O PSG, atual vencedor da Liga dos Campeões, assume a sexta posição no ranking.
Confira o top-10 europeu:
1.º Real Madrid (117.500 pontos)
2.º Bayern Munique (108.250 pontos)
3.º Inter (107.250)
4.º Manchester City (102.750)
5.º Liverpool (101.500)
6.º Paris SG (94.500)
7.º Bayer Leverkusen (85.250)
8.º Borussia Dortmund (83.250)
9.º Barcelona (83.250)
10.º Roma (80.500)
De recordar que estes coeficientes são contabilizados tendo em conta as prestações das equipas nas três competições europeias de clubes - Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. Este ranking serve, posteriormente, para definir, entre outras coisas, quantas vagas terá cada país para as respectivas ligas europeias.
Na presente temporada, Sporting já tem entrada garantida na fase de liga da Liga dos Campeões. Por seu turno, o Benfica terá de medir forças com o Fenerbahçe no playoff, o último passo para chegar à desejada fase regular da maior prova de clubes. Do lado adversário estará, assim, José Mourinho, que já começou com os ditos 'jogos psicológicos'.
"O adversário seguinte [Benfica] é um clube gigante com a segunda mão a ser disputada em Lisboa. Um clube que gastou uma quantia incrível de dinheiro para tornar a equipa mais forte. Vai ser, claro, uma missão gigante, mas vamos desfrutar do primeiro jogo em casa e ver aquilo que podemos fazer", explicou o treinador luso, numa clara alusão aos reforços milionários que os encarnados contrataram nesta janela de transferências, tais como Richard Ríos ou Franjo Ivanovic.
O FC Porto repete nova presença na fase de liga da Liga Europa, enquanto o Sp. Braga terá de passar por um playoff.
Leia Também: [0-0] PSG-Tottenham: Rola a bola