Está instalada a polémica, no futebol inglês, e tudo por culpa... da Amazon. Mais concretamente, da série documental 'Built in Birmingham: Brady & the Blues', que estreou, no passado dia 1 de agosto, no serviço de 'streaming' Prime Video.
Esta produção traz a público os 'bastidores' de tudo aquilo que se passou entre agosto de 2023, quando Tom Brady, 'lenda viva' da NFL, se tornou num dos acionistas minoritários do Birmingham City, e o final da passada temporada, que culminou na conquista do título de campeão da League One e consequente promoção ao Championship.
A controvérsia reside num dos cinco episódios em particular, no qual o antigo jogador de futebol americano aponta o dedo a Wayne Rooney, que orientou o clube por um curto período, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, durante uma conversa com o 'braço direito', Ben Rawitz, afirmando: "Estou um pouco preocupado com a ética de trabalho do nosso treinador".
Este trecho não demorou a tornar-se viral, e, mereceu uma resposta por parte do próprio visado, no arranque do seu próprio podcast, intitulado 'The Wayne Rooney Show', que começou a ser transmitido pela estação televisiva britânica BBC Sport.
"Penso que o Tom veio ter connosco uma vez, que foi no dia antes de um jogo. Foi, de qualquer maneira, quando os dias começam a ser um pouco mais leves. E não me parece que tenha, na verdade, percebido assim tão bem aquilo que é o futebol. Aquilo de que ele percebe é de ser um trabalhador árduo, nós sabemos disso. O futebol não é a NFL. A NFL funciona durante três meses por ano. Os jogadores também precisam de descansar, por isso, penso que ele foi bastante injusto pela maneira como veio a público retratar assim a questão", atirou.
"Ouçam, eu respeito muito o Tom Brady. Ele é um dos melhores, se não o melhor atleta de sempre, e o Birmingham City parece estar a funcionar bem, agora, o que é bom. E penso que aquilo que eles fizeram foi livrarem-se dos jogadores de que precisam de livrar-se", prosseguiu.
"Quando eu cheguei ao Birmingham City, aquilo estava uma verdadeira confusão, daí o facto de os jogadores não serem verdadeiramente aqueles de que o clube precisava para seguir em frente. Tiveram Tony Mowbray e Gary Rowett, depois de mim, e também tiveram dificuldades", completou.
Uma carreira... infeliz
Wayne Rooney continua a ser tido como um dos melhores jogadores da história do futebol inglês, em grande parte, fruto de tudo aquilo que alcançou, ao serviço do Manchester United, entre 2004 e 2017, quando somou um total de 253 golos ao cabo de 559 partidas oficiais.
No entanto, a carreira de treinador está longe de ser igualmente brilhante. A primeira experiência acabou, de resto, por ser a mais longa, quando orientou o Derby County, entre 2020 e 2022. Daí, seguiram-se passagens por DC United, Birmingham City e, mais recentemente, Plymouth Argile.
Mais precisamente, no Birmingham City, o antigo avançado esteve no cargo durante apenas... 15 jogos. Pelo meio, registou nove derrotas, quatro empates e duas vitórias.
Leia Também: Tom Brady e Sofia Vergara vivem "romance de verão" em Ibiza