É sob um clima de intensa consternação que o FC Porto recebe, na noite de segunda-feira, o Vitória SC, em jogo a contar para a primeira jornada do campeonato português.
Os dragões deveriam ter dado o pontapé de saída na edição 2025/26 da I Liga no passado sábado, mas a estreia do candidato ao título foi adiada, para a noite desta segunda-feira, por conta da morte súbita de Jorge Costa, antigo internacional português e atual diretor de futebol dos dragões, que morreu na passada terça-feira vítima de uma paragem cardiorrespiratória, aos 53 anos.
O encontro tem um carácter especial para as duas equipas. É que o treinador italiano do FC Porto Francesco Farioli, mas também Luís Pinto, técnico dos vimaranenses, estreiam-se de forma oficial ao serviço das respetivas equipas. Os dois timoneiros são absolutos estreantes não só nos clubes, mas também na I Liga.
Depois de enfrentar o Atlético de Madrid na pré-época, o FC Porto virou as atenções para o campeonato português onde vai medir forças o Vitória SC, que perdeu diante do Desportivo de Chaves no último jogo de preparação para a nova temporada.
O histórico do confronto mostra que a turma de Francesco Farioli e equipa de Guimarães encontraram-se 183 vezes, com dragões em clara vantagem: 120 vitórias contra 25 vitórias de turma de Luís Pinto. No Estádio do Dragão, o FC Porto Porto tem a vantagem nos duelos contra o Vitória SC: 67 triunfos em 87 partidas, enquanto equipa de Guimarães tem apenas triunfos nas visitas aos azuis e brancos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada por António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Francesco Farioli:
Morte de Jorge Costa: "Têm sido dias muito difíceis para todos nós, não é fácil lidar com este tipo de emoções. A única coisa que depende de nós, e que queremos fazer, é honrar a memória e o legado do Jorge Costa. Sempre que treinarmos aqui, no relvado do Olival, recordaremos a imagem dele ali sentado e eu sinto que o Jorge vai estar sempre connosco."
ADN do FC Porto: "A prontidão para competir não é algo que surge hoje, amanhã ou no dia seguinte, é algo que tem de estar sempre presente e temos de seguir o exemplo do Jorge, a sua paixão pelo clube e tentar demonstrar o ADN dele dentro do campo. Quando ele voltou ao FC Porto como Diretor do Futebol Profissional o seu sonho era este, recuperar a mística do clube, implementar um certo tipo de futebol e os melhores comportamentos fora de campo. Fazer isso acontecer é responsabilidade nossa."
Adversário: "Historicamente é um adversário difícil, especialmente nos últimos anos, é um clube que tem conseguido bons resultados nas últimas temporadas e que tem competido sempre pelos cinco primeiros lugares do campeonato. Mudaram de treinador, tal como nós, tiveram uma boa pré-época, fizeram muitos jogos e temos de estar preparados para este embate, porque eles vêm cá dar tudo. Temos de abordar o jogo com a mentalidade certa, com vontade de ditar o ritmo desde o primeiro minuto e temos de dar o máximo."
Luís Pinto:
Equipa focada: "Foi uma semana em que a equipa demonstrou estar preparada e entusiasmada para iniciar o campeonato, para voltar a competir, sabendo que vamos defrontar um adversário com bastante qualidade e que vai fazer com que o jogo seja extremamente rico e interessante."
Manter a identidade: "Queremos entrar em todos os jogos para vencer. O respeito tem de estar presente para com o adversário, mas também para connosco. A humildade tem de estar presente. Temos de ser rigorosos, mas também corajosos e ambiciosos para conseguir os três pontos. Temos de saber colocar o jogo na intensidade que nos interessa. Obviamente temos de saber reconhecer as valências do adversário. Temos de nos agarrar muito ao que é o Vitória enquanto instituição."
Estreia na elite: "O sentimento é de entusiasmo e de orgulho. Mas, na nossa profissão, isso acaba por ser o ponto menos importante. O mais importante é o facto de o Vitória iniciar o campeonato. Queremos começar da melhor forma. O trabalho de um treinador é colocar o coletivo acima do individual."
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-V
Vitória SC: V-D-V-V-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, Pepê, Borja Sainz e Samu.
Vitória SC: Juan Castillo, Rika Ribeiro, Miguel Nóbrega, Paulo Vitor, Orest Lebedenko, Telmo Arcanjo, Mitija Mitrovic, Diogo Sousa, Fabio Blanco, José Bica e Nélson Oliveira.
Ausências
FC Porto: Francisco Moura (lesionado).
Vitória SC: Samu Silva e Óscar Rivas (lesionados).
Leia Também: Farioli projeta FC Porto: "Cabe-nos concretizar o sonho de Jorge Costa"