Volta a Portugal. 'Rivais' na estrada, mas companheiros de treino

As 'rivalidades' no pelotão 'esgotam-se' nas corridas, com a maioria dos ciclistas, como o líder da montanha e dos pontos Hugo Nunes, a treinar na companhia de 'adversários', sempre com a preocupação de não revelar segredos das suas equipas.

Rivais de equipa treinam juntos na Volta a Portugal

© Lusa

Lusa
11/08/2025 08:54 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Volta a Portugal

"Cada um faz o seu trabalho, cada um tem o seu treinador. Mas isto é um bocado diferente do futebol, porque no futebol eles treinam todos em equipa e competem contra outras equipas. No ciclismo, somos todos amigos, acabamos por treinar juntos e é uma animação. É sempre melhor do que treinar sozinho", destaca à Lusa o vencedor da terceira etapa.

 

Hugo Nunes treina com Diogo Barbosa, Diogo Pinto e Francisco Campos, todos da AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense, e vão aparecendo "mais uns miúdos sub-23, de equipas de clube" para se juntar aos profissionais, que, apesar de rivais na estrada, se animam uns aos outros.

"Como não temos um centro de estágios, e não estamos normalmente em estágios com a equipa, vamos optando por ter colegas de treino que, por vezes, não são da nossa equipa. Encontramo-nos para treinar porque acabamos por nos sentir mais seguros por não estarmos na estrada sozinhos", explica Francisco Campos, primo por afinidade do 'rei da montanha' e líder da classificação por pontos da Volta.

Mas nem a amizade forjada por muitas horas passadas lado a lado na estrada impede que haja picardias, como reconhece o sprinter da equipa algarvia: "Às vezes até nos chateamos um bocadinho, quando um está a puxar muito e o outro quer ir mais devagar".

Talvez por isso, Adrián Bustamante confesse que preferencialmente prefere treinar sozinho, sem a companhia do amigo e compatriota Santiago Mesa (Efapel), com quem até divide casa.

"Dia a dia, tenho de cumprir um plano de treino, fazer trabalho específico. Prefiro estar concentrado a fazer essas coisas. Mas quando tenho de fazer duas horas [a rolar], e o treinador diz para eu ir até à praia, tomar um café e ir tranquilo, então sim digo para ele vir. Às vezes, é complicado, porque eu tenho de fazer duas horas e ele três ou quatro, mas diz-me 'acompanho-te durante duas e depois segues", diz à Lusa, em jeito bem-disposto o colombiano da Gi Group-Simoldes-UDO.

Durante as horas a pedalar juntos, os ciclistas vão falando de tudo e mais alguma coisa, desde a vida pessoal, aos resultados das corridas e, claro, das suas próprias equipas, num delicado balanço que exclui "alguns pormenores mais privados", como refere Nunes.

"Costumo treinar com colegas para aí de três equipas diferentes. O Gonçalo Amado, o Daniel Dias [ambos da Rádio Popular-Paredes-Boavista], o Rui e o Ivo Oliveira, que estão numa equipa WorldTour, o João Silva, que está numa equipa sub-23 ainda. Temos o que partilhamos e o que não partilhamos. Há coisas que não devem sair de dentro de 'casa', por assim dizer. Mas há outras coisas que partilhamos uns com os outros, vamos aprendendo e crescendo todos juntos", descreve à Lusa António Ferreira.

Ainda assim, o ciclista da Efapel garante que "a rivalidade existe sempre". "Mas temos de nos lembrar que treino é treino e corrida é corrida", pontuou.

Ferreira tem o privilégio de treinar com um campeão olímpico, revelando que ele e os outros costumam brincar com Rui Oliveira, o ciclista da UAE Emirates que ganhou o ouro no madison ao lado de Iúri Leitão em Paris2024.

"Às vezes, há pessoas que não o conhecem à primeira na estrada e brincamos com isso. Dizemos que as pessoas têm dificuldade em acreditar que ele é campeão olímpico. Por aí é engraçado. É muito bom ter dois ciclistas como o Rui e o Ivo, que estão num nível completamente diferente, a treinar connosco e poder ver de perto como é que eles trabalham é muito bom", salientou.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão13
2Sp. Braga13
3Arouca13
4Gil Vicente13
5Sporting13
6Moreirense13
7Benfica00
8Estoril00
9Estrela00
10FC Porto00
11Rio Ave00
12Vitória SC00
13Alverca10
14AVS10
15C.D. Nacional10
16Casa Pia10
17Santa Clara10
18Tondela10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Piloto da NASCAR escorregou e fraturou clavícula a celebrar vitória

Nascar

Piloto da NASCAR escorregou e fraturou clavícula a celebrar vitória

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas