O Standard Liège, o último clube de Jorge Costa enquanto futebolista, recebeu hoje com "grande tristeza" a noticia do falecimento do antigo defesa central e destacou a "lista impressionante" de títulos na carreira do ex-jogador.
"É com grande tristeza que tomamos conhecimento do falecimento do nosso antigo defesa internacional português Jorge Costa. Ao serviço do Standard de Liège durante a época 2005/06, Jorge Costa passou a maior parte da sua carreira no FC Porto, alcançando uma lista impressionante de conquistas, incluindo uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, oito títulos portugueses e cinco Taças de Portugal", lê-se no site oficial do clube belga.
Numa carreira marcada pela ligação aos 'dragões', o Standard foi o último clube que Jorge Costa representou, tendo realizado 16 jogos pelos belgas em 2006, todos como titular e como totalista.
Em Liège, Costa partilhou o balneário com Sérgio Conceição, na altura também no Standard, acabando por 'pendurar as botas' no final dessa temporada, apesar de ainda ter mais um ano de contrato.
Na primeira metade de 2005/06, Jorge Costa integrou o plantel do FC Porto, mas não somou qualquer minuto com Co Adriaanse, acabando por entrar em 'choque' com o técnico neerlandês.
O antigo jogador do FC Porto, e até agora diretor para o futebol profissional, morreu hoje aos 53 anos.
Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Leia Também: A mensagem sentida deixada por Sérgio Conceição após morte de Jorge Costa