A presença portuguesa na seleção da Coreia do Sul vai aumentar no decorrer dos próximos dias. O Desporto ao Minuto apurou esta sexta-feira que Pedro Roma e Nuno Matias são os mais recentes membros que irão fazer parte da equipa técnica da seleção asiática, que já assegurou a presença no Campeonato do Mundo de 2026, que decorrerá no Canadá, Estados Unidos da América e México.
Indicados por João Aroso, treinador-adjunto principal do selecionador Hong Myung-Bo, os dois elementos oriundos de Portugal juntam-se à estrutura que também integra o analista Tiago Maia, que já tinha sido indicado pelo ex-Famalicão.
Pedro Roma, de 53 anos, é treinador de guarda-redes. Antigo guardião da Académica, Roma deixa para trás duas ligações distintas às camadas jovens de Portugal. Esteve nas seleções jovens portuguesas desde 2011 a 2019 e de 2023 até agora. Esteve ainda na seleção do Bahrain entre 2019 e 2023.
Por seu turno, Nuno Matias, de 41 anos, assume as funções de preparador-físico, ele que estava a trabalhar há várias temporadas no Benfica, inclusive ligado à equipa principal.
Qualificação para o Mundial'2026 já assegurada
A Coreia do Sul, com um triunfo por 2-0 no Iraque, e a estreante Jordânia, vencedora por 3-0 em Omã, qualificaram-se, no passado dia 5 de junho para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026.
A formação jordana venceu em Muscat com um hat-trick de Ali Olwan (45'+7, de penálti, 51' e 64') e, para se qualificar, precisava ainda do triunfo dos sul-coreanos, que só necessitavam de empatar e ganharam em Basra, com tentos de Kim Jingyu (63') e Oh Hyeongyu (83').
Após cumpridas nove das 10 jornadas do Grupo B da terceira fase de qualificação asiática, a Coreia do Sul passou a contar 19 pontos e a Jordânia ficou com 16, nos dois lugares de apuramento direto. Seguem-se Iraque, com 12, e Omã, com 10.
Enquanto a Jordânia cumprirá a primeira participação no Mundial, a Coreia do Sul vai para a 12.ª, e 11.ª consecutiva, desde 1986, tendo como melhor registo o quarto lugar conquistado em casa, na edição de 2002, também disputada em solo japonês.
Coreia do Sul e Jordânia aumentam para sete o lote de qualificados, juntando-se a Argentina (América do Sul), Irão, Japão e Uzbequistão (Ásia) e Nova Zelândia (Oceânia).
A 23.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol realiza-se de 11 de junho a 19 de julho de 2026, no Canadá, Estados Unidos e México, que vão disputar a prova como anfitriões.
Leia Também: Ianis Stoica reforça o ataque do Estrela da Amadora