Domingos Paciência nomeado diretor da FPF para a seleção principal

O antigo avançado Domingos Paciência vai ser o diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) responsável pela seleção principal, anunciou hoje o organismo, que promoveu ainda Óscar Tojo de coordenador para Diretor Técnico Nacional (DTN).

Belenenses vs Rio Ave

© Lusa

Lusa
24/07/2025 18:36 ‧ há 1 semanas por Lusa

Desporto

Federação Portuguesa de Futebol

Nomeado coordenador técnico nacional no início de junho, o fisiologista especializado em alto sobe na estrutura federativa, para DTN, substituindo o ex-treinador de Sporting de Braga e Sporting, que "ascende a partir desta quinta-feira a responsável máximo pela ligação entre o presidente da FPF, Pedro Proença, e a seleção nacional AA".

 

"Uma aposta forte da direção da FPF, que visa preparar com todas as condições necessárias a participação de Portugal no Campeonato do Mundo de 2026, cuja qualificação começa já no mês de setembro e que exige um elemento em dedicação exclusiva", lê-se no referido comunicado.

A reorganização foi apresentada hoje aos treinadores e elementos do staff das seleções nacionais de formação por Proença, que foi eleito em 14 de fevereiro, e pela secretária-geral, Helena Pires.

O também diretor Toni continua a partilhar o pelouro da seleção nacional com Domingos Paciência, tal como informou a FPF em 18 de março, com o antigo jogador e treinador do Benfica detendo ainda a tutela da Fundação FPF.

Segundo a FPF, "a nova estrutura técnica nacional tem como objetivo atualizar e adaptar toda a orgânica do futebol nacional à realidade atual".

"É um modelo que vai ao encontro da visão desta direção e do presidente, de unir todo o futebol. Temos duas áreas novas: o scouting e inteligência desportiva, para dar resposta às necessidades das equipas técnicas, tal como acontece nos clubes de topo. Queremos desenvolver o futebol de base com a proximidade com as associações distritais, os coordenadores técnicos e a criação de uma identidade técnica que vá de sul a norte, passando pelas ilhas", referiu Óscar Tojo, citado pela FPF.

O organismo apresenta como objetivos conseguir "valor acrescentado para as seleções nacionais, promovendo uma ligação mais coesa entre todos os níveis do futebol em Portugal".

"Estamos preparados para dar agora o passo em frente ao começar a comunicar com os clubes, preparar as intervenções das seleções nacionais nas várias vertentes, para dar resposta ao talento em Portugal", rematou Tojo.

Leia Também: Custódio Castro na lista de treinadores no curso de nível IV da UEFA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo regressou ao Al Nassr com golo: "A fome nunca passa"

Pré-época

Cristiano Ronaldo regressou ao Al Nassr com golo: "A fome nunca passa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Mundial de Ralis anuncia calendário para 2026 e vem a Portugal

WRC

Mundial de Ralis anuncia calendário para 2026 e vem a Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas