Powered bySolverde
Disclaimer

Olímpicos e desportistas lusos emocionados com a morte de Diogo Jota

Desportistas portugueses, como o campeão olímpico Rui Oliveira, uniram-se no pesar pela morte do futebolista Diogo Jota, com o tenista Francisco Cabral a dizer que quer jogar a segunda ronda de pares de Wimbledon com um 'fumo' negro.

LIVERPOOL, ENGLAND - JULY 03: Tributes are laid for Liverpool player Diogo Jota at Anfield on July 03, 2025 in Liverpool, England. The current Liverpool player and Portugal international Jota died in a car crash in Zamora, Spain at the age of 28. (Photo b

© Getty Images

Lusa
03/07/2025 16:34 ‧ há 11 horas por Lusa

Desporto

Óbito

impossível ficar indiferente à trágica perda [com] que nos deparamos esta manhã. A vida consegue ser cruel e injusta em formas das quais não esperamos. Um abraço solidário a toda família, mulher e filhos", escreveu Miguel Oliveira, piloto português do MotoGP, numa publicação ilustrada com uma fotografia de Diogo Jota e do irmão André Silva, futebolista do Penafiel.

 

O internacional português de 28 anos e o seu irmão, futebolista do Penafiel de 25, morreram hoje de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.

As 'stories' da rede social Instagram foram o meio preferencial para alguns dos principais atletas nacionais manifestarem o pesar pelo trágico acidente, com o ciclista Rui Oliveira, campeão olímpico de madison em Paris2024 -- ao lado de Iúri Leitão -- e grande fã de futebol, a publicar uma foto de Diogo Jota acompanhada de um coração branco e uma estrela.

Também o seu gémeo Ivo Oliveira, sagrado campeão nacional de fundo no domingo, escolheu um coração branco para partilhar a publicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a mesma escolhida por Nelson Oliveira, o ciclista português com mais presenças em grandes Voltas.

O canoísta Fernando Pimenta, duas vezes medalhado olímpico, notou que "somos um sopro", enquanto a judoca Telma Monteiro, bronze nos -57 kg no Rio2016, partilhou a notícia com um 'emoji' de mãos em oração.

Vice-campeã olímpica do triplo salto em Tóquio2020, Patrícia Mamona publicou uma fotografia em que surge ao lado de Diogo Jota com a legenda "sem palavras", enquanto o nadador Diogo Ribeiro, campeão mundial dos 50 e 100 metros mariposa, partilhou o comunicado da FPF.

"Um dia muito triste para o desporto português. A Comissão de Atletas Olímpicos lamenta o falecimento do futebolista internacional Diogo Jota e do seu irmão, também jogador profissional André Silva", lê-se nas redes sociais da CAO, que apresenta "sentidas condolências à família, amigos, FPF, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e aos clubes" que os irmãos representaram.

No mundo do ténis, as reações foram muitas -- até o lendário Rafael Nadal endereçou apoio à família e amigos dos irmãos após "uma notícia tão triste e dolorosa" -, com Francisco Cabral a recordar, ainda no court, após a sua estreia vitoriosa em Wimbledon, o futebolista.

"É um grande nome, não apenas em Portugal mas no mundo. Era uma grande pessoa, com uma bonita família e três filhos", disse o número um nacional de pares.

Cabral e o parceiro austríaco Lucas Miedler qualificaram-se para a segunda ronda de pares de Wimbledon, ao derrotarem o britânico Jamie Murray e o norte-americano Rajeev Ram por 7-6 (12-10) e 6-3.

O portuense revelou querer usar um 'fumo' negro na segunda ronda, depois de não o ter encontrado a tempo para o encontro de hoje.

"Momento muito difícil para todos. Descansem em paz", escreveu Henrique Rocha, o número três português de singulares, com Nuno Borges, o 37.º do ranking mundial, a partilhar uma foto de Diogo Jota com um coração partido.

João Sousa, o melhor tenista nacional de sempre já retirado, falou de "um momento tão duro". "As minhas condolências a toda a família e amigos", acrescentou.

Leia Também: Adeptos fazem pedido especial ao Liverpool após morte de Diogo Jota

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas