Roberto Martínez divulga, esta terça-feira, pelas 12h30 (hora de Portugal Continental), a lista de jogadores convocados para a 'final four' da Liga das Nações, prova na qual Portugal terá pela frente a Alemanha, a 4 de junho, e, seguindo em frente, Espanha ou França, quatro dias depois.
A conferência de imprensa terá lugar na Cidade do Futebol, em Oeiras, e será atentamente acompanhada por... Eduardo Quaresma, que sonha com a estreia na principal seleção nacional, na sequência de uma época que culminou na conquista do histórico bicampeonato, ao serviço do Sporting.
Após um arranque 'aos soluços', sob as ordens de Ruben Amorim, o jovem jogador 'assentou', com a chegada de Rui Borges a Alvalade, quer no centro da defesa, quer até mesmo do lado direito, onde o treinador lhe chegou a augurar um futuro radiante.
"Independentemente de o Quaresma ser central de raíz, acho que tem caraterísticas para ser um grande lateral. Gosta de ouvir, às vezes também faz um bocadinho o jogo dele e dá-nos muito", afirmou, em janeiro, antes da visita ao Vitória SC.
"É muito forte nos duelos, e, ofensivamente, é agressivo, 'abusado' no sentido de ser dinâmico em zonas interiores e exteriores. É rápido... Sinto que pode ser um grande lateral, não esquecendo que também é um grande central", acrescentou.
A polivalência é uma caraterística apreciada pelo espanhol, e o bom momento de forma não lhe terá, certamente, passado despercebido. Até mesmo... no ataque, com o decisivo golo da vitória sobre o Gil Vicente, por 2-1, e a construção do lance que culminou no tento de Pedro Gonçalves ao Vitória SC, por 2-0, que selou as contas da I Liga.
Concorrência 'assusta'
No entanto, é preciso ter em conta que talento não falta, no centro da defesa da equipa das quinas. Rúben Dias, titular indiscutível no Manchester City, tem lugar garantido nas opções, assim como o deverá ter Renato Veiga, uma aposta de Roberto Martínez, que, finalmente, conquistou o seu lugar, na Juventus.
Do outro lado da Segunda Circular moram, ainda, António Silva e Tomás Araújo (este, recentemente adaptado a lateral-direito, por Bruno Lage, no Benfica), e há até uma 'ameaça'... no próprio balneário verde e branco, como é o caso de Gonçalo Inácio. Isto, sem esquecer a afirmação de Zé Pedro, no FC Porto.
Afastados destas contas estarão, ao que tudo indica, Tiago Djaló (devolvido pelos dragões à Juventus, após mais um caso de indisciplina), João Palhinha (que também pode recuar no terreno, mas poucas oportunidades tem tido, no Bayern Munique) e Danilo Pereira (que perdeu espaço na seleção nacional, com a partida para o Al-Ittihad Jeddah).
Euro de sub-21 não ajuda
Ainda que tenha já 23 anos de idade, Eduardo Quaresma cumpre os requisitos para disputar o Campeonato da Europa de sub-21, que irá decorrer entre os dias 11 e 28 de junho, na Eslováquia, uma vez que nasceu já depois de 1 de janeiro de 2002.
Na última convocatória, em março, o defesa-central leonino até ficou de fora, mas acabou por ser chamado, mais tarde, fruto da lesão contraída por Chico Lamba. No entanto, agora, parte na 'pole position' das opções de Rui Jorge.
A lista de convocados serão divulgados na próxima quinta-feira, às 12h30. Na fase de grupos, recorde-se, Portugal terá pela frente França, Polónia e Geórgia, nos dias 11, 14 e 17 de junho, respetivamente. Quanto às dúvidas sobre Eduardo Quaresma, não durarão muito.
Leia Também: De Alcochete ao palacete. Como Sporting construiu 'bi' do zero em 7 anos