Num fim-de-semana de decisões no panorama nacional não será diferente na Liga 3. Embora já esteja encontrado o campeão e os clubes que se mantêm na próxima edição da prova, há ainda contas a fazer para três clubes no que à subida à II Liga diz respeito.
À entrada da última jornada, tanto Sporting B, Belenenses e Varzim ainda discutem dois lugares que dão acesso à subida de divisão.
A calculadora do 'elevador' para o segundo piso
A tabela classificativa antes da 14.ª rodada dá vantagem à equipa secundária dos leões na luta pelo acesso direto ao patamar acima, sendo que apenas o conjunto do Restelo pode fazer 'comichão' ao conjunto de Alcochete. Já o Varzim apenas pode sonhar com o playoff de acesso. Mas vamos aos cenários possíveis.
O Sporting B só depende de si mesmo para carimbar a subida direta ao segundo escalão da 'pirâmide' dos campeonatos lusos, estando obrigado a fazer melhor resultado que o Belenenses, dado que não têm vantagem no confronto direto com os azuis, pelo que um empate frente ao Amarante não será suficiente para festejar caso o emblema da cruz de cristo vença, em casa, o já campeão Lusitânia de Lourosa.
Quanto ao playoff, o Belenenses precisa de apenas um ponto, com o Varzim a precisar de vencer e esperar que o conjunto de Belém saia derrotado no Estádio do Restelo. Isto acontece porque, consoante os critérios de desempate da FPF, dado que o confronto direto entre os dois jogos foram de 0-0, o que conta a seguir é a diferença de golos, que neste momento está separada por um golo, e em caso de vitória dos alvinegros e derrota do Belenenses ficará automaticamente fechada a favor do clube do norte do país.
Quem vem 'de cima'?
As descidas da II Liga já têm uma equipa confirmada: o Mafra. Tudo o resto será decidido entre Oliveirense e Paços de Ferreira. Os pacenses encontram-se em posição de playoff - que será discutido com o terceiro classificado da Liga 3 -, enquanto que o conjunto de Oliveira de Azeméis entra em desvantagem para a derradeira jornada.
Este domingo, pelas 14h00, a equipa da capital do móvel desloca-se a Viseu, para defrontar o Académico, onde terá de fazer melhor que o 'rival' unionista, que vai ao terreno do Felgueiras e terá de vencer e esperar que a equipa de Filipe Cândido não vença, já que a diferença de golos é substancialmente inferior à do Paços, com uma distância de 16 golos.
As decisões que já não mudam
Embora haja contas para a subida, há coisas que não mudam independentemente dos resultados dos clubes acima mencionados. Quem levanta o troféu será o Lusitânia de Lourosa, que se sagrou campeão a uma jornada do fim.
Os clubes que já sabem que irão repetir a presença na edição 2025/26 são os seguintes: Fafe, Atlético CP, Amarante, 1.º Dezembro, União Santarém, Académica, Caldas, Sporting Covilhã, Sporting Braga B, Sanjoanense, Trofense e São João de Ver.
As equipas que descem ao Campeonato de Portugal serão o Anadia, o Vilaverdense, o Oliveira do Hospital e ainda o Lusitânia dos Açores.
Quanto a subidas do escalão inferior, quatro dos seguintes oito conjuntos irão ascender à Liga 3: Lusitano de Évora, Amora, Fátima, Elvas, Vitória SC B, Paredes, Leça e Marco 09.
Leia Também: Lusitânia de Lourosa está de volta à II Liga, 37 anos depois