O Lusitânia de Lourosa carimbou, ao final da manhã deste sábado, a promoção ao segundo escalão do futebol português, graças ao triunfo conquistado na receção ao 1.º Dezembro, por 2-1, em jogo a contar para a 12.ª e antepenúltima jornada da Liga 3.
A formação aveirense entrou em campo sabendo que dependia apenas de si mesma para arrumar, de uma vez por todas, com a 'calculadora', e colocou-se em vantagem... logo ao terceiro minuto, por intermédio de João Vasco. No entanto, a resposta não se fez tardar, e surgiu pelos pés de Rui Silva.
Ainda assim, os homens de Pedro Miguel demonstraram-se empenhados em dar a tarefa por concluída, e, aos 18 minutos, Sérgio Ribeiro marcou, a passe de Arsénio Nunes, o golo que selou o resultado final, em Santa Maria da Feira.
Feitas as contas, com duas rondas por disputar, o Lusitânia de Lourosa lidera a tabela, com 26 pontos, mais nove do que o segundo classificado, o Sporting, que ainda vai receber o Varzim, pelo que, em caso de 'deslize' leonino, o título ficará, também, matematicamente entregue.
Certo é que um lugar na II Liga já não escapa aos aveirenses, uma competição que não disputam já desde 1988, quando ainda era denominada por II Divisão, e estava dividida por Zonas Norte, Centro e Sul.
Um regresso que esteve, de resto, muito perto de concretizar-se, na passada temporada, quando garantiram um lugar no playoff entre o terceiro classificado da Liga 3 e o antepenúltimo da II Liga, do qual acabariam por sair derrotados, por 1-3, no conjunto das duas mãos.
Leia Também: Final dramático deixa Sporting B um passo mais perto da II Liga