Tondela sofre mas é campeão na II Liga. Alverca sobe, Vizela no playoff

Contas da subida à I Liga com muitas emoções à mistura e mexidas até à definição final.

SEIXAL, PORTUGAL - 2024/10/26: (L-R) Roberto de Jesus Machado known as Bebeto, and Ricardo Alves (CD Tondela) seen during the Liga Portugal 2 game between teams of SL Benfica B and CD Tondela at Benfica Campus. Final score, SL Benfica B 1:3 CD Tondela. (P

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/05/2025 22:32 ‧ 16/05/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

II Liga

Estão encontrados os dois clubes promovidos à I Liga. Numa noite de sexta-feira recheada de emoções fortes, o Tondela e o Alverca asseguraram as duas vagas de subida direta ao primeiro escalão do futebol nacional. O Vizela também venceu, mas terá de ir ao playoff com o antepenúltimo classificado da primeira divisão.

 

À entrada para esta última jornada, Tondela, Alverca e Vizela estavam em posição de segurar um dos dois lugares de subida direta à I Liga. Os tondelenses eram os líderes da classificação, mas estiveram largos minutos em segundo lugar e até em zona de playoff ao longo dos noventa minutos. No entanto, o golo tardio de Miro na visita ao União de Leiria (83') encaminhou o título de campeão da II Liga aos beirões e o regresso à elite do futebol português, onde não estavam desde 2022. O veterano Roberto colocou uma pedra na história do encontro e 'rebentou' com a festa do conjunto do interior do país em plena cidade do Lis.

Primeira volta quase imaculada impulsiona campeão Tondela para a I Liga

Primeira volta quase imaculada impulsiona campeão Tondela para a I Liga

O Tondela está de regresso à I Liga, três anos após ter caído no segundo escalão, numa época em que foi 'invencível' durante quase toda a primeira volta e acabou a sagrar-se campeão da II Liga.

Lusa | 22:47 - 16/05/2025

No Ribatejo, a festa foi ainda mais rija. O Alverca, com a presença de Luís Filipe Vieira nas bancadas, venceu na receção ao Portimonense, por 2-1, e voltou à I Liga, onde não estava desde 2004. A expulsão a abrir de Alemão abriu caminho para a vitória da equipa orientada por Vasco Botelho da Costa. David Bruno (15') e Fernando Varela (63') marcaram para os ribatejanos. Kelechi ainda reduziu para os algarvios (82'), mas não impediu o regresso do Alverca à I Liga 21 anos depois.

Alverca regressa ao primeiro escalão do futebol nacional 21 anos depois

Alverca regressa ao primeiro escalão do futebol nacional 21 anos depois

O Alverca assegurou hoje o regresso à I Liga para a sexta presença no principal escalão do futebol português, 21 anos depois da última participação na temporada de 2003/04.

Lusa | 22:46 - 16/05/2025

Menos sorte teve o Vizela. Os minhotos ainda venceram o Marítimo (1-2), mas terão de ir ao playoff. As coisas até começaram mal para Fábio Pereira, no reencontro com antiga equipa. Ibrahima marcou aos 12 minutos para os madeirenses, mas um autogolo de Afonso Freitas (45+1') e um penálti de Morschel (71') deram a vitória aos visitantes.

O Vizela disputara, assim, a última vaga na edição 2025/26 da I Liga frente ao 16.º e antepenúltimo do escalão principal, que será definido no sábado.

Leia Também: Tondela, Alverca e Vizela decidem hoje campeão da II Liga e promoção

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Mercado

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas