Sporting com mão no título da I Liga e Benfica à espera de um deslize

O Sporting entra para a última jornada da I Liga de futebol a depender de si para conquistar o título de campeão, em igualdade com o Benfica, que tem de esperar um deslize dos 'leões' para poder festejar.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/05/2025 09:05 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

I Liga

Depois da igualdade a um golo no dérbi da 33.ª e penúltima jornada na Luz, os 'leões' e as 'águias' entram para a derradeira ronda com os mesmos 79 pontos, mas com o Sporting a ter vantagem no confronto direto.

 

Assim, para conseguir o primeiro bicampeonato desde que alcançou o 'tetra' em 1953/54, o Sporting, que recebe o Vitória de Guimarães, tem 'apenas' de conseguir o mesmo resultado do Benfica, que visita o Sporting de Braga.

Apenas um deslize do Sporting frente aos vimaranenses pode permitir ao Benfica ser campeão, tendo sempre de fazer um melhor resultado do que os 'leões'.

Para o derradeiro jogo da época, marcado para as 18:00 de sábado, tal como o do Benfica, o treinador do Sporting, Rui Borges, não vai poder contar com o capitão Morten Hjulmand, que completou uma série de amarelos, nem com Ricardo Esgaio, expulso após o final do encontro da Luz.

Contudo, tanto Sporting como Benfica vão encontrar equipas ainda com objetivos importantes por concretizar neste fim de temporada, com o Sporting de Braga a ter contas mais complicadas para chegar ao terceiro lugar, do que as do Vitória de Guimarães para atingir o quinto posto e a última vaga europeia.

Os bracarenses têm muito ténues esperanças de chegar ao pódio, uma vez que estão a três pontos do FC Porto, que recebe, igualmente no sábado, às 18:00, o já tranquilo Nacional, sem Nehuén Pérez, expulso no triunfo em casa do Boavista.

Mesmo em caso de derrota, os 'dragões' dificilmente vão perder o terceiro lugar, que dá acesso direto à fase de liga da Liga Europa, uma vez que os 'arsenalistas' teriam de bater o Benfica e recuperar de uma diferença de sete golos em relação ao FC Porto.

Na luta pela presença na Liga Conferência, o Vitória de Guimarães (quinto) e o Santa Clara (sexto) entram para a última jornada em igualdade, com os mesmos 54 pontos, embora com vantagem no confronto direto para os vimaranenses, que apenas precisam de fazer o mesmo resultado que os açorianos.

Contudo, o Santa Clara tem, em teoria, um encontro mais acessível, uma vez que visita o 'aflito' Farense, embora o representante algarvio na I Liga esteja obrigar a pontuar para tentar fugir à despromoção.

Os lugares de despromoção também vão ser todos decididos na última jornada, com a certeza de que o lanterna-vermelha Boavista precisa de um 'milagre' para chegar ao play-off, com a manutenção direta já afastada matematicamente.

À entrada para a última jornada, o Estrela da Amadora (15.º), com 29 pontos, é a primeira equipa em zona de manutenção, mas tem apenas dois pontos de avanço sobre o AVS (16.º) e sobre o Farense (17.º), com os 'axadrezados' a cinco pontos.

Tirando o Farense, que joga com o Santa Clara, as restantes equipas defrontam equipas já sem objetivos claros na última jornada: Estoril Praia-Estrela da Amadora, Arouca--Boavista e AVS--Moreirense.

Para o Boavista, as contas são fáceis de fazer, mas difíceis de concretizar, uma vez que tem de ganhar o seu encontro e esperar que AVS e Farense sejam derrotados, para assim garantir o 16.º lugar, de acesso ao play-off de manutenção, uma vez que, com as três equipas empatadas, os 'axadrezados' têm vantagem no confronto direto.

Para o Estrela da Amadora, uma vitória garante a manutenção, com qualquer outro resultado a deixar o clube dos arredores de Lisboa a depender dos resultados de AVS e Farense, com os quais tem desvantagem no confronto direto.

Um empate dos 'tricolores' e uma vitória de AVS e Farense deixava os três clubes empatados com 30 pontos, com a equipa da Vila das Aves a garantir a manutenção, os algarvios o play-off e o Estrela a ser despromovido, desfecho igual caso os amadorenses percam e os outros dois vençam.

Verificando-se uma igualdade entre AVS, que em caso de triunfo assegura sempre, pelo menos, o play-off, e Farense, a vantagem no confronto direto será também da equipa nortenha.

Os únicos encontros da última jornada que não se disputam às 18:00 de sábado são o Famalicão-Casa Pia e o Rio Ave-Gil Vicente, marcados para as 19:00 de sexta-feira.

 

Programa da 34.ª jornada:

- Sexta-feira, 16 mai:

Famalicão - Casa Pia, 19:00.

Rio Ave - Gil Vicente, 19:00.

- Sábado, 17 mai:

Sporting de Braga -- Benfica, 18:00.

Sporting - Vitória de Guimarães, 18:00.

Estoril Praia - Estrela da Amadora, 18:00.

FC Porto -- Nacional, 18:00.

Farense - Santa Clara, 18:00.

Arouca -- Boavista, 18:00.

AVS -- Moreirense, 18:00.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Defesa do Chelsea banido de conduzir após ficar com 47 pontos... na carta

Premier League

Defesa do Chelsea banido de conduzir após ficar com 47 pontos... na carta

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quem é Franco Colapinto, o 'miúdo' que vai devolver a Argentina à F1?

Fórmula 1

Quem é Franco Colapinto, o 'miúdo' que vai devolver a Argentina à F1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas