Luís Freire quer "postura e energia" certas para selar Liga Conferência

O treinador Luís Freire afirmou hoje que o Vitória de Guimarães deve ter "a energia e postura" certas para derrotar o Farense, na 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e assegurar o acesso à pré-eliminatória da Liga Conferência.

Notícia

© Lusa

Lusa
10/05/2025 14:08 ‧ há 2 semanas por Lusa

Desporto

I Liga

Quintos classificados, com 54 pontos, depois de anularem uma desvantagem de oito pontos para o Santa Clara na luta por essa posição, os vimaranenses garantem o quarto apuramento seguido para a prova da UEFA se, na penúltima ronda, alcançarem um resultado idêntico aos açorianos, que ocupam o sexto lugar, com 51, e recebem hoje o Famalicão.

 

"Se vencermos, vamos às competições europeias, mas, até lá, temos muito a fazer. Temos de entrar com a energia e a postura certas. Está nas nossas mãos entrar da maneira certa para conseguirmos o que queremos. Temos muito trabalho a fazer amanhã [domingo]", disse, na antevisão ao encontro marcado para as 18:00, em Guimarães.

À espera de ver jogadores "focados" em prosseguirem o crescimento das jornadas mais recentes, o técnico, de 39 anos, realçou que o plantel está a lidar bem com a "pressão positiva" de assegurar a quinta posição, com "boas respostas" sempre que o adversário mais direto vence.

"É sempre bom dependermos de nós. Tivemos muitos jogos sem depender de nós. Temos estado boas respostas a depender de nós. Temos tido uma pressão positiva, mas ainda não acabou o campeonato. Se ganharmos, vamos estar contentes e a festejar", acrescentou.

O 'timoneiro' natural da Ericeira, vila do concelho de Mafra, realçou que a equipa minhota precisa de ser "competitiva e consistente" para derrotar o Farense, equipa com hipóteses de alcançar a permanência imediata ou o play-off, quando ocupa o 18.º e último lugar da prova, com 24 pontos, os mesmos do Boavista, 16.º, e do AVS, 17.º.

Freire vincou que a equipa algarvia "está viva" no campeonato, a lutar pela permanência, o que, no seu entender, vai dificultar a tarefa de um Vitória que deve estar ao "melhor nível".

"[O Farense] é uma equipa que merecia mais pontos. Tem sido competitivo, mas não tem conseguido os resultados. Está naquela luta e vem à nossa 'casa'. Independentemente do adversário, quero uma equipa ofensiva, a criar oportunidades, à procura dos golos", realçou.

Sem a possibilidade de utilizar o médio Tiago Silva e o extremo Telmo Arcanjo, ambos castigados por acumulação de cartões amarelos, Luís Freire vincou que "todos os jogadores são importantes" e prometeu um "coletivo forte", capaz de superar as ausências, como em desafios anteriores.

Questionado ainda sobre as eventuais contratações do lateral esquerdo Lebedenko, do Vizela, do médio Ryan Guilherme, da União da Leiria, e do extremo Fabio Blanco, do Marítimo, associados ao clube de Guimarães pela imprensa desportiva especializada, o treinador disse que só lhe "interessa o jogo" e "mais nada".

O Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga portuguesa de futebol, com 54 pontos, recebe o Farense, 18.º e último, com 24, em partida agendada para domingo, às 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de David Silva, da associação do Porto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Premier League

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

MotoGP

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas