Jogo do pau ajuda portugueses a combaterem no Mundial de stickfighting

Dez portugueses disputam entre hoje e domingo, na Polónia, o Campeonato do Mundo de stickfighting, modalidade em que recorrem às técnicas do jogo do pau, típico de Trás-os-Montes e do Minho, para terem um melhor desempenho a manusearem o bastão.

Jogo do pau

© GSBA Germany

Lusa
01/08/2024 12:05 ‧ 01/08/2024 por Lusa

Desporto

Jogo do pau

Na competição, na cidade de Breslávia, entre os cerca de 180 atletas de vários escalões, de 12 países, encontra-se o bicampeão mundial de combate com bastão acolchoado, Carlos Santos, de 44 anos, que vai defender o título, e outros que vão tentar o ouro na mesma disciplina e nas formas.

 

Carlos Santos, militar na GNR, tem origens em Torre de Moncorvo e desde pequeno que está familiarizado com o jogo do pau e assistia a demonstrações com o pau longo, o que usava o avô, pastor, e com o pau curto.

A rotação da anca e do corpo são movimentos que ficaram e lhe são úteis nos combates, rápidos e a elevada velocidade.

A base do combate com bastão - que tem as vertentes formas, combate com bastão acolchoado e bastão vivo - são as artes marciais e os participantes no Mundial, entre os 14 e os 53 anos, tinham esses conhecimentos prévios.

Segundo Carlos Santos, que fazia karaté e kickboxing antes do combate com bastão, as artes marciais facilitam, "devido à postura, à posição e à capacidade de deslocação rápida", mas o militar, como o são a maioria dos atletas, tem também conhecimentos de defesa pessoal e interesse no maneio do bastão, que é também uma ferramenta de trabalho.

Em Portugal, onde existem cerca de 50 a 70 praticantes, concentrados em Trás-os-Montes, Lisboa e Cascais, começou-se a participar em provas internacionais em 2012, de uma modalidade que surgiu nos anos 90 do último século.

A especialidade dos atletas lusos é o combate com bastão acolchoado, em que o objetivo é ver quem marca mais pontos de forma eficaz, e nas formas, prova com música, com figuras obrigatórias e em que é avaliada a originalidade e "a recriação dos movimentos com mestria e rapidez".

A terceira vertente é o combate com bastão vivo, em que se utiliza uma armadura, um capacete com grade e ganha quem bater mais vezes com maior velocidade e potência.

Carlos Santos, também selecionador nacional, explicou, em declarações à agência Lusa, que a modalidade "requer muita rotina, muita repetição e muita velocidade", além de treinos quatro vezes por semana com incidência "no cardio, no treino funcional, muito treino de circuito, natação, muito treino de potência muscular, de potência de carga e a parte técnica, com o bastão".

Por vezes, da preparação resultam umas equimoses, mas o bicampeão mundial de combate com bastão acolchoado considera que "o futebol é mais violento" do que este tipo de arte marcial, que junta as técnicas do jogo do pau e da esgrima lusitana com o kali filipino, o combate com catana no país asiático.

"O segredo é juntar o melhor do jogo do pau com algumas técnicas filipinas do kali", recomenda o selecionador nacional, que espera que, com maior visibilidade e apoios, mais gente tenha contacto com o stickfighting e a modalidade possa ganhar mais praticantes.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas