Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Diário do Euro'2024: Espanha e Inglaterra, os finalistas das remontadas

Ao longo do Euro'2024, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Euro'2024: Espanha e Inglaterra, os finalistas das remontadas
Notícias ao Minuto

07:30 - 11/07/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

Está definido o que todos ansiavam. Ainda não é o futuro campeão europeu, mas é quase isso. O 27.º dia do Campeonato da Europa, esta quarta-feira, ficou marcado pelo triunfo de Inglaterra, diante dos Países Baixos, por 2-1, a ditar o adversário de Espanha na final. A 'receita' foi a mesma: a das remontadas.

O dia 10 de julho de 2024 parece ser uma data normal, mas para os portugueses é bem especial, dado que permite assinalar o marco de oito anos desde a conquista do Euro'2016, diante da anfitriã França, por 1-0. História é história, foquemo-nos agora no presente.

A passagem da seleção espanhola à final do Euro'2024, fruto da reviravolta diante de França (igualmente por 2-1), obtida na passada terça-feira, contou com contornos que deram que falar durante esta quarta-feira, desde o 'arraso' a Didier Deschamps à resposta de Lamine Yamal a Adrien Rabiot e à reação de Morata após ter sido vítima de um 'atropelamento' de um segurança, como já tinha acontecido com Gonçalo Ramos.

Seguiu-se depois o ponto mais alto do dia. A segunda meia-final, entre Países Baixos e Inglaterra, cuja festa começou ainda nas imediações do Signal Iduna Park, ao ponto de até polícias filmarem a 'loucura' dos neerlandeses, sendo que os ingleses não ficaram nada atrás.

Quanto ao jogo, a primeira parte não poderia ter sido mais frenética, sobretudo avaliando os primeiros 20 minutos da partida. Praticamente a abrir o encontro no Signal Iduna Park, Xavi Simons rubricou um golaço, ao sétimo minuto da partida, deixando os neerlandeses numa festa 'de loucos', mas a verdade é que o empate acabaria por chegar pouco depois.

Em cima do primeiro quarto de hora, Harry Kane tentou um golaço e, após o remate, ficou com queixas devido a um toque de Dumfries, levando o VAR a intervir para alertar o árbitro Felix Zwayer, que acabaria por assinalar penálti. Com total frieza, Harry Kane não tremeu na hora rubricar o empate aos 18 minutos.

A emoção em Dortmund era tanta que, logo a seguir, Phil Foden viu um golo praticamente certo ser cortado em cima da linha de golo, por Dumfries, tratando-se de dois intervenientes que atirariam, cada um, uma bola aos ferros dentro da primeira meia hora. Antes do intervalo, Memphis Depay não deu para mais e uma lesão acabou por forçar uma substituição aos 35 minutos, com Ronald Koeman a colocar Veerman no seu lugar.

O impensável aconteceu depois. Gareth Southgate foi alvo de assobios por retirar as estrelas Phil Foden e Harry Kane do campo, antes de um eventual prolongamento, para colocar Cole Palmer e Ollie Watkins. A verdade é que, aos 90+1', o primeiro assistiu o segundo para o tento da reviravolta, deixando os ingleses num verdadeiro estado de 'loucura' a festar o golo 'fabricado' no banco.

Desta forma, a Inglaterra volta à final do Campeonato da Europa, já depois de ter perdido o Euro'2020 (disputado em 2021 por força da pandemia da Covid-19) para a (ainda campeã) Itália, marcando encontro com Espanha na final, que acontecerá já este domingo, em Berlim. Uma coisa é certa: tanto uma seleção, como outra, precisaram de recorrer a mais do que uma reviravolta para chegar à final do Euro'2024.

Leia Também: Inglaterra dá a volta nos descontos e defronta Espanha na final do Euro

Leia Também: As imagens do 27.º dia do Euro'2024: Herói improvável 'descascou' laranja

Leia Também: Diário do Euro'2024: Espanha segue 'adelante' e França diz 'au revoir'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório