Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 32º

Diário do Euro'2024: Croácia vítima do 'Mamma mia' italiano

Ao longo do Euro'2024, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Euro'2024: Croácia vítima do 'Mamma mia' italiano
Notícias ao Minuto

07:18 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

O décimo primeiro dia do Euro'2024. esta segunda-feira, ficou marcado por nova dose de dramatismo, à semelhança do que tinha acontecido no passado domingo, sobretudo no que toca a golos ao cair do pano e, consequentemente, 'cambalhotas' nas classificações.

Ainda antes dos jogos, a conferência de imprensa da seleção nacional contou com a presença de Diogo Costa, que 'transpirou' confiança quanto aos trabalhos desenvolvidos por todo o grupo no Campeonato da Europa, seguindo-se uma sessão de treino marcada por três 'baixas' para Roberto Martínez. Já Cristiano Ronaldo mostrou (e bem) os músculos, ao dar o mote à sua equipa.

Tudo isto num dia em que 'estalou' a polémica na Turquia, recentemente derrotada por Portugal (0-3), face ao alegado afastamento de Arda Guler por parte de Vincenzo Montella, não esquecendo ainda o susto em torno de Barnabás Varga, que caiu inanimado em campo no Escócia-Hungria (0-1) e já foi operado esta segunda-feira.

Depois, claro, veio a 'loucura' dentro das quatro linhas nas contas do grupo B. O jogo de Espanha até foi razoavelmente calmo, com um triunfo pela margem mínima, diante da Albânia (0-1), em Dusseldorf, marcado pela estreia de Grimaldo, ex-Benfica, em Europeus, além do pleno de vitórias espanholas sem qualquer golo sofrifo. Porém, se uma partida foi calma, a outra foi completamente o oposto.

Já com a liderança atribuída à seleção espanhola, faltava decidir quem seria a companhia por via do segundo lugar, ao alcance das restantes três seleções. A Albânia ficou excluída de tal cenário com a eliminação aos pés do detentor do trono, sendo que, à mesma hora, Croácia e Itália disputavam um dos jogos mais 'alucinantes' da prova, com uma ponta final eletrizante.

Seriam os italianos - campeões europeus - a juntar-se aos espanhóis, graças a um empate (1-1) alcançado aos 90+8', por obra do recém-entrado Zaccagni, a permitir a 'cambalhota' na classificação, já depois de Luka Modric ter assinado uma redenção supersónica poucas vezes vista: falhou uma grande penalidade e, em menos de um minuto, redimiu-se com o golo inaugural (55') que quase valeu o apuramento para os 'oitavos'. Ainda assim, o médio do Real Madrid - que deixou críticas à UEFA e à FIFA, assim como o selecionador Zlatko Dalic - alcançou um recorde 'maduro' em Europeus, ambicionado por jogadores como Cristiano Ronaldo e Pepe.

À atenção de Portugal - que defrontará um dos quatro melhores terceiros classificados, no caso dos grupos A, B ou C -, os croatas ficam à espera de saber se os curtos dois pontos somados na fase de grupos serão suficientes para continuarem em prova, embora as probabilidades sejam altamente reduzidas e dependem de várias variantes dos jogos desta terça-feira.

Por falar nisso, as contas do grupo C fecham-se, na noite desta terça-feira, com o Inglaterra-Eslovénia e o Dinamarca-Sérvia, estando (quase) tudo em aberto do primeiro ao último lugar. Antes disso, durante a tarde, há ainda espaço para um França-Polónia e um Países Baixos-Áustria, sendo que só os polacos é que já estão eliminados.

No úniverso da (já apurada) seleção nacional, o último treino de preparação para o duelo frente à Geórgia, agendado para esta quarta-feira, realiza-se esta manhã, sendo que a conferência de Roberto Martínez e um jogador acontece já a meio da tarde, a partir das 16h45 (horário de Portugal Continental).

A agenda da seleção nacional para esta segunda-feira (horário de Portugal Continental)

Treino: 10h00

Conferência de imprensa: 16h45

Os jogos deste dia

França-Polónia, 17h00 (Signal Iduna Park, Dortmund) - Sport TV 1

Países Baixos-Áustria, 17h00 (Olympiastadion, Berlim) - Sport TV 2

Inglaterra-Eslovénia, 20h00 (Rhein Energie, Colónia) - SIC

Dinamarca-Sérvia, 20h00 (Allianz Arena, Munique) -  Sport TV 1

Leia Também: As imagens do 11.º dia do Euro'2024: Músculos de CR7 e euforia italiana

Leia Também: Diário do Euro'2024: Suíça celebra e Hungria ainda 'espreita'... Portugal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório