Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

FC Porto e Sporting de Braga lutam pelo pódio no fecho da I Liga

O FC Porto e o Sporting de Braga lutam no sábado pelo terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, no encontro que fecha a edição 2023/24, numa última jornada que decide a presença no play-off de manutenção.

FC Porto e Sporting de Braga lutam pelo pódio no fecho da I Liga
Notícias ao Minuto

08:57 - 15/05/24 por Lusa

Desporto I Liga

Em Braga, a partir das 20:30 de sábado, os 'dragões', que têm mais um ponto do que os 'arsenalistas', defendem o terceiro lugar, que lhes garantirá de imediato a presença na fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada, atirando os bracarenses para as pré-eliminatórias.

Caso termine no pódio, o Sporting de Braga apenas poderá assegurar a presença na fase de grupos da segunda competição europeia após a final da Taça de Portugal, se o Sporting derrotar o FC Porto.

Na despedida do campeonato esta temporada, o FC Porto não vai poder contar com o treinador Sérgio Conceição, castigado depois de ter visto um cartão amarelo na receção ao Boavista, o quinto que lhe foi exibido na competição.

Com Vizela e Desportivo de Chaves já despromovidos, Portimonense (16.º), Estrela da Amadora (15.º) e Boavista (14.º) procuram fugir ao play-off de manutenção, com os algarvios, que visitam o vizinho Farense, a serem os únicos que dependem de terceiros, embora tenham sempre de vencer.

Os três encontros que decidem o play-off estão marcados para as 15:30 de sábado, com o Boavista a receber o Vizela, sendo que uma vitória garante a manutenção e um empate poderá garantir, uma vez que os 'axadrezados' têm 12 golos de vantagem na diferença de golos em relação ao Portimonense -- o primeiro critério de desempate é o confronto direto, mas esse particular está anulado, uma vez que ambas as equipas venceram por 4-1 os dois encontros entre elas.

Para o Estrela da Amadora, apenas o triunfo em casa frente ao Gil Vicente garante automaticamente a permanência no principal escalão, sendo que em caso de empate ou derrota tem sempre de esperar por, pelo menos, um empate do Portimonense -- em caso de igualdade pontual, os amadorenses têm vantagem no confronto direto.

No play-off, o 16.º classificado da I Liga vai defrontar o terceiro da II Liga, com o AVS a ter um ponto de vantagem sobre o Marítimo, jogando no domingo, respetivamente, com Tondela e Académico de Viseu.

Já campeão, o Sporting vai fazer a festa com os seus adeptos no sábado, às 18:00, na receção ao lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, recebendo após o encontro a 20.ª taça de campeão português.

A última ronda começa na sexta-feira, dia em que o Benfica, segundo classificado, fecha a temporada em casa do Rio Ave, 10.º, já depois de o Famalicão, oitavo, receber o Casa Pia, 12.º.

No sábado disputam-se ainda os encontros entre o Arouca (sétimo) e o Vitória de Guimarães (quinto), e entre o Moreirense (sexto) e o Estoril Praia (13.º).

Programa da 34.ª e última jornada da I Liga:

- Sexta-feira, 17 mai:

Famalicão - Casa Pia, 18:45

Rio Ave -- Benfica, 20:45

- Sábado, 18 mai:

Boavista -- Vizela, 15:30

Estrela da Amadora - Gil Vicente, 15:30

Farense -- Portimonense, 15:30

Arouca - Vitória de Guimarães, 15:30

Sporting - Desportivo de Chaves, 18:00

Moreirense - Estoril Praia, 18:00

Sporting de Braga - FC Porto, 20:30

Leia Também: "Sp. Braga-FC Porto não é de vida ou morte. Mas a final da Taça é"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório