Powered bySolverde
Disclaimer

Eleições FC Porto: Maioria da SAD inegociável para movimento autónomo

O movimento independente de Miguel Brás da Cunha, que concorre unicamente ao Conselho Superior do FC Porto, define como meta decisiva o proteger a maioria do capital social da FC Porto SAD.

PORTO, PORTUGAL - AUGUST 20:  General view outside of stadium prior to the Liga Portugal Bwin match between FC Porto and Sporting CP at Estadio do Dragao on August 20, 2022 in Porto, Portugal. (Photo by Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Image

© Getty Images

Lusa
21/04/2024 09:08 ‧ 21/04/2024 por Lusa

Desporto

FC Porto

a principal razão da nossa luta. Não faz sentido ver o FC Porto de outro modo que não seja como um clube de associados. Folgamos imenso que essa forma de pensar esteja a ser propagada pelas candidaturas à direção, mas somos um pouco mais exigentes neste ponto, sobre o qual o Conselho Superior tem poder de atuação direta e não depende de ninguém", observou o advogado e professor universitário, em entrevista à agência Lusa.

Na primeira das 10 propostas incluídas no seu manifesto, a lista "Por um FC Porto maior, unido, insubmisso e eclético" fala na "consagração estatutária do inultrapassável princípio do controlo maioritário" da SAD pelo clube, recusando admitir "cedências ou hesitações".

"É uma visão estrutural. O FC Porto nasceu e afirmou-se como um clube dos associados. Queremos que assim continue a ser e é por isso que nos vamos bater. Pensamos que o Conselho Superior deverá ter um papel ativo nesta matéria, no sentido de preparar uma alteração estatutária em que isso fique inequívoco", estabeleceu Miguel Brás da Cunha.

A candidatura ao órgão consultivo deseja reduzir o endividamento financeiro, que aponta como o "principal fator de risco" à retenção dos 74,59% detidos pelo clube na SAD, sem comprometer a competitividade e sustentabilidade do vice-campeão nacional de futebol.

"O caldo financeiro fica completamente entornado sem capacidade desportiva. Temos de ter uma estratégia para gradualmente reduzir o endividamento. Isto é, estabelecer quase uma espécie de fair-play [financeiro] interno. A UEFA não o obriga, mas o clube devia ter essa estratégia a longo prazo. Gostaria até de ver esse compromisso a ser quantificado pelos vários candidatos à direção", pediu Luís Folhadela Rebelo, número dois da lista D.

Outra proposta impactante é estender "em absoluta segurança e fiabilidade" os modos e locais de votação em assembleias gerais para espaços complementares ao Estádio do Dragão e ao pavilhão Dragão Arena, desde que "seja garantido um resultado fidedigno".

"O que defendemos é alargar a votação a locais onde tal faça sentido. Além disso, todo o modo de votação, seja por procuração, correspondência ou por via eletrónica, tem de ser absolutamente seguro, fiável e inviolável. Para nós, isso é inultrapassável. O que não nos parece que seja adequado à grandeza do clube é continuar a obrigar as pessoas a terem de se deslocar ou, em certos casos, impedi-las mesmo de exercerem o seu voto num dos momentos mais importantes da vida associativa do clube", vincou Miguel Brás da Cunha.

O manifesto é omisso quanto à limitação de mandatos defendida em 2020, medida que o advogado aceita que "poderá contribuir para o bom funcionamento de uma organização, mesmo que não signifique "um dos aspetos mais importantes" para o futuro do FC Porto.

Nesse horizonte, o crescimento do ecletismo contempla uma "dupla face" entre desporto profissional - cuja "cultura de vitória" deve ser acompanhada pela gradual representação feminina, ponderando o lançamento de novas modalidades -, e desporto de lazer/social.

Incentivar a participação de filiados na vida associativa e em eventos desportivos, sociais e culturais do clube, colaborar com projetos de solidariedade social e acentuar a inclusão de pessoas com deficiência são outras perspetivas, além da "defesa intransigente" do FC Porto como um "líder insubmisso no combate à corrupção no desporto e ao centralismo".

"O clube não pode nunca abdicar dessa luta, porque se afirmou assim e faz parte da sua génese não aceitar que as organizações o transformem em algo que admite tudo", frisou.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas