"Nunca esqueceremos o Diogo Jota, mas temos de honrar a sua memória"

Virgil van Dijk, defesa central e capitão da equipa do Liverpool, confessou que não tem sido fácil a adaptação a esta 'nova vida' sem Diogo Jota, referindo que era "estranho ter de continuar a jogar futebol" após a morte do colega.

Liverpool's Dutch defender Virgil van Dijk reacts as he steps out of the church after the funeral ceremony of Liverpool's Portuguese forward Diogo Jota and his brother Andre Silva at the Mother Church of Gondomar, on the outskirts of Porto, on July 5, 202

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
04/08/2025 13:45 ‧ há 3 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Diogo Jota

A morte de Diogo Jota continua a ser sentida pelo plantel do Liverpool e Virgil van Dijk não é exceção. O capitão de equipa do clube de Anfield revelou esta segunda-feira que ainda se estão a adaptar, mas garantiu que não iam parar de tentar honrar a memória do antigo internacional português.

 

"É claro que foi um período muito difícil, principalmente para a família do Diogo e do André, para a Rute e para os miúdos. São eles que têm de estar em primeiro lugar em tudo isto. Nunca nos podemos esquecer disso e não imaginamos a dor que estão a sentir neste momento", começou por dizer o capitão dos reds em declarações aos meios de comunicação do clube inglês.

"Para ser sincero, ainda é um pouco surreal. Mas estamos a lidar com a situação da melhor forma possível enquanto equipa, e estamos a tentar fazer o melhor trabalho possível para ultrapassar este momento realmente difícil. Com tudo o que aconteceu, é estranho ter de continuar a trabalhar e a jogar futebol. Nunca esqueceremos o Diogo Jota, claro, mas temos de tentar honrar a sua memória. É isso que tentamos fazer todos os dias", continuou.

"O clube está a apoiar-nos muito e isso tem sido muito importante para todos nós. Viram as homenagens e os planos que estão a ser elaborados. Falei com muitas pessoas dentro do clube e penso que a forma como tudo foi tratado foi a melhor", acrescentou o central neerlandês.

"Volto sempre ao facto de que temos de cuidar da família do Diogo, dos pais. Isso é o mais importante. Não se consegue imaginar a dor. É por isso que tentamos estar presentes. É por isso também que é muito importante que honremos e continuemos o seu legado, não só agora e nos próximos meses, mas durante o máximo de tempo possível", confessou.

"Estamos todos juntos nisto, temos de passar por isto juntos. E vamos passar. O Diogo estará sempre connosco. O apoio dos adeptos e do mundo do futebol em geral tem sido incrível. É lindo. Todos temos de viver a vida, desfrutar o mais possível e tentar manter este mundo no melhor lugar possível. É tudo o que podemos fazer", rematou Van Dijk.

Morte dos dois irmãos aconteceu há cerca de um mês

Há um mês, a grande maioria da população em todo o mundo deparava-se com uma notícia trágica. Diogo Jota e o irmão André Silva morreram num brutal acidente de viação na localidade de Zamora, em Espanha, quando seguiam em viagem.

Diogo Jota encontrava-se a caminho de Inglaterra e havia sido aconselhado a deslocar-se de automóvel (e só depois de ferry), em vez de avião, por motivos de saúde. Em função da mais recente intervenção cirúrgica ao pulmão a que foi submetido, já depois da conquista de Portugal na Liga das Nações, o ex-avançado do Liverpool recebeu indicação para não fazer a deslocação de avião, de forma a evitar a pressão da cabine, pelo que o plano passava por chegar a Santander, em Espanha, partindo num barco com destino a Portsmouth, num percurso de cerca de 30 horas.

O fatal acidente aconteceu na A-52, na zona de Zamora, a cerca de 350 quilómetros desse local, na sequência de um despiste que terá sido causado pelo rebentamento de um pneu, enquanto era realizada uma ultrapassagem, seguindo-se um incêndio. Os últimos resultados da investigação da Guarda Civil espanhola apontaram ainda para um possível excesso de velocidade.

O funeral aconteceu no passado dia 5 de julho, em Gondomar, num momento que atraiu muitas personalidades ligadas ao mundo do desporto, desde os plantéis de Liverpool e Penafiel (onde jogavam Diogo Jota e André Silva, respetivamente) a diversos internacionais portugueses. As homenagens multiplicaram-se desde então e, há sensivelmente duas semanas, o conjunto liderado por Arne Slot não esqueceu o antigo jogador, num jogo particular frente ao Preston North End, com momentos arrepiantes.

Leia Também: "Ausência de Diogo Jota deixou vazio. Pode haver uma sensação de perda"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sporting é o primeiro clube do mundo a integrar a Samsung Wallet

Sporting

Sporting é o primeiro clube do mundo a integrar a Samsung Wallet

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Leclerc penalizado por "pilotagem errática" no GP da Hungria

Fórmula 1

Leclerc penalizado por "pilotagem errática" no GP da Hungria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas