Liga moçambicana suspende jogos de equipa envolvida em acidente de viação

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) suspendeu os próximos jogos da Associação Desportiva de Futebol de Vilankulo (ADV) no campeonato, após um acidente rodoviário na sexta-feira ter provocado um morto, foi hoje anunciado.

futebol bola jogador futebolista

© Reuters

Lusa
04/08/2025 12:48 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Moçambola

"Para já, os jogos que envolvem o ADV ficam adiados até que nós possamos aferir que as condições estão criadas para o retorno", disse o presidente da LMF, Alberto Simango, em Maputo, à margem da assinatura de um memorando entre a Liga e uma seguradora, sublinhando que a decisão foi tomada em articulação com a direção do clube, do sul do país.

 

Uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas, todos da equipa da ADV, na sequência de um acidente envolvendo o autocarro daquele clube que disputa o principal campeonato moçambicano de futebol, na sexta-feira, na província de Inhambane, sul de Moçambique, quando regressavam de um jogo do 'Moçambola', a contar para a sétima jornada da competição.

Segundo o presidente da LMF, os jogadores e membros da equipa técnica envolvidos no acidente já tiveram alta hospitalar, mas será feita uma avaliação técnica e institucional antes de qualquer decisão sobre o reinício das atividades da equipa no campeonato.

"Estamos a falar com a direção do clube, iremos fazer uma visita muito brevemente para fazermos um trabalho mais dedicado e aí iremos pronunciar qual é a situação", explicou Simango.

O presidente do conselho de administração da seguradora que assinou o memorando com a LMF, Janfar Abdulai, afirmou que o entendimento assinado com a Liga prevê o reforço da proteção dos atletas, destacando que "o futebol é uma atividade que é desenvolvida e precisa tanto ter esse componente de seguro".

A LMF manifestou solidariedade ao clube de Vilankulo e deixou em aberto a possibilidade de medidas extraordinárias, caso se revelem necessárias.

1 morto e 18 feridos em acidente envolvendo equipa de futebol moçambicana

1 morto e 18 feridos em acidente envolvendo equipa de futebol moçambicana

Pelo menos uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas na sequência de um acidente envolvendo o autocarro da equipa da Associação Desportiva de Futebol de Vilankulo (ADV), na província de Inhambane, sul de Moçambique, após jogo do 'Moçambola'.

Lusa | 19:54 - 01/08/2025

O acidente ocorreu durante o regresso da ADV à cidade de Vilankulo, após jogo frente ao Desportivo de Nacala, na província de Nampula, no qual saiu vitoriosa (1-0), partida a contar para o 'Moçambola' de 2025.

O acidente de viação ocorreu na região de Chissibuca, no distrito de Zavala e "resultou em ferimentos graves, ligeiros e na morte do chefe do Departamento de Futebol da AD de Vilankulo", lê-se numa nota anterior da LMF, que organiza o principal campeonato do país da modalidade.

De acordo com a organização, no autocarro seguiam jogadores, equipa técnica e outros colaboradores do clube.

Ainda na sexta-feira, o presidente moçambicano, Daniel Chapo, expressou, numa nota, o seu profundo pesar e consternação pelo acidente, endereçando "os mais sentidos pêsames à família enlutada do dirigente que perdeu a vida, bem como à direção do clube, aos jogadores e a todos os adeptos da ADV".

"Que encontrem consolo na solidariedade nacional e que a memória do malogrado permaneça viva como símbolo de dedicação e paixão pelo desporto (...). Estamos juntos convosco. A Nação une-se em solidariedade à família desportiva de Vilankulo e reafirma o seu compromisso com a valorização da vida e segurança nas estradas do nosso país", concluiu o chefe de Estado, alertando uma vez mais para a necessidade de reduzir a sinistralidade automóvel no país.

Leia Também: 1 morto e 18 feridos em acidente envolvendo equipa de futebol moçambicana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Uma lenda", "extraordinário". Famosos reagem à morte de Jorge Costa

Jorge Costa

"Uma lenda", "extraordinário". Famosos reagem à morte de Jorge Costa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Fórmula 1

De Bruce McLaren a Lando Norris, McLaren alcança 200 vitórias na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas