Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Do "sonho" de João Mário ao "paizinho" Danilo. A conferência da seleção

Dupla destacou o espírito que se vive no seio da equipa das quinas e da importância de aproveitar o particular com a Eslovénia para continuar a evoluir.

Do "sonho" de João Mário ao "paizinho" Danilo. A conferência da seleção
Notícias ao Minuto

16:46 - 24/03/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Portugal

Danilo Pereira e João Mário foram os jogadores eleitos para participar, este domingo, na conferência de imprensa da principal seleção portuguesa, que se encontra a estagiar, na Cidade do Futebol, em Oeiras, de olhos postos no encontro particular com a Eslovénia.

O médio do Paris Saint-Germain explicou o papel que tem vindo a assumir no seio da equipa das quinas, fruto da experiência acumulada que leva ao longo dos anos, e ainda cometeu um 'deslize', ao confirmar, praticamente, que Kylian Mbappé irá mesmo abandonar o clube, no final da temporada.

O lateral do FC Porto, por seu lado, assumiu o "sonho" de ser convocado para o Campeonato da Europa por Roberto Martínez, e aproveitou a ocasião para responder ao reparo que lhe foi deixado por Sérgio Conceição, na última concentração.

Quantidade de soluções que Portugal tem

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Sei da competição que tenho, mas, para estar numa seleção como a de Portugal, com os jogadores que tem, é sempre muito difícil jogar. É ao nível dos jogadores de topo. Sendo uma seleção favorita a ganhar o Europeu, só poderíamos esperar um grupo forte, e é o que temos aqui. Cabe-me acreditar sempre, confiar no meu trabalho e esperar poder estar no Europeu. Não sou eu que decido.

Eslovénia é Oblak mais dez

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: Há sempre essas comparações. Como não é um nome sonante a nível europeu, como Espanha ou França, as pessoas têm sempre tendência de julgar dessa forma, mas não vejo assim. A Eslovénia tem uma boa seleção, com dois ponta de lanças que jogam muito bem na profundidade e com a bola no pé. É uma seleção que joga muito compacta. Não vai ser um jogo fácil. Vamos jogar no terreno deles, o que nunca é fácil, mas estes jogos são para treinar aquilo que vão ser os nossos adversários no Europeu.

Levantar a taça como Danilo já levantou

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Estar ao lado do Danilo é, sem dúvida... Toda a gente sabe a qualidade que tem, o percurso que fez. É exemplar. Passo a passo, está num dos melhores clubes do mundo, a jogar regularmente, com a exigência e a consistência que tem vindo a demonstrar. Estar aqui, com ele, é um enorme privilégio. Imaginar, imagino sempre... Já cheguei a ter o troféu no fundo de telemóvel. Sonho muito, mas não chega. É preciso trabalhar e acreditar muito. Temos uma seleção com capacidade para tal.

PSG sem Mbappé

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: Tenho de estar preparado. Se ele não vai estar connosco, tenho de estar preparado. É um jogador fundamental, vai ser fundamental para qualquer equipa onde esteja, mas é a vida. Há jogadores que vão, outros que vêm, e temos de nos adaptar a isso.

Portugal também luta pelo Euro de sub-19

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Quando tinha a idade deles e até menos, sempre tive o sonho de, um dia, chegar à seleção A. Muito provavelmente, se perguntassem a muitas pessoas, há alguns anos, diriam que eu nunca iria chegar. A mensagem é essa. O processo de formação é longo. Num ano, podemos não jogar tanto, mas, se continuarmos a acreditar no nosso valor e potencial, é sempre possível. Temos o exemplo do Jota Silva. O percurso dele é incrível e uma inspiração para todos, tal como muitos aqui. Acreditem, que, um dia, chegarão também.

Vitinha vê Danilo como um "paizinho"

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: É uma expressão engraçada, porque, no meio deles três, eu é que tenho e meter ordem naquilo. É bom ouvir que eles têm esse respeito por mim, é um respeito saudável. Tento ajudá-los da melhor maneira possível, porque estou no PSG há mais tempo, conheço bem o contexto do clube. O conselho que dou a todos os mais novos é que continuem a trabalhar. Se estão na seleção, é porque têm qualidade para isso. O João Mário só tem de acreditar até ao último momento, porque a qualidade está lá. É um miúdo que conheço há alguns anos, sei as qualidades que tem, e ele não duvida delas. É o trabalho que traz o sucesso.

Convocatória para o Euro

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Acreditar, acredito sempre. A competição para a minha posição é muito grande, mas não é só para a minha. Cabe-me fazer o meu trabalho, ser sempre sério, como até agora, e acreditar que posso ser chamado. O essencial é focar-me no agora e continuar a fazer o meu trabalho, no clube. Ser chamado para um Euro é um sonho de criança, e, se acontecer, vou ficar muito feliz.

Viu o primeiro jogo de fora

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: É estranho, sabendo que estou num âmbito de seleção nacional e ter dias de folga. Nunca aconteceu. Não podia fazer nada de muito diferente do que faço na seleção, tentei estar sempre preparado para estar nas melhores condições. Foi um jogo muito competente, vi muita seriedade. Muitas vezes, em jogos amigáveis, há tendência para facilitar, mas não vi isso. Vi uma equipa muito séria, a cumprir com o que o selecionador pedia. É assim que temos de continuar até ao Europeu.

O que aprendeu com a concorrência

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Há muitos jogadores aqui para os quais olhava como exemplo, quando era mais novo. Tenho sempre muito a aprender. Falo muito com o João e ele comigo, procura ajudar-me a integrar-me cada vez melhor. Tenho procurado absorver cada vez mais as ideias que o mister pede. Tem sido esse o meu foco, e espero poder ajudar, não só a equipa dentro de campo, como também fora dele. Os meus colegas têm-me ajudado muito.

Contingente português do PSG

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: Tenho visto desenvolvimento na forma como encaram todos os momentos de seleção e clube de forma agradável. São três jovens que têm vindo a crescer bastante. O facto de estarem no PSG, a disputar jogos de grande nível, também os ajuda a crescer mental e fisicamente. Ainda estão num nível de experiência. O Vitinha, pelos jogos que fez, está mais preparado, mais cimentado no grupo do PSG. O Nuno Mendes, com as lesões que teve, é um jogador que está no terceiro ano de PSG, já tem experiência. É um jogador que tem uma intensidade muito forte no jogo, o que leva a um maior desgaste, mas está muito bem. Já fez um jogo na seleção e alguns no PSG, de grande nível. O Gonçalo é um jogador que precisa mais dos companheiros, porque é ponta de lança e precisa de golos, mas faz um bom trabalho, faz o que o treinador pede. O primeiro ano no PSG está a ser muito positivo, porque é um clube de difícil adaptação. São três jogadores dos quais tenho muito orgulho.

Crítica de Sérgio Conceição

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Não vou comentar muito, porque continuo a fazer o meu trabalho. Faço o meu trabalho, tanto no FC Porto, como aqui. A nível profissional, é o mesmo. Ao dizer isso, se calhar, foi para eu continuar a um nível alto, a exigir cada vez mais de mim mesmo, e é o que tenho feito. Se, a partir daí, tivesse baixado, provavelmente, não estaria aqui, outra vez. Vou continuar a melhorar, tanto a nível profissional como pessoal.

Espírito de entreajuda

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: É isso que temos vindo a treinar, desde o primeiro dia em que o selecionador chegou. É essa intensidade defensiva e ofensiva que temos de ter para evitar esses momentos de contra-ataque. Para uma equipa que ataca tanto como nós, temos de ter essa reação à perda, para que não tenhamos esses dissabores de sofrer um golo. Essa reação é o que temos vindo a trabalhar, e isso reflete-se nos jogos.

Pepe a bater recordes de longevidade

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: É uma inspiração para todos, não só para mim e para o João Mário, que continua a sê-lo, mas para todos os jogadores que estão na seleção. É um jogador que está com uma longevidade muito boa, continua a fazer grandes exibições. É um exemplo para qualquer jogador a forma física dele e a mentalidade que tem em qualquer tipo de treino e jogo. Só motiva qualquer jogador.

Golos sofridos contra a Suécia

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: Foi um bom jogo, com muitas coisas positivas. Os dois golos podiam ter-se evitado, é a exigência que temos aqui, apesar de sermos uma equipa bastante ofensiva, com jogadores muito refinados tecnicamente, que podem decidir o jogo a qualquer momento. Temos a consciência de que, quanto menos golos sofrermos, mais perto estamos da vitória. Quem chegou agora, também está a cimentar essa ideia.

João Mário: Queríamos manter o foco da vitória e a nossa identidade, apesar de ser um jogo amigável. Fomos muito sérios nesse aspeto, fizemos um bom jogo. Sofremos dois golos, é sinal de que podemos melhorar. É isso que temos vindo a trabalhar. Só serve de exemplo para os próximos jogos, para não tentar sofrer, já contra a Eslovénia.

O que pode acrescentar à seleção

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

João Mário: Sei que, não só na minha posição, como nas outras, temos um grupo de excelente qualidade. Todos merecem estar aqui, se não, não era chamados. Encaro isso da melhor forma. É sinal que estou entre os melhores. Estar aqui é, sem dúvida, um enorme orgulho e um sonho. Cabe-me continuar a trabalhar para continuar a merecer a confiança do mister e esperar que, em maio, possa ser convocado. Sei que é muito difícil, mas não vou deixar de trabalhar. Quando chegar a hora, logo se vê.

Balanço do estágio

Carlos Pereira Fernandes | há 1 mês

Danilo Pereira: Este novo modelo foi inovador, positivo. Nestes dias, tem sido positivo. já conhecia a maior parte dos jogadores, já sabia como trabalham e a seriedade. É muito positivo para que novos métodos sejam vistos, para todos os portugueses e para o selecionador. É uma oportunidade para toda a gente se poder mostrar e desfrutar da seleção.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório