Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Chico Conceição revela conselho do pai e Bruno Fernandes deixa garantia

Equipa das quinas começou a preparar o encontro particular com a Suécia.

Chico Conceição revela conselho do pai e Bruno Fernandes deixa garantia
Notícias ao Minuto

17:45 - 18/03/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Seleção nacional

A seleção portuguesa começou, na tarde desta segunda-feira, a preparar o jogo particular de quinta-feira com a Suécia, que serve de preparação para o Euro'2024. Roberto Martínez já sabe que não contará com Raphael Guerreiro, que está lesionado.

Antes da sessão de trabalho, e num modelo que não é habitual, Francisco Conceição e Bruno Fernandes foram os escolhidos para falar aos jornalistas.

Se o jovem foi questionado acerca das primeiras sensações na estreia pela equipa das quinas, o médio do Manchester United elogiou o modelo escolhido pela equipa técnica nacional para fazer descansar os jogadores nesta altura crucial da temporada.

Fique abaixo com o essencial das declarações dos dois jogadores portugueses.

Leia Também: Portugal começa a preparar particular com Suécia com primeira baixa

Termina a conferência de imprensa

Rodrigo Querido | há 1 mês

Bruno Fernandes e Francisco Conceição terminam a conversa com os jornalistas.

O que o Bruno pode dizer sobre a presença de Francisco Conceição?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Tenho muitas vezes esta conversa com amigos fora do futebol. O Francisco provavelmente não se afirmou mais cedo porque, felizmente ou infelizmente, tem o pai como treinador e existe a balança que às vezes não sabem fazer a diferença, mas tanto ele como o míster Sérgio Conceição sabem fazê-lo. Tem todas as qualidades para estar onde está. Merece esta chamada. Ele está aqui e o pai não é selecionador, algo de bom tem de ter. Admiro muita as qualidades dele. Gosto muito da atitude dele em campo, da irreverência que traz ao FC Porto. Desde Brahimi e Corona, faltava ao FC Porto um jogador como ele. Pode melhorar o jogo e conseguir ainda mais golos e assistências, tem qualidade para isso como se tem visto."

Chico Conceição tem alguma figura que gostasse de ter perto?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Entrando no balneário, eu que vejo futebol desde cedo… olhar para jogadores como o Bruno, Cristiano, Pepe, Bernardo… sente-se sempre a sensação de que estamos no meio dos melhores. É com eles que queremos estar. É normal isso, Só quero aprender o máximo que puder com eles. Quero estar no meio deles e aprender com eles para chegar ao nível deles. Em relação ao Bruno, toda a gente sabe o jogador que é. Os números provam isso mesmo. É uma referência do nosso país. Temos que aprender com ele e desfrutar enquanto representa a nossa seleção e eleva o nosso país no estrangeiro."

Francisco Conceição compreende a decisão do Galeno?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Era um sonho que o Galeno tinha de representar o Brasil. Se ele achou quer era o melhor para ele e que era isso que queria fazer, só lhe desejo a melhor das sortes e que consiga ter muito sucesso também pela seleção dele."

Importância de Bruno Fernandes na integração dos jogadores

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Não podemos passar toda a responsabilidade ao Cristiano de receber toda a gente da messa maneira. Ele sabe bem receber porque é o que está há mais tempo na seleção. Neste estágio há o Pepe e o Bernardo, que estão aqui há muito tempo. Todos os que estão aqui souberam receber bem quem chega. Queremos que eles se sintam à vontade e demonstrem o o futebol que têm vindo a mostrar. Se estão aqui é por mérito próprio. Queremos que tudo o que têm feito pelos clubes demonstrem também aqui e que o façam por nós. Esse papel não me cabe só a mim, mas ao grupo também. Não foi só a experiência que me ajudou a integrar-me no grupo. A malta mais jovem ajuda-te a sentir mais no teu habitat. Já me chamaram velho há bocado (risos). Estou cá para recebê-los o melhor possível."

O regresso de Francisco Conceição ao FC Porto valeu a pena?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Regressei porque achei que era o melhor para mim. Sabendo que as coisas não tinham corrido tão bem no Ajax, há sempre pontos positivos para retirar de uma experiência que não corre como desejamos. Foi um momento difícil para mim. Fui para fora para mostrar o que valho. Não consegui. Pensei no que falhei e no que faltou. A culpa é sempre nossa. Agarrei-me a isso, ver o que faltava e regressar ao FC Porto foi a decisão certa. Graças a Deus está tudo a correr como eu desejava. Agora é continuar."

Bruno Fernandes e sonho de conquistar o Europeu

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Também o temos. O sonho está bem presente nas nossas cabeças, juntamente com o nosso povo, o nosso país. Queremos voltar a dar essa alegria que esse grupo nos deus a nós. Estava de fora [n.d.r.: no Euro'2016], mas senti-me como se fosse um deles. É o nosso país e a nossa seleção. Ter essa possibilidade de sermos nós a dar essa alegria ao nosso povo... não existe nada melhor do que isso."

É o seu melhor momento da carreira de Francisco Conceição?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Este é o momento mais alto da carreira. Chegar à seleção A ainda muito jovem, jogando no FC Porto, conseguindo fazer a diferença... é o momento mais alto. Quero aproveitar, continuar, para que melhores momentos apareçam."

Francisco Conceição sente a alteração de estar num ambiente novo?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Sente-se sempre algum nervosismo chegando à seleção A. Estamos a representar a nossa seleção. É o momento mais alto de um jogador de futebol. É normal ainda não estar completamente à vontade, mas isso vai passar rapidamente. No clube tenho feito exibições consistentes, tenho conseguido evoluir e mostrar a minha qualidade. A equipa também está melhor e isso ajuda às individualidades. Espero acabar a época num grande momento."

Época em alta na seleção e em baixa no Man. United para Bruno

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Sempre tive números bastante altos, por isso é que parece que estou mal no clube e bem na seleção. Antes marcava mais no clube e pouco na seleção e agora é o contrário. Obviamente também jogo numa posição avançada, onde tenho essa responsabilidade. Foi o meu melhor apuramento mas também o melhor da seleção. É um conjunto de fatores que me ajudou a dar o melhor de mim, com a ajuda dos meus colegas No Man. United, coletivamente não tem sido uma boa época, mas individualmente sei que posso fazer mais e melhor. O meu empenho e dedicação está sempre no máximo. Fico tranquilo em relação a isso. A qualidade das exibições pode sempre melhorar."

Agora para Bruno sobre a troca do chip do clube para a seleção nesta fase

Rodrigo Querido | há 1 mês

"É fácil. Como disse, sempre que vimos à seleção é um orgulho enorme representar o nosso país. Para mim, enquanto jogador, é o ponto mais alto da minha carreira. Não existe nada que nos deixe mais orgulhosos do que isto. Sabemos que somos afortunados por poder ter esta possibilidade de jogar pela seleção, é algo único. É muito fácil desligar do clube e ligar imediatamente na seleção e o contrário igual. Estamos habituados a estas rotinas. A partir do momento em que vimos mais vezes à seleção, começamos a ganhar esse hábito."

Francisco Conceição quer causar um grande impacto na seleção?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Quero criar um impacto na equipa, no sentido de mostrar que tenho valor para aqui estar e ajudar a equipa. Sabemos que é um grupo com muita qualidade e que fez uma qualificação irrepreensível com o pleno de vitórias. Acho que é um grupo muito forte. Para estarmos aqui temos de ter muito valor e qualidade. Eu vou tentar mostrar isso e criar o tal impacto positivo no selecionador e nos colegas de equipa."

Questão para Bruno Fernandes. Novo formato dos estágios da seleção

Rodrigo Querido | há 1 mês

"O selecionador falou com vários jogadores e explicou a todos esta convocatória. Estamos numa fase da época como muitos jogos, sobretudo para quem está nas competições europeias. É muito inteligente tentar gerir ao máximo o grupo, porque há risco de lesões, cada vez há mais jogos, sempre de intensidade alta. Por isso, foi inteligente por parte do staff reunir informações sobre os jogadores com mais fadiga, a necessitar de mais descanso.. Tentam gerir o grupo da melhor forma, mas também com ambição de ganhar os dois jogos."

O que Francisco Conceição pode dar à seleção e o que disse o treinador?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Ainda não falei com o míster Martínez. Em relação ao treinador dos sub-21, o que ele quis dizer foi para eu aproveitar a oportunidade, fazer aquilo que sei e demonstrar o que valho como jogador e pessoa. Ele [Rui Jorge] sabe bem... estive muito tempo com ele. Espero, com a ajuda de todos, conseguir mostrar o que é o meu futebol e tentar complicar as contas ao míster."

Agora Bruno Fernandes. Trabalho mais a sério para o Euro começa agora?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"O nosso objetivo final começou no primeiro estágio com o míster. Assim que começou a qualificação, arranca o nosso objetivo principal. A partir daí, estamos a dar passos importantes para o nosso objetivo final que é chegar o mais longe possível no Europeu. Sabíamos desde o início que tínhamos grandes expectativas sobre aquilo que poderíamos fazer na qualificação. Tudo o que fizemos nessa fase será importante se mantivermos o mesmo nível, ou até elevá-lo, no Europeu."

Francisco Conceição surpreendido com a chamada à seleção?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Claro que é sempre algo que ambicionamos muito. Tinha esse sonho de representar a seleção A. Tentei fazer sempre o meu melhor com esse objetivo. Claro que foi uma grande notícia e estou muito feliz. Só quero aproveitar a oportunidade."

Questão para Bruno Fernandes. Jogos particulares importantes para o Euro?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Todos os estágios são importantes, principalmente para a mensagem que o treinador está a passar daquilo que queremos fazer. Fizemos isso num nível espetacular na qualificação. Há pontos que queremos melhorar e que têm de ser trabalhados nesta altura e naqueles três jogos antes do Europeu para afinar tudo o que temos para afinar para entrar no Europeu da maneira mais forte possível."

Francisco Conceição ainda acredita na chamada ao Euro?

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Não acho que esta chamada seja crucial, ainda temos oito jogos no campeonato. Vou tentar continuar a fazer o que o treinador me pedir, tentar ajudar ao máximo o clube. Agora quero aproveitar esta oportunidade e quero complicar as contas do selecionador no final para o Europeu."

Conselhos de Bruno Fernandes para os estreantes Jota e Chico Conceição

Rodrigo Querido | há 1 mês

"Ainda não houve muito tempo para falarmos. A primeira coisa que eu fiz foi dar os parabéns ao Francisco e ao Jota. Se estão aqui, é porque o treinador acredita que têm qualidade para cá estar. Ninguém cá vem por favores. Se cá estão, é porque algo de bom fizeram e têm vindo a fazer no campeonato. Eu que acompanho o campeonato português, sei que eles têm feito algo especial para terem esta oportunidade que é merecida."

"Em relação a mim, é sempre uma emoção enorme estar aqui e representar Portugal. Irá ser sempre sê-lo até ao último jogo."

Pergunta para Francisco Conceição sobre conselhos do pai e sensações

Rodrigo Querido | há 1 mês

"O meu pai disse-me para aproveitar esta oportunidade. Ele sabe bem o que é estar aqui. Disse-me para ser igual a mim próprio, aproveitar e disfrutar ao máximo. É um sonho de criança poder estar aqui neste patamar e agora só quero aproveitar a oportunidade, mostrar o meu futebol e aprender o máximo com os meus colegas de equipa e a equipa técnica também."

Dois jogadores vão falar aos jornalistas

Rodrigo Querido | há 1 mês

Numa situação nova nas conferências da seleção nacional, Francisco Conceição e Bruno Fernandes foram os dois jogadores escolhidos para falar aos jornalistas presentes na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Início dos trabalhos para o jogo com a Suécia

Rodrigo Querido | há 1 mês

A seleção nacional começa a preparar, na tarde desta segunda-feira, o encontro particular diante da Suécia. O treino está agendado para as 18h00, mas, antes disso, um jogador falará em conferência de imprensa a partir das 17h15.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório