Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Foi campeão do mundo, reformou-se aos 29 anos e agora brilha em maratonas

Lembra-se de André Schurrle?

Foi campeão do mundo, reformou-se aos 29 anos e agora brilha em maratonas

André Schurrle surpreendeu tudo e todos ao colocar, em 2020, o ponto final da carreira de futebolista profissional quando ainda tinha 29 anos. Quase quatro anos depois, o antigo internacional alemão, campeão mundial em 2014, no Brasil, desafia os limites do corpo fora do futebol e no domingo submeteu-se a mais uma prova memorável: a maratona de Barcelona. 

O ex-avançado alemão assinou uma carreira repleta de bons momentos, mas cedo perdeu o prazer de jogar futebol. Além de ter sido campeão mundial pela Alemanha, Schurrle também foi campeão inglês com José Mourinho no Chelsea e assinou passagens memoráveis por Bayer Leverkusen, Mainz, Wolfsburgo ou Borussia Dortmund. 

No entanto, a partir de 2019, a carreira de Schurrle foi começando a estagnar e ao final de dois empréstimos a Fulham e Spartak Moscovo, o extremo decidiu que era a altura certa para dizer adeus ao futebol. 

"As profundezas tornavam-se cada vez mais profundas e os bons momentos iam desaparecendo. Desisti", começava por dizer Schurrle, em 2020, em entrevista ao Der Spigel, na qual deixou evidente que o futebol apenas lhe causava stress e que o prazer de jogar e marcar golos estava a desvanecer. 

Notícias ao Minuto Schurrle, mais à direita, a festejar o Mundial'2014 pela Alemanha no Brasil, tendo contribuído com três golos em seis jogos disputados. © Getty Images  

Schurrle rapidamente saiu dos holofotes do mundo do futebol, apesar de fazer parte da história da seleção alemã, mas através das rede sociais foi sempre alimentando a curiosidade que existe em torno de qualquer jogador no pós-futebol. 

Nesse mesmo ano de 2020, Schurrle casou e teve a primeira filha, tornando-se num homem de família presente e com vontade de "explorar a vida" e fazer coisas... fora da caixa. 

Mais de três anos depois, podemos verificar que Schurrle encontrou a desejada felicidade ao lado da família e nas aventuras desportivas que o separam, ainda mais, do futebol. De caminhadas na neve aos banhos de gelo, Schurrle continua a abusar da velocidade em maratonas e no último domingo participou na prova de Barcelona. 

Consultando a classificação oficial, Schurrle surge no 7601.º lugar, com um tempo de 03:52:50. Por outras palavras, o antigo craque da seleção alemã precisou de menos de quatro horas para completara, com sucesso, uma distância de 42 km. 

"Os últimos metros da exaustiva maratona de Barcelona. Consegui aquilo que desejava! Dor! A mente lutou contra o meu ego! Divertido depois da meta e a dar mais provas para mim mesmo", escreveu, em jeito de resumo, partilhando o momento no Instagram. 

Esta não foi, porém, a primeira maratona na vida de Schurrle. Em setembro de 2023, o antigo jogador do Chelsea havia feito a estreia neste tipo de provas de atletismo em Berlim. 

No fim de contas, Schurrle mostra a todos os antigos colegas de profissão que há mais vida para além do futebol. Claro está que o antigo jogador alemão conseguiu alcançar uma estabilidade financeira que lhe permite ter uma vida mais tranquila, mas a ousadia de procurar outras coisas para recuperar a alegria está ao alcance de qualquer um. 

Notícias ao Minuto Schurrle a receber indicações de Mourinho, por quem foi orientado no Chelsea e com quem festejou o título de campeão inglês. © Getty Images  

Leia Também: A incrível transformação física de Ozil, um ano após o 'adeus' ao futebol

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório