Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

'Cromos' repetidos e um estreante. Portugal 'esfrega mãos' entre Nações

Seleção portuguesa irá defrontar Croácia, Polónia e Escócia com vista ao acesso aos 'quartos' da prova.

'Cromos' repetidos e um estreante. Portugal 'esfrega mãos' entre Nações
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/02/24 por Miguel Simões

Desporto Liga das Nações

Portugal ficou a conhecer, esta quinta-feira, os adversários que terá pela frente na fase de grupos da edição de 2024/2025 da Liga das Nações, com a particularidade de já ter defrontado dois dos três oponentes na referida prova, num sorteio que, à priori, foi bastante favorável para os pupilos de Roberto Martínez.

A seleção nacional vai medir forças com Croácia, Polónia e Escócia, entre os próximos meses de setembro e novembro, com três duelos em solo português e outros três em território estrangeiro, já depois da participação no Euro'2024. Destes três adversários, os croatas e os polacos já tinham defrontado Portugal em edições anteriores da prova, enquanto que os escoceses se encontram, pela primeira vez, na Liga A da competição.

De referir que, após uma fase de qualificação para o Campeonato da Europa de enorme sucesso, com dez triunfos em dez jogos na era Roberto Martínez, Portugal volta a contar com um grupo, embora noutra competição, em que reúne motivos para sorrir e, assim, sonhar alto.

Recorde-se que, contrariamente a edições passadas, os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para os 'quartos' da Liga das Nações (no caso, a Liga A), disputados em março de 2025, sendo que, daí surgirão os quatro semi-finalistas da 'final four' da competição, agendada para junho de 2025.

Croácia, um finalista recente para incomodar

Estrela da equipa: Passem os anos que passarem, enquanto estiver no ativo, Luka Modric será sempre a figura de maior relevo da seleção croata, quanto muito não seja por ser, destacadamente, o futebolista com mais internacionalizações pelo seu país (174), bem à frente do 'reformado' Darjo Srna (134). Em destaque no Real Madrid, o médio de 38 anos reencontrará, assim, Cristiano Ronaldo, com quem partilhou balneário durante muitos anos.

Histórico de confrontos: Em sete jogos, Portugal venceu seis e apenas permitiu um empate à Croácia (1-1, num amigável disputado em 2018). Os últimos dois confrontos aconteceram, precisamente, no grupo 3 da Liga das Nações, em 2020, com triunfos por 4-1 e 3-2. Ainda assim, o jogo mais marcante terá sido o apuramento dos lusos nos 'oitavos' do Euro'2016, alcançado no prolongamento (0-1). Curiosamente, há um amigável à porta, no Jamor, agendado para o próximo mês de junho, precisamente, antes do Euro'2024.

Feitos assinaláveis: O maior marco histórico da Croácia foi o de chegar à final do Mundial'2018, acabando por perder para França (4-2). Já no mais recente Mundial, no Qatar, em 2022, arrecadou a medalha de bronze, frente a Marrocos (2-1), que 'atirou' Portugal para fora da prova. De resto, destaque, ainda, para o facto de a Croácia ter alcançado a final da Liga das Nações, na última edição (2022/23), perdendo para Espanha nas grandes penalidades (5-4), na sequência de um empate (0-0).

Polónia, o que os 'uniu' foi Fernando Santos

Estrela da equipa: Robert Lewandowski é, à semelhança de Modric na Croácia, o futebolista com mais internacionalizações pela Polónia, com 146 jogos, distanciado dos 110 de Jakub Blaszczykowski. O seu momento atual no Barcelona pode não ser o melhor, mas Lewandowski já mostrou que é capaz de fazer a diferença ao serviço da seleção polaca, em qualquer momento, destacando-se pela sua capacidade goleadora. Só pela Polónia já foram 82 golos.

Histórico de confrontos: Não se pode dizer que Portugal tenha propriamente facilidades quando defronta a Polónia, uma vez que, em 13 duelos, venceu cinco, empatou outros cinco e perdeu três. Nos últimos cinco, por exemplo, registaram quatro empates (num deles, Portugal carimbou o acesso às 'meias' do Euro'2016, nos penáltis) e um triunfo para os lusos na primeira edição da Liga das Nações (2-3 em 2018/19). A última vez que a Polónia destronou Portugal aconteceu no Euro'2008, com um triunfo, por 2-1.

Feitos assinaláveis: A grande conquista da Polónia deu-se nos Jogos Olímpicos de 1972, quando derrotou a Hungria (2-1), na final, sendo que, desde então, a visibilidade no futebol mundial não foi tão impactante quanto isso. A Polónia alcançou os 'oitavos' no último Mundial, no Qatar, sendo que, no Europeu, o máximo que conseguiu foi atingir os 'quartos', em 2016 (caindo contra Portugal). Já no que à Liga das Nações diz respeito, a antiga seleção de Fernando Santos nunca foi além da fase de grupos.

Escócia, uma estreante por estas andanças

Estrela da equipa: Andy Robertson é um nome incontornável no panorama atual da seleção escocesa, sendo que, nos últimos anos, tem assumido cada vez mais preponderância no Liverpool, às ordens de Jurgen Klopp. Com três golos em 67 internacionalizações, o defesa de 29 anos terá a missão de ser uma das vozes da experiência no patamar mais exigente da Liga das Nações, após a participação bem-sucedida nas Ligas B e C.

Histórico de confrontos: Portugal venceu mais de metade do histórico de 15 confrontos entre ambas as seleções, com oito triunfos, três empates e quatro derrotas. Para recordar o último grande 'tropeção' dos portugueses é preciso recuar até ao Euro'1980 (4-1), sendo que, desde então, seguiram-se dois empates e quatro triunfos lusos. No século XXI, as duas seleções apenas se defrontaram em amigáveis, com o registo de vitórias por 2-0 (2002) e 3-1 (2018).

Feitos assinaláveis: A Escócia não conta com grande histórico nas competições mais relevantes em que participou, uma vez que, nunca conseguiu ir além da fase de grupos em Mundiais (a última participação foi em 1998) e em Europeus, embora tenha regressado ao Euro'2020, 24 anos após a última vez, com participação já assegurada para o Euro'2024.

Leia Também: Portugal tem motivos para sonhar na Liga das Nações. Eis os adversários

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório