Do provedor ao "tufão". Eis quem abraça o projeto de André Villas-Boas

António Tavares e Angelino Ferreira encabeçam a liderança da Mesa da Assembleia Geral (MAG) e do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) da lista de André Villas-Boas, respetivamente.

Notícia

© André Rolo / Global Imagens

Ricardo Santos Fernandes
26/01/2024 07:54 ‧ 26/01/2024 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

FC Porto

A candidatura de André Villas-Boas à presidência do FC Porto anunciou, na quinta-feira, os nomes de António Tavares e Angelino Ferreira à liderança da Mesa da Assembleia Geral (MAG) e do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), respetivamente.

Um dos quais tem um passado já longo e algo conturbado na história azul e branca. Angelino Ferreira foi o responsável pelo pelouro financeiro da SAD do FC Porto, entre 2010 e 2014, saindo em rutura com os principais nomes por não concordar com o rumo que a gestão dos azuis e brancos estava a levar nessa fase. O antigo responsável frisou também, outrora, que não estaria disponível para voltar ao Dragão “com os atuais dirigentes”. 

Angelino Ferreira sempre se moveu nos últimos tempos contra Pinto da Costa e teceu duras críticas pela forma como foi financiado o Museu do FC Porto. "Talvez o que quereria dizer, mas já não se lembra ou não sabe, é que o Museu custou 12 milhões de euros, sendo que o financiamento foi assegurado com seis milhões provenientes do contrato de sponsorship com o BMG e ainda foi preciso encontrar um modelo financeiro para viabilizar a constrição com outro seis milhões", asseverou o antigo responsável financeiro, na Assembleia-Geral que decorreu em dezembro do ano passado, adiantando ainda que foi esgotada a possibilidade de ter um fundo europeu que à data estava disponível.

"Daí ter sido necessário recorrer a um financiamento bancário que o FC Porto, através do seu representante financeiro naquele momento, e sem a companhia de qualquer diretor ou do presidente, conseguiu obter junto do BES. Talvez o tufão a que o presidente aludiu tenha sido tão violento que acabou por varrer a capacidade de erguer coisas novas", realçou.

Pinto da Costa também não deixou Angelino Ferreira sem troco e desenvolveu a história do "tufão". "O senhor doutor Angelino Ferreira está muito preocupado com o futuro do FC Porto, sempre esteve. Eu lembro-me, lembrar-se-á também, embora tenha dito já que não, que quando eu tive a ideia em boa hora de avançar com o Museu, disse-me que isso era um tufão que ia passar pelo FC Porto e eu respondi-lhe que tufão só conhecia aquele da telenovela que estava a decorrer nessa altura". De realçar que Angelino Ferreira foi rendido na administração da SAD azul e branca com o pelouro financeiro por Fernando Gomes em 2014.

Na cerimónia de apresentação desta quinta-feira, o economista de 70 anos, que esteve ligado aos dragões durante duas décadas, de 1994 a 2014, não escondeu a terrível situação financeira em que o clube se encontra.

“Aceitei o convite para servir o FC Porto, como sempre o fiz. Este projeto quer-se inovador, transformador e transparente. O FC Porto atravessa uma grave situação financeira, com um passivo de 516 milhões de euros e 210 milhões de euros de capitais próprios negativos. Todo o património da sociedade é financiado pelos credores. São eles que financiam a Sociedade Anónima Desportiva e essa situação tem de ser revertida", frisou.

Por sua vez ao cargo da presidência da Mesa da Assembleia Geral André Villas-Boas jogou a carta de António Tavares. Com 61 anos de idade, licenciado em Direito e Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto, António Tavares é diretor da licenciatura em Ciência Política e Estudos Eleitorais, e auditor de defesa nacional.

Na cerimónia de apresentação, António Tavares explicou os motivos da sua candidatura, bem como na confiança adjacente que mantém no antigo técnico dos azuis e brancos. “A minha presença aqui só se justifica para falar sobre o futuro do FC Porto. O mais importante é continuar a defender o nosso clube daqueles que não querem ou desejam as suas vitórias […]. Só o FC Porto é eterno. Os motivos para eu estar aqui? Pertenço a uma geração que viu o FC Porto ser campeão e que depois sucumbiu a um jejum de 19 anos sem títulos até 1977/78 e que soube ultrapassar esse jejum graças ao saudoso José Maria Pedroto. Sei o que significa a palavra vencer desde 1893. O nosso clube representa ainda mais do que isso. Simboliza uma ideia e uma identidade. O ecletismo do FC Porto significa também uma procura social. Sofro no Dragão ou no Dragão Arena e acompanho a vida do clube atentamente. Interessado sempre na ação do nosso clube".

Entre 1985 e 1991 foi deputado à Assembleia da República, onde integrou as comissões parlamentares de defesa nacional, juventude, economia, finanças e plano, tendo ainda representado Portugal na Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental.

Tem desempenhado vários cargos de responsabilidade como membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, presidente da TecParques- Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Auditores de Defesa Nacional, presidente do Clube Via Norte e membro da Comissão de Revisão do Conceito Estratégico Nacional.

Leia Também: FC Porto homenageia Fehér: "O futebol não esquece..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sporting campeão. Gyokeres e namorada Inês Aguiar juntos no Marquês

Gyokeres e Inês Aguiar

Sporting campeão. Gyokeres e namorada Inês Aguiar juntos no Marquês

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

ACP

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas